Filial Belém festeja com reunião cívica suas datas memoráveis

A filial Belém do Racionalismo Cristão comemorou as duas datas mais importantes da sua história em solenidade cívico-espiritualista realizada na noite de 20 de maio, após reunião de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual.

Com a presença de seus militantes, assistentes e convidados em clima de companheirismo e confraternização,  a Filial reviveu o momento de inauguração de sua sede própria, em 21 de maio de 1950, e o ano da implantação da filosofia racionalista cristã em Belém, em 1935, conforme acentuou o presidente Ediel Matos, em seu pronunciamento, ao exaltar o  pioneirismo da fundadora Etelvina dos Santos Pinto e o hercúleo esforço do seu consolidador e principal responsável pela construção da sede, Jacob dos Santos Pinto. Unidos nesse propósito foram eles, os irmãos Santos Pinto, os responsáveis, com a colaboração da Casa-Chefe, pela implantação do Racionalismo Cristão na Amazônia brasileira.

A abertura dos trabalhos aconteceu com a demonstração de civismo dos presentes, ao entoar o Hino Nacional brasileiro, seguido do pronunciamento gravado do presidente internacional do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, parabenizando a Filial pela data festiva e conclamando os participantes do evento a prosseguirem na caminhada pelo crescimento da filosofia racionalista cristã em Belém.

Eis, na íntegra, a saudação do dirigente do Racionalismo Cristão: “Olá, amigos de Belém! É uma satisfação enorme estarmos entrando em contato com vocês, ainda que desta forma, em função dos nossos compromissos. Mas é sempre gratificante podermos dirigir-nos até vocês, com uma palavra de carinho e de reconhecimento, porque são 84 anos de fundação da nossa querida filosofia em Belém. E manter uma filosofia como a nossa exige acima de tudo seriedade, dedicação, empenho, esforço. Sabemos não ser nada fácil, mas o conjunto de militantes é valoroso. E, sem dúvida alguma, a comemoração dos 69 anos de instalação da nova sede, denota aquilo que vocês vêm fazendo em prol do esclarecimento da humanidade. Portanto, os nossos parabéns, votos de saúde, paz, alegria e, também, aos nossos assistentes. Transmitimos daqui um abraço e palavras de incentivo para que vocês continuem estudando e se tornem militantes do Racionalismo Cristão. Tenho certeza, isso fará diferença muito grande em suas vidas, como faz em nossas vidas. Um grande abraço.”

A presidente da Filial Belo Horizonte e representante regional no Estado de Minas Gerais, Lília Rodrigues da Silva Paiva, acentuou a importância da casa racionalista cristã como norteador do conhecimento, e exaltou o espírito de luta do presidente Ediel Matos, que é, também, o representante da Casa-Chefe para a Região Norte. Ela teceu palavras de incentivo para que os militantes de Belém se mantenham unidos em torno do presidente, para fortalecer a Casa e manter o nível de excelência da filial Belém, mesmo diante da dificuldade comum a todas as suas congêneres. A presidente Lilia brindou a Filial Belém, seus militantes e frequentadores com a exibição de um vídeo cultural, em que o conjunto instrumental da Filial Belo Horizonte apresenta um número musical folclórico, bastante aplaudido pelos participantes da reunião.

Agradecimento aos pioneiros

O presidente da Filial Belém, Ediel Oliveira de Matos, iniciou o seu pronunciamento na reunião comemorativa do aniversário da Casa lembrando que para a filosofia racionalista cristã a data mais importante é 26 de janeiro, considerado o marco inicial de sua fundação e como justa homenagem aos seus fundadores, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz. “A Luiz de Mattos, por ter codificado uma filosofia simples, clara e objetiva, com normas e condutas adequadas à evolução dos seres humanos. E a Luiz Thomaz, pela sustentação material à sua feitura e perpetuação do conjunto de leis e preceitos espirituais”, afirmou

No âmbito regional, o dia 21 de maio é o marco que sinaliza a inauguração da Filial Belém, sob a batuta dos “iluminados irmãos, Jacob do Santos Pinto e Etelvina dos Santos Pinto, a quem sempre seremos gratos” pelo que fizeram e pelas dificuldades que enfrentaram com coragem e determinação, Etelvina, por ser a iniciadora e presidente do Correspondente entre 1935 e 1940, e Jacob, por ter assumido a condição de primeiro presidente da Filial, de 1940 a 1975, e que hoje é o Presidente Astral da Filial Belém, destacou o presidente em sua fala.

Igual agradecimento ele estendeu àqueles que vieram depois e continuaram a missão dos pioneiros ao longo desses 69 anos de existência da casa, “onde nos sentimos fortalecidos pelas lições enobrecedoras que fizeram desta Casa uma exponencial fonte de esclarecimento e libertação espiritual, beneficiando e preparando para a vida inúmeros cidadãos belemenses, portadores dos mais variados males psíquicos, orientando-os também acerca de suas dúvidas existenciais”, acentuou o presidente Ediel Matos.

Uma das tônicas do pronunciamento residiu no sentimento de gratidão  e de congratulação com todos que contribuíram e contribuem para a manutenção da filial Belém e a expansão do Racionalismo Cristão como filosofia transformadora, citando como expoentes nesse empreitada o presidente Gilberto Silva, na atualidade, além dos “mestres astrais Jesus Cristo, Antonio Vieira, Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas, Humberto Rodrigues, e mais próximos de nós Etelvina dos Santos Pinto e Jacob dos Santos Pinto, que integram a plêiade  do Astral Superior.”

Finalizando, Ediel Matos, dirigiu-se aos militantes do filiado Belém, aos assistentes assíduos, aos eventuais frequentadores e aos visitantes, parabenizando-os pela relação existente entre cada um e o funcionamento da Casa ao completar 69 ano de existência, e manifestou a sua gratidão pela colaboração, desejando a todos “paz interior, tranquilidade espiritual e muito empenho na luta cotidiana para que possam superar as dificuldades com serenidade, saúde e harmonia.” No fecho do seu pronunciamento, o presidente da Filial Belém acentuou o reconhecimento devido a cada um dos colaboradores que muitas vezes renunciam ao convívio familiar para exercer a missão de ajudar a esclarecer a humanidade, integrando-se à história da casa racionalista cristã de Belém e avivando “a tradição construída ao longo do tempo, ao prestarem o seu compromisso,  e seu comprometimento e lealdade com a doutrina dos nossos grandes mestres”.