Festa espiritual marca os 38 anos da Filial Ribeirinha

Dirigentes, militantes e assistentes participaram da festa espiritual que marcou, em julho, a passagem do 38º aniversário da elevação da casa racionalista cristã de Ribeirinha (arredores de Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde), à categoria de Filial. Na cerimônia comemorativa, o presidente Arlindo Flávio Silva pronunciou discurso em que homenageou colaboradores da Casa e convidou ao estudo da evolução espiritual quantos desejarem.

Mais um aniversário nos é permitido pelas Forças Superiores comemorar nesta data que revive a passagem desta nossa comunidade à condição de Filial do Racionalismo Cristão, sob a presidência do baluarte Bento Antonio Lima, ladeado pela sua brilhante comitiva de então, agora espíritos da Plêiade do Astral Superior – os que partiram. Outros ainda estão entre nós participando destas reuniões.

Muitos dos nossos companheiros mais antigos, já não podendo brindar-nos com a sua presença, assistem a estes trabalhos espirituais em pensamento, contribuindo também para reforçar as nossas correntes vibracionais e a união entre os servidores humanos da nossa filosofia racionalista cristã e os espíritos no Astral Superior.

Estes sempre atentos ao esforço abnegado dos companheiros que abrem mão das suas legítimas prerrogativas a favor dos menos aquinhoados, cada qual empenhado na tarefa que assumiu, fortalecendo, incentivando, produzindo mensagens encorajadoras e orientadoras no bom sentido.

Maior empenho. A presente conjuntura trouxe maiores responsabilidades aos dirigentes e a todos de uma maneira, geral, exigindo maior disponibilidade em relação à disciplina: ao cumprimento dos normativos, ao acatamento das recomendações da Sede Mundial e das autoridades sanitárias do nosso país e à harmonização dessas diretrizes com as condições que nos rodeiam; tendo havido participação ativa dos codirigentes, o que nos permitiu tomar as providências necessárias quer quanto à segurança sanitária, quer relativamente às condições de melhor comodidade possível aos militantes e assistentes às nossas reuniões. Felicitamos a todos pelo sucesso conseguido e desejamo-lhes franco progresso e acrescidos benefícios.

A chegada de uma comunidade cristã, no verdadeiro sentido da palavra, a uma localidade traz com ela incontáveis progressos, quer no campo material, quer na esfera espiritual; fatos que são constantes, não por circunstâncias ocasionais, mas por causas racionais, ou seja, o esclarecimento espiritual que as Filiais do Racionalismo Cristão proporcionam, unidas com os Correspondentes – que são as Casas ainda mais novas, em vias de reunir as condições indispensáveis à elevação a Filiais – e juntas à Sede Mundial desta Filosofia esse esclarecimento aciona a evolução espiritual, o que faz toda a diferença.

Estudos da Filosofia. A evolução espiritual faz-se com o desenvolvimento dos atributos do espírito: a inteligência, o raciocínio, a força da vontade e muitos mais que são do conhecimento dos estudantes desta Filosofia e que serão de todos que o decidirem ser.

Estamos todos de parabéns por mais esta etapa – a 38ª – ou seja, 38 anos desta Casa a funcionar na qualidade de Filial do Racionalismo Cristão, ao serviço desta comunidade da Ribeirinha.

Saudações calorosas aos corresponsáveis pela nossa Causa Superior, no país e na diáspora, e aos que exercem essa gratificante função de orientar os recursos humanos do Racionalismo Cristão e de expandir os filosóficos deixados pelos nossos Mestres Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, ladeados pelos inumeráveis sucessores no Plano Astral.

Um forte abraço de muita solidariedade, estima e consideração a todos que estão presentes a esta reunião cívico-espiritualista.

Damos por finda a nossa resumida intervenção, com a lembrança vivificada dos nossos antepassados ilustres, que trabalharam à volta desta mesa, com seus pensamentos iluminados, sentimentos de paz e solidariedade; que fiscalizaram o estrado com atenção centrada, que receberam e orientaram os militantes e o público com rigor carinhoso e sorriso elevado, abrangendo a todos nos seus exemplos inesquecíveis e, por certo, no calor das suas luminosas irradiações.

A todos fazemos votos de progresso nas atividades materiais e evolução espiritual.