Festa na Filial Ilha de Santo Antão

A Filial Ilha de Santo Antão do Racionalismo Cristão comemorou, em 1º de fevereiro deste ano, o 21º aniversário da construção da sua sede própria, na localidade de Vicente-Paul, que transcorreu em 31 de Janeiro.

A reunião cívico–espiritualista, em clima festivo, mas de muita espiritualidade, foi presidida pelo representante regional da Casa-Chefe, Antero Filipe dos Santos, e decorreu de forma disciplinar, com a presença de muitos militantes, assistentes e amigos da filosofia racionalista cristã.

A reunião pública culminou com inesquecível orientação de João Baptista Ferreira Lima, que foi filho dedicado do majestoso Vale do Paul e ex-presidente da Filial Avenida de Holanda, que muito contribuiu em vida física para a afirmação do Racionalismo Cristão em Cabo Verde, mais precisamente na Ilha do Monte Cara, enaltecendo a comunhão de esforços entre os militantes da Casa e o Astral Superior em prol do esclarecimento da humanidade.

A reunião cívica alusiva à data foi aberta com a leitura de mensagem recheada de estímulo aos militantes da casa aniversariante, em especial aos mais antigos, enviada pela Casa-Chefe.

Em seguida discursou Antero Filipe dos Santos, que pôs a tônica na necessidade sempre lembrada do espírito de união, de liberdade e de conciliação entre os militantes e o público que frequenta a Casa.

Discursaram também, além do presidente da Casa anfitriã, Feliciano Domingos do Rosário, os presidentes das outras casas racionalistas cristãs da Ilha, Antônio Rodrigues, Francisco Amaral e José Marciano Pires.

Durante o ato cívico, a figura do saudoso Manuel Nobre Martins, primeiro presidente e timoneiro da Casa aniversariante, foi lembrada com palavras elogiosas, como tributo e uma homenagem póstuma.

Após o término dos trabalhos, foram agraciados, por proposta da Filial Ilha de Santo Antão e aceitação do presidente internacional do Racionalismo Cristão, com homenagem dedicada aos militantes mais antigos da Casa, como sinal de reconhecimento e inspiração para as novas gerações, os militantes João Lopes Pires Ferreira, Maria do Livramento Duarte Santos, Maria Manuela Ferreira Martins e Zulmira  Maria Pires Almeida pelos relevantes serviços prestados em Santo Antão em prol da Filosofia de Luiz de Mattos.

Que apesar da idade, a firmeza de espírito e a dedicação aos trabalhos, constituem uma força e uma grande admiração que orgulhosamente só se pode congratular (com apresentação nominal dos homenageados, familiares e convidados), pelo presidente Feliciano Domingos, a dirigir a mensagem esperada e entrega dos troféus (diploma de mérito individual).

Não se podia descrever em tão poucas linhas, o quanto se registrou naquilo a que se convencionou chamar de um ato sublime na vida das pessoas, momentos indescritíveis que só significam e se resume a uma palavra: felicidade, no rosto de todos os presentes, com uma militante, a mais antiga, ali à cabeceira da mesa do estrado onde recebera o diploma de mérito, ainda de olhar sorridente, cuja alegria patenteada que a todos os presentes à cerimônia se  orgulham.

Apenas faltou uma homenageada, por motivos pessoais e que foi representada no ato pela uma das suas filhas.

Para comemorar a data foi realizado um almoço-convívio na propriedade da D. Arlete Silva, localizada em Eito, que ela gentilmente disponibilizou. Foi uma convivência salutar de alegria e de muita amizade, características de racionalistas cristãos autênticos.

Bons frutos de ação da Casa-Chefe

A emoção proporcionada pela comemoração do aniversário da Filial Ilha de Santo Antão foi demonstrada no discurso do presidente e representante regional Antero Filipe dos Santos ao afirmar: “Como sempre foi dito aqui na Cidade de Paul, o aniversário de uma casa racionalista cristã é motivo de muita alegria para os militantes em geral, assistentes e amigos do Racionalismo Cristão, pois representa a continuidade da expansão desta esbelta Filosofia neste planeta-escola, no seu processo contínuo de esclarecimentos espirituais a todos quantos desejam palmilhar a estrada da evolução. É com extrema satisfação e alegria que saudamos todos os participantes desta reunião de cunho eminentemente espiritualista.”

Referiu-se  o orador ao estímulo da Casa-Chefe aos racionalistas cristãos de Cabo Verde: “Amigos, todos estão lembrados da promessa que a  Casa-Chefe fez de que visitaria Cabo Verde de dois em dois anos, para entrelaçamento de maior convivência, amizade e união da família racionalista cristã no nosso torrão e, com essa visita, uma forma de homenagear as grandes figuras racionalistas cristãs nascidas nestas ilhas afortunadas pela espiritualidade. E assim aconteceu.”

Em mais uma dessas visitas, o presidente o RC esteve em Cabo Verde no ano passado. “É de se enaltecer o intercâmbio vivido na Ilha de São Vicente e o envolvimento de todos, para que a essa histórica visita tivesse o brilho antecipadamente previsto: casas racionalistas cristãs da Ilha de São Vicente, do Paul, da Vila Ribeira Brava, do Porto Novo e que centenas de militantes e amigos do Racionalismo Cristão fizeram-se presentes na celebração do evento em São Vicente, para dar maior brilho às atividades realizadas. Ainda na nossa memória várias realizações que encantaram e extasiaram a quantos delas participaram e que angariaram vários conhecimentos com palestras, seminários, reuniões de médiuns, orientadores e militantes.

Idêntico comportamento se está verificando aqui nesta Filial, neste momento. Companheiros de outras Casas, militantes e amigos da filosofia racionalista cristã que, retribuindo o gesto de tão amável convite para esta efeméride, decidiram também tomar parte neste evento em sinal de solidariedade e amizade, correspondendo assim ao repto lançado pela Casa-Chefe, no sentido de as solenidades cívicas nunca passarem em branco, pois são oportunidades indescritíveis que dão maior visibilidade ao Racionalismo Cristão, com a aglomeração afável de pessoas de outros quadrantes, concorrendo, assim, para tributarem ao Astral Superior momentos de muita leveza espiritual”.

“É muito natural que nos pronunciamentos registrados durante as solenidades cívicas do passado dia 25 de Janeiro, realizadas nas casas racionalistas cristãs do mundo inteiro se tenha falado muito sobre os grandes obreiros e fundadores da filosofia racionalista cristã – Luiz de Mattos e Luiz Thomaz. Cremos que por mais que falassem sobre essas grandes figuras, não encontrariam adjetivos que traduzissem a grandeza desses dois espíritos.”

“O legado deixado por esses benfeitores à humanidade vem dando seus frutos graças ao empenho dos racionalistas cristãos autênticos sob a douta orientação da Casa-Chefe que, nesta nova fase de expansão, tem dado maior visibilidade a essa Filosofia, através dos mecanismos de que vem utilizando.”

Colaboração de Feliciano Domingos do Rosário.