Festa dos 85 anos da Filial São Paulo faz homenagem a casal de militantes

Em 24 de março de 2021, o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, dirigiu reunião pública cívico-espiritualista a distância na Filial São Paulo, em comemoração aos 85 anos desse filiado.

Gilberto Silva abordou vários temas, de acordo com a visão da filosofia racionalista cristã, mostrando a razão de viver neste mundo e o crescimento que os quase 8 bilhões de seres humanos precisam desenvolver para esse objetivo. Lembrou o momento histórico que estamos passando com a pandemia, em consequência da qual formas diferentes de comunicação estão sendo usadas, mantendo o contato fortalecedor, a fim de que todos passem por isso sem muita comoção, entendendo a necessidade de desenvolver e exercitar todos os atributos espirituais que possuem e, dessa forma, transpor esta etapa no aprendizado.

Após a primeira parte do encontro, começou a reunião cívica, com a palavra do dirigente geral da casa aniversariante, Fernando Ferreira da Costa, que agradeceu ao presidente Gilberto Silva pelo apreço à Filial São Paulo, aos dirigentes e militantes mundo afora e à militância atual. Em seu pronunciamento reverenciou a figura humana de Antônio Flôr pela garra na fundação da Filial SP. “Com sua sensibilidade, humildade e grande visão de futuro, atraiu um time valoroso de voluntários que se aliaram no propósito de firmar, com bases sólidas, a filosofia racionalista cristã na capital de São Paulo, trabalho em que a equipe atual vem empenhando-se, disse.

Encerrou seu discurso afirmando que o Racionalismo Cristão continua no mesmo propósito: sempre com muita vibração e amor à causa, seguindo as pegadas deixadas por seus mestres…

Wilson Carnevalli Filho, diretor da filial, disse que “o momento atual é muito interessante e fértil para a nossa filosofia” e espera que logo possamos estar juntos para apresentar o trabalho feito neste último ano com a restauração física da filial.

Observou a riqueza do momento que a Filosofia está passando “com o contato de pessoas de todo o mundo nesta reunião, com mais de 400 conexões, na mesma vibração, com o mesmo calor humano e o mais importante: muitos rostos jovens se chegando, tanto na militância como na assistência, trazendo novas ideias e todo frescor necessário para a continuação do trabalho. Apesar do sofrimento que se sente no mundo, pelo momento histórico, as perspectivas são esperançosas”.

Maria do Céu, dirigente geral da Filial Lisboa, destacou o enorme carinho que tem pelas pessoas amigas da Filial São Paulo e a todos os demais que estão sempre em contato, levando adiante a Filosofia com todo amor espiritual.

Beatriz Melo referiu-se ao privilegio que tem sido conviver com a família Flôr “e toda a generosidade dessas pessoas incríveis”, afirmando que a melhor forma de honrar o trabalho deles é continuar dando oportunidade aos jovens que chegam para seguir com a obra e que muito se tem a fazer.  Encerrou sua participação agradecendo a oportunidade de conviver com todos os amigos.

O ponto emocionante da reunião foi a homenagem ao casal Luzia e José Carlos Ferro por todos os anos de incansável dedicação ao Racionalismo Cristão, entregando-lhes, mesmo a distância, o título de Membros Honorários do Racionalismo Cristão, como reconhecimento ao serviço prestado à Filosofia.

Jose Carlos Ferro e Luzia Ferro agradeceram, emocionados, a surpresa preparada pela diretoria da Filial São Paulo e pela sede mundial do RC, dizendo que não fizeram mais ou melhor, porque foi o que sabiam, na humildade de suas intenções e que pretendem continuar por mais tempo, lógico, se for possível.

Gilberto Silva encerrou a homenagem referindo-se ao amor que tem por esse casal, dando seu testemunho da enorme dedicação e amizade que sempre tiveram à causa, viajando para todos os lugares possíveis, no Brasil e no mundo, apoiando as Casas, ensinando as pessoas, sempre com muito carinho e amizade. Disse por fim que a filosofia racionalista cristã não se faz somente de livros e prédios, mas sim por gente dedicada que a põe em prática, como é esse casal, Luzia e José Carlos.