Ribeirinha, 13 anos de sede própria

Trinta e quatro anos de funcionamento, os últimos 13 em sede própria, foram comemorados pela Filial Ribeirinha (Ilha de São Vicente, Cabo Verde), em 19 de março, com a presença do representante regional do Racionalismo Cristão, Antero Filipe dos Santos, e de uma delegação de militantes da casa racionalista cristã de Alto de Santo Antonio.

“Estamos comemorando o 34° aniversário da fundação desta Casa e o 13° da inauguração da sua sede própria, tendo como pano de fundo um auditório repleto de militantes locais e de outras paragens, simpatizantes e amigos do Racionalismo Cristão, para homenagear todos aqueles que lutaram para a firmeza da nossa querida Doutrina no mundo inteiro”, afirmou o representante regional.

Antero Filipe dos Santos destacou que o Racionalismo Cristão está passando por uma fase de expansão. Hoje, mais do que nunca, as casas racionalistas cristãs de todo o mundo estão mais próximas umas das outras e unidas. Esta expansão, vista por todos, é um processo que vem sendo conduzido com muita segurança, lisura e serenidade. “E com a orientação e dinamismo do atual presidente Gilberto Silva tudo está sendo feito com cautela a bem de todos os racionalistas cristãos e do mundo”, afirmou.

História

O presidente da Filial aniversariante, Arlindo Flávio da Silva, rememorou a história da Casa e de seus fundadores. “Não podemos deixar de informar aos novos militantes e assistentes as origens e o desenvolvimento dos trabalhos nesta Casa. Todo este mérito deve-se principalmente ao empenho de Bento Antonio Lima e esposa, Inocência Delgado Lima, sem esquecer o também Espírito Superior Jorge Delgado Lima e todos que se uniram em torno dessa família. O primeiro, na qualidade de presidente do Correspondente, naquela época, a partir de uma instalação precária na Ribeira Bote, dinamizou o pequeno grupo de militantes e assistência, com a realização de valorosíssimos trabalhos”.

“Naqueles tempos em que os médiuns não tinham o respaldo atual, a união dos militantes com a assistência, como dizia o Sr. Bento, e o entusiasmo para com a Doutrina ultrapassavam todas as dificuldades, fazendo maravilhosas curas de assistentes que chegavam carentes de fortalecimento e esclarecimento espiritual, sendo, muitas vezes, necessário utilizar meios que atualmente a disciplina não permite. Muitas crianças eram curadas no colo de senhoras auxiliares e, como exemplo, temos hoje o Espírito Superior de Luzia Fortes, que se distinguiu nestes fenômenos de curas, através de espíritos bem intencionados”, prosseguiu.

Lembrou o presidente que os trabalhos árduos na Filial passaram a ter a presença constante de Luís Teodoro, que era pedreiro, “para que pudéssemos inaugurar a antiga sede, em 18 de março de 1984. Esse dedicado e simples companheiro foi bibliotecário, o saudoso bibliotecário.

O público se multiplicava, mas o número de militantes continuava reduzido para o de assistentes, que aumentava dia após dia, sendo necessário traçar estratégias de curto prazo para atender a demanda. Uma das estratégias adotadas pelo Sr. Bento foi a das comunicações doutrinárias transmitidas pelos médiuns da Casa, com as doutrinações resumidas dos doutrinadores, que naquela época eram permitidas no fim das sessões, providenciando meios para facultar ao público a leitura delas, logo na semana seguinte, de modo a facilitar a assimilação pelo processo audiovisual. Outra providência foi adquirir bastante livros da Casa-Chefe, que eram vendidos ao preço de custo, ficando, portanto, mais acessíveis aos militantes e assistentes com menor poder de compra.

Expansão

Afirmou, ainda, Arlindo Flávio da Silva  que “o desenvolvimento da Doutrina aqui nesta ilha e na ilha da Boa Vista principalmente foi visível, nas décadas de 80 e 90, com o surgimento de várias Casas com sede própria. Em São Vicente temos a felicidade de constatar novas iniciativas, tendo tomado conhecimento da cobertura da sede definitiva da Filial Bela Vista, que coincidiu com a data do aniversário desta congênere. Todo esse movimento é o Racionalismo Cristão se expandindo, envolvendo pessoas de boa vontade, desejosas de ver a humanidade esclarecida, não poupando esforços e mantendo-se como fiéis servidores das Forças Superiores.

Este conjunto espiritualmente harmônico tem regenerado um número sem conta de espíritos encarnados e desencarnados, que estavam perdidos, sem norte, mas que após o esclarecimento espiritual e o contato com o Astral Superior, através destes templos de Jesus Cristo, passaram ao cumprimento do dever.”

Destacou o presidente que “nada é imposto nesta organização, pois nela não há chefes nem interesses subalternos, apenas cada militante exerce as suas atividades, no limite dos seus recursos e disponibilidades, conforme os encargos assumidos – nisto é a Doutrina fazendo a diferença.

“Felicitamos os companheiros militantes e a nossa cara assistência, por mais esta etapa vencida, com muitas lutas em que ficou demonstrada a necessidade de os servidores se unirem em torno dos objetivos superiores da Casa e da Doutrina, sempre. Aos prezados representantes das nossas casas racionalistas cristãs, toda a nossa estima e consideração, e desejamos sejam portadores de um fraternal abraço solidário às respectivas comunidades.

À assistência, principalmente aos mais jovens, renovamos votos de muito estudo e de bons resultados durante o ano letivo, em que vão construindo base sólida para o futuro.

Aos que sofrem, sabemos que esta Doutrina não compreende milagres, mas acredita nos poderes das Forças da plêiade do Astral Superior, conseguidos através do estudo e aplicação.

Ao nosso presidente Internacional do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, um caloroso abraço”, concluiu o presidente.