Filial BH aproxima com flores militantes e frequentadores

A Filial Belo Horizonte (MG) do Racionalismo Cristão completou em 14 de setembro 87 anos, sendo realizada nesse dia reunião cívico-espiritualista, simples, mas muito bonita. No dia seguinte a data foi comemorada com o 1º Festival da Primavera do Racionalismo Cristão na Filial, cujo propósito  era promover um encontro entre militantes e os frequentadores da Filial.

Cada pessoa deveria oferecer uma muda de flor para jardim, e indicar em uma ficha o nome de quem a deveria plantar. Era visível a imensa alegria e felicidade dos participantes, pois pareciam crianças brincando. Só havia ali sentimentos elevados de união, confraternização e respeito. O militante Gilberto de Oliveira preparou os canteiros do jardim com limpeza e retirada de plantas intrusas.

O evento começou às 9 horas e a cada minuto chegavam pessoas com suas mudas de flores, que foram sendo separadas por espécie e cores, as que seriam plantadas diretamente nos canteiros e as que iriam ser plantadas nos vasos e jardineiras. As pessoas felizes se uniram para a realização do evento se abraçavam, conversavam, trocavam ideias.

A Sra. Emilce Diniz criou o modelo padrão das etiquetas com os nomes das pessoas e as plastificou para poderem ficar expostas no tempo.

Esta etapa do evento se estendeu até às 14 horas, quando foi servido no Salão de Eventos Thereza Costa almoço para todas as pessoas presentes O preparo do almoço ficou por conta das Sras. Maria Cota, Irene Ferreira, Helena Conceição e outras auxiliares que se propuseram a colaborar. A todas a presidente da Filial, Lília Rodrigues da Silva Paiva,  agradece.

Dona Lília afirma que foi um evento tão marcante que vai oficializá-lo, para ocorrer todo ano, depois da data de aniversário da filial Belo Horizonte.  “Vimos ali pessoas que não conheciam a Filosofia e participaram. Outras que passavam na rua entravam para saber o que estava acontecendo. E lá estávamos para dar breves orientações sobre o que é o Racionalismo Cristão. Vimos união das famílias que não se falavam há tempos, vimos crianças brincando e ajudando também, porque elas queriam, e deixamos até para motivá-las e incentivá-las em relação ao respeito com a natureza e os lugares onde existem jardins, que precisam ser respeitados e não depredados.”

Durante o almoço vimos somente alegria e felicidade nas pessoas. Uma nova perspectiva de vida nascia ali para cada um. O almoço terminou por volta das 16h30min. As pessoas foram embora, mas se despedindo com um semblante de paz e felicidade.

Disse a presidente: “Ao nosso olhar, é preciso fazer coisas diferentes que despertem nas pessoas certo senso de valor que elas possuem e ao mesmo tempo, através desses eventos diferentes que sempre fazemos em Belo Horizonte, é preciso criar mais inovações, que não saiam dos princípios da filosofia racionalista cristã, mas que também possam mostrar o que realmente é espiritualidade, seja onde for, até mesmo nas pequenas coisas. Percebemos que, quando as pessoas deparam com algo inovador e diferente dentro de uma casa racionalista cristã, desperta nelas mais rapidamente a vontade de entender e conhecer os nossos ensinamentos.”

“Este relato objetiva mostrar quanto se pode inovar, fazer coisas diferentes, para que mais pessoas conheçam o Racionalismo Cristão e quem já está nele tenha cada vez mais vontade de trabalhar pelo seu crescimento”, disse a presidente. E acrescentou: “O próximo Festival da Primavera em Belo Horizonte será em setembro de 2019 e esperamos ter a honra e felicidade de receber militantes e frequentadores de outras Filiais”.