Como recuperar um filho dos males do alcoolismo

Meu filho, com 18 anos, anda com desequilíbrio psíquico. Sei que os vícios estão ajudando. Frequento as casas racionalistas cristãs, sou assídua e ele sempre me acompanhou desde pequeno, tem a base dos ensinamentos, mas não quer receber meus conselhos. Sou viúva e vivo com ele. Desde pequeno ele mostrou estar sempre desatento e mudança de humor. Já passou por psicólogo. Leio várias obras e os livros essenciais, as irradiações são feitas nos horários. Nasci numa casa racionalista cristã, mas meu filho é um espírito que precisa de ajuda. Às vezes me sinto sozinha e precisando de acolhimento espiritual para vencer esta jornada.

Resposta: Prezada, em primeiro lugar, o mais importante é você não se entregar ao desânimo, pois isso vai enfraquecê-la e você precisa estar forte para a tarefa que deve cumprir. Pelo seu relato, parece-nos que o seu filho está num processo depressivo, que poderá resultar em graves consequências tanto para o corpo físico como para o espírito.

A bebida talvez esteja sendo uma fuga dos problemas íntimos que enfrenta, fazendo-o desinteressar-se pela vida e pela própria saúde, enfraquecendo-o e levando-o a assumir os riscos resultantes do alcoolismo.

É preciso, portanto, que ele acorde para a realidade da vida, que entenda que o espírito vem a este mundo para evoluir sempre, através do aprimoramento das suas qualidades, e esse aprimoramento segue por toda a jornada terrena, e somente é interrompido com a morte do corpo físico. Por isso é necessário que a pessoa tenha sempre um objetivo sério na vida, que esteja sempre ocupada com coisas úteis, sendo criativa e buscando atividades no campo material e espiritual.

O que você pode fazer é tentar convencê-lo a mudar o seu comportamento, conversando com ele de maneira franca e objetiva, mas com respeito e educação, sem deixar a conversa derivar para discussões, acusações ou agressões, mantendo-se calma e equilibrada.

É importante que se conscientize dos problemas que ele está enfrentando. Mostre a ele, através de diálogos amistosos e frequentes, que sempre há soluções, pois os problemas são desafios que temos de enfrentar para nosso desenvolvimento espiritual. Anime-o e deixe claro que está ao lado dele, apoiando-o e ajudando-o a enfrentar suas lutas.

Sempre que você conversar com o seu filho, oriente-o, fazendo-o ver que está percorrendo um caminho que o levará ao sofrimento e ao atraso espiritual. É um trabalho difícil, que irá requerer de você muita paciência, tolerância, compreensão, calma, desprendimento e renúncia. Mas se ele não manifestar vontade de corrigir-se, será muito difícil ajudá-lo. Não desanime nem desista.

Firme-se no propósito de esclarecer-se espiritualmente, pensando de forma positiva e otimista, vivendo com entusiasmo, confiança em si e esperança de um dia ter a grande satisfação de constatar que o seu filho venceu os vícios.

Pode, também, orientar seu filho a procurar ajuda em órgãos voltados para a recuperação de vícios. Continue a praticar diariamente a limpeza psíquica no lar, nos horários disciplinares, de preferência junto com o seu filho. Certifique-se de que está fazendo corretamente a limpeza psíquica. Não deixem, você e seu filho, de procurar ajuda em organismos que prestam ajuda para os que desejam vencer o vício do alcoolismo. Incentive-o para que busque ajuda, pois abandonar-se ao vício será muito dolorido para ele e para a família. Esperamos que o seu filho reflita melhor sobre o seu comportamento atual e que vocês possam viver em paz e com harmonia no lar.

Lembre-se de que qualquer conversa só será proveitosa em momentos em que ele estiver sóbrio.