Filial Campinas (SP) festeja 56 anos

A Filial Campinas (São Paulo) do Racionalismo Cristão comemorou em 22 de novembro de 2019 os seus 56 anos de fundação. Foi uma reunião cívico-espiritualista alegre, mas de muita espiritualidade, que teve a presença de visitantes ilustres, como o presidente em exercício da Filial Jundiaí e o casal Ariovaldo Arrabal Sposito e Marialva de Campos Sposito, representando a Filial São Paulo. Logo na abertura foram lidas muitas mensagens parabenizando a Casa.

Ao final da parte espiritualista da reunião, o Presidente Astral da Casa, Kelsen Valente Serra, deu Orientação trazendo aos presentes uma visão de futuro e um grande estímulo.

Iniciando a segunda parte da reunião, coordenada pelo dirigente geral da Filial, Heliane Guerra Serra, militante da Casa, recordou a história de luta do fundador, Augusto Gomes, e sua esposa, Maria Dráuzia:

“Após a realização do seu sonho de se formar em medicina, que o fez pela Escola Paulista de Medicina em São Paulo, formar família e contribuir como militante na filial São Paulo, Augusto Gomes e Maria Dráuzia se mudaram para Campinas assumindo o compromisso de fundar a Filial Campinas do Racionalismo Cristão, que começou em sua casa, na Avenida Barão de Itapura, 1005. Não foi fácil, mas souberam superar as dificuldades.” Heliane mencionou os que lutaram juntos para a realização desse empreendimento.

Na sequência, Marialva de Campos Sposito falou das suas memórias pelos frequentes deslocamentos do seu pai, Herval Tavares de Campos para trocas de ideias com Augusto Gomes:

“Como não lembrar de Augusto Gomes, que muitas vezes curou nossas doenças atendendo-nos, ainda quando crianças, em sua casa, junto com Maria Dráuzia. E também nos visitavam, indicando aqueles remedinhos necessários para nos curarmos. Era a quem meu pai sempre recorria quando precisávamos de assistência médica”.

Augusto Gomes foi muito importante para a filial Campinas. Ele fez de tudo realmente para que surgisse esse núcleo do Racionalismo Cristão nesta cidade.

Encerrando a solenidade, o dirigente geral da Filial aniversariante, Carlos Alberto Diamantino, citou alguns trechos do discurso de Antonio Cottas feito em 19 de julho de 1970, referindo-se à história da fundação da Filial Campinas do Racionalismo Cristão, cuja data oficial é 23 de novembro de 1963. Na parte final do discurso, mencionou uma parte do referido discurso, que reforça e destaca a missão de todos que hoje se dedicam por essa filia, leu:

“Fundar-se-á uma casa racionalista cristã para a eternidade. Se por duas vezes houve fracasso nesta importante cidade, não se registrará isso jamais…”