Festa na Filial Quintana

O 76º aniversário da nova sede e da ascensão da casa racionalista cristã de Quintana (São Paulo) a Filial foram comemorados no domingo 18 de março de 2018, com festa cívico-espiritualista iniciada com a leitura da mensagem de congratulações do presidente da Doutrina, Gilberto Silva.

A presidente da Filial aniversariante, Sra. Maria do Carmo R. S. Vieira, enalteceu a memória dos fundadores da Casa e contou como ingressou no Racionalismo Cristão. Desde 1946, ainda menina (tinha oito anos de idade), frequentava as reuniões ao acompanhar os pais. “Na cabeceira da mesa estava Joaquim Julio Vieira, meu sogro e fundador desta Casa”, lembrou.

Prosseguiu a presidente: “Em 1938, ano em que nasci, Joaquim Julio Vieira se correspondia com o saudoso Antonio Cottas para abrir um núcleo de estudos do Racionalismo Cristão, o qual iniciou em sua residência com o apoio de companheiros. Ali realizavam limpeza psíquica e estudo da literatura racionalista cristã.

Unidos, fundaram o correspondente com autorização da Casa-Chefe. Com muito esforço e sacrifício, compraram três terrenos, e em um deles está construído este prédio, que foi inaugurado em 14 de março de 1942. Joaquim Julio Vieira foi substituído pelo filho Pedro Vieira, que também foi um timoneiro aqui em Quintana durante muitos anos, e depois a presidência da Casa foi assumida pelo meu esposo, David Julio Vieira, irmão mais novo de Pedro Vieira.

Esta Casa, que hoje completa 76 anos, sempre esteve aberta ao público, funcionando ininterruptamente desde sua fundação, proporcionando ao ser humano as diretrizes para uma vida sadia e feliz”, concluiu.

Importância das reuniões. Discursou em o militante da Filial Dracena (SP) do Racionalismo Cristão Diego Garcia Leite, que discorreu sobre a importância das reuniões espiritualistas e destacou: “Quem tem sensibilidade para sentir as forças que envolvem uma casa racionalista cristã tem diante de si a percepção bem clara do que é a espiritualidade.

Todo trabalho espiritual sério tem como tônica central as atividades de esclarecimento da consciência e de assistência espiritual. Mesmo diante da presença de espíritos ainda endurecidos no mal, empedernidos, com a consciência ainda totalmente empanada pelo materialismo reinante, é preciso que cada um de nós que integramos essas correntes vibremos
pensamentos de valor, energia de amor, energias curativas que possibilitem o restabelecimento psíquico dessas almas que vêm a uma casa racionalista cristã através de uma corrente fluídica bem constituída para serem lapidadas, para serem fluidicamente neutralizadas pela ação do ambiente fluídico do Astral Superior.

Trabalhadores espirituais são curadores espirituais também. Nós, que estamos a serviço do Racionalismo Cristão de acordo com as nossas possibilidades energéticas, criamos um campo de força muito poderoso capaz de proporcionar clarividência e consciência de todos que se encontram nesse recinto, física ou espiritualmente.

Legiões de espíritos atormentados e doloridos são atendidas pelas energias balsâmicas de uma reunião espiritual séria como esta. No bojo desse campo de força criado dentro de uma casa racionalista cristã, os espíritos do Astral Superior, mentores de alta qualidade energética, fazem a limpeza psíquica clareando o raciocínio de todos nós. Por isso é importante o comprometimento de cada um, porque a partir do momento que aplicamos vontade, força espiritual, logo isso é detectado pelos espíritos do Astral Superior, e eles passam a criar uma atmosfera vibrátil, nos incentivando, nos estimulando a esse trabalho de fraternidade espiritual. Isso porque fazer o bem sem olhar a quem é dever de todo espiritualista. Todos nós que estamos à frente do Racionalismo Cristão devemos empenhar-nos cada vez mais pelo desenvolvimento da Doutrina, porque a Doutrina é espiritualista. Aqueles que vêm às suas Casas demonstram o valor espiritual que possuem. Isso é caráter, isso é força espiritual que muito contribui na formação de uma corrente fluídica capaz de arrebatar centenas, senão milhares de almas que estavam até então nas camadas mais baixas do astral inferior e são aqui ajudadas por essa força espiritual emanada de dentro de uma casa racionalista cristã.

Fazer o bem sem olhar a quem é um dos maiores legados que um espiritualista pode ter, porque esse é o lema verdadeiro do Racionalismo Cristão. Fazer o bem sem olhar a quem! Assim todos nós estamos incentivando o desenvolvimento da espiritualidade de cada um de nós.

Uma casa racionalista cristã é um portal de luz, é um portal de esclarecimento, onde todos podem desenvolver o raciocínio e o parapsiquismo e utilizá-los positivamente em benefício da humanidade.

Gostaria de deixar essa mensagem a essa magnífica casa racionalista, porque o que fizemos hoje aqui será retribuído, não porque queremos isso, pois não precisamos de retribuição, mas a verdadeira retribuição a que me refiro é a consciência de cada um, aquilo que cada um desempenhou aqui dentro da sua função, porque houve uma formação estratégica na corrente que foi organizada pelo Astral Superior. Todos nesta Casa serviram de esteira fluídica para que o Astral Superior pudesse fazer essa higiene psíquica, essa normalização espiritual.

Prossigamos nesta jornada rumo ao esclarecimento espiritual, porque trabalhando pelo Racionalismo Cristão estamos igualmente trabalhando pelo desenvolvimento da nossa própria espiritualidade”.

Duas almas emissárias do bem, companheiras de elevada expressão espiritual, que representam a força espiritual para a juventude que vem chegando ao Racionalismo Cristão: Maria do Carmo e Audinice. Maria do Carmo, na foto com Audinice, de 80 anos de idade, frequenta desde menina a Doutrina. Hoje também com 80 anos, continua firme na militância do Racionalismo Cristão, preside a Filial Quintana e serve de exemplo a todos nós. Audinice também iniciou no Racionalismo Cristão em Quintana, ainda menina. Foi esposa de Ulysses Claudio Pereira, que presidiu o RC em Santos e hoje é Presidente Astral da casa racionalista cristã na Bélgica.