Filial Itaquá trata espiritualidade em reunião on-line de cultura e lazer

A Filial Itaquaquecetuba (SP) do Racionalismo Cristão promoveu, na tarde do último 30 de outubro, a oitava edição do Espiritualidade, Cultura e Lazer. Da mesma forma que a edição anterior, o evento aconteceu de modo remoto, transmitido, desta vez, pelo Zoom, e teve apresentações musicais e de assuntos relevantes nas palestras.

Os temas apresentados este ano foram: A criança e a espiritualidade, por Maísa Gebara, dirigente do Correspondente Atibaia (SP) e Ansiedade diante das incertezas e as contribuições da espiritualidade, pela jovem Pamela Araújo de Carvalho, participante do Grupo de Jovens do Racionalismo Cristão. Nesta edição optamos por apresentar vídeos previamente autorizados pelos respectivos artistas. A acolhida foi grande entre os militantes do Racionalismo Cristão, que abraçaram espiritualmente os artistas e palestrantes.

A abertura foi realizada pelo presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, num momento muito especial, pois acabava de ser divulgado o e-mail circular nº 32, que trata do retorno às reuniões públicas presenciais, da sede mundial do Racionalismo Cristão e das filiais e correspondentes que assim deliberarem. Sem dúvida, a alegria foi muito grande pelo fato de voltarmos às reuniões presenciais. Desenhar o retorno nesse momento só é possível diante dos resultados da vacinação da população, que ainda prossegue, mas que mostra resultados, especialmente no que se refere à redução do número de mortes por covid. Gilberto Silva concitou os militantes da Sede Mundial ao retorno, mantendo os cuidados de higiene e distanciamento, tão necessários quanto a vacinação, uma vez que, embora o momento apresente resultados alentadores, ainda exige cuidados.

Referindo-se ao evento, o presidente sugeriu que outras filiais passem a realizar programações desse tipo, pois a espiritualidade se manifesta amplamente, inclusive pela arte, a ciência e, também, nos momentos de lazer.

Na sequência teve início a programação artística. Neste ano tivemos a honra de contar com dois artistas que pertencem à comunidade racionalista cristã. Rubens de Donno, que além de ser um músico talentoso da orquestra do Theatro Municipal de SP, é dirigente da Filial Ipiranga (SP), e tivemos também a participação do multitalentoso Alarico Rezende, jornalista, compositor e músico, que participa do Racionalismo Cristão em Belo Horizonte. O Duo Abdalla completou com brilhantismo a parte artística do evento.

Rubens de Donno encantou a plateia com as duas canções liberadas para apresentação no evento: My Fanny Valentine, um instrumental, interpretado por Rubens de Donno no contrabaixo e Otto Pitiaski no piano; e Lamentos, na voz de Ana Luísa Ramos, com Rubens no contrabaixo. Os links para quem quiser ouvir mais essas canções são, respectivamente, https://youtu.be/qGj0QJC-SY e https://youtu.be/Tv5fTqif-KQ.

A criança e a espiritualidade, palestra com lições e conselhos

Seguiu-se a apresentação da palestra A criança e a espiritualidade, tema desenvolvido por Maísa Gebara, que trouxe contribuições das ciências sociais e da espiritualidade divulgada e praticada no Racionalismo Cristão. Destacamos alguns pontos apenas: Maísa afirmou que “a criança deve estar plenamente preparada para uma vida independente na sociedade e deve ser educada de acordo com os ideais proclamados na Carta das Nações Unidas, especialmente com espírito de paz, dignidade, tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade.” Considerou também aquilo que é peculiar às crianças: a singularidade do tempo e da experiência, apontando, então, quatro pilares que podem contribuir para orientar um olhar mais compreensivo e acolhedor para elas: a empatia, a experiência, a abordagem da reconciliação e da construção de pontes e a responsabilidade individual e coletiva. Ou seja, acolher as crianças implica ser seres mais humanos e melhores.

Em seguida Alarico Rezende participou em tempo real, diretamente do estúdio da Rádio Brasil Raiz. Entusiasmou o público ao “prosear” sobre cada música que seria apresentada, e, depois, tocando e cantando ao vivo músicas de sua autoria e do cancioneiro popular brasileiro: Gente da Roça, Serra do Curral, Fruto da Terra, Chora Tiête, Brasil Caipira e Cuitelinho. Além de ser músico e compositor, Alarico é um baluarte da divulgação da cultura, especialmente da música brasileira de raiz. Ele desenvolve um trabalho hercúleo, desde 1993, à frente do Jornal Brasil Raiz, que divulga a cultura brasileira. Não satisfeito, em 2010 criou a rádio Brasil Raiz, que pode ser acessada pelo link https://www.radiobrasilraiz.com.br

O Grupo dos Jovens do RC abordou outro tema relevante na apresentação desenvolvida pela jovem Pamela Araújo de Carvalho. Em síntese, Pamela considerou a importância da perspectiva espiritualista a partir da qual se compreende a eternidade da vida, para que os seres humanos possam viver de forma equilibrada o momento atual, cheio de incertezas, em que a percepção individual de falta de controle sobre a própria vida prevalece para muitas pessoas. Frisou que a cada momento fazemos escolhas e que estas podem não estar pautadas por uma perspectiva meramente imediatista.

Pai e filha, músicos, dão show no evento sobre espiritualidade

Ao final do evento, os participantes assistiram ao Duo Abdalla, que é composto por pai e filha, músicos. Thiago Abdalla é bacharel e mestre em música pela Universidade de São Paulo (USP), violonista, professor de música e produtor. Integra o quarteto de violões Quaternaglia desde 2010 e o Duo Abdalla, em que desenvolve um repertório para flauta doce e violão. Julia Abdalla, a filha, tem 13 anos. Aos sete foi premiada no evento internacional de flauta em Amsterdã, o Open Recorder Days Amsterdam (ORDA). Nessa ocasião foi a flautista mais jovem a se apresentar. Com nove anos, ganhou o primeiro lugar nesse mesmo concurso. E, em 2018, com dez anos, foi uma das finalistas do programa Prelúdio, da TV Cultura. Ela toca flauta desde os cinco anos.

As músicas do Duo Abdalla apresentadas no Espiritualidade, Cultura e Lazer-2021 fazem parte das apresentações intituladas Itinerários. Escolhemos o último da série, o Itinerários 6 porque este focalizou sonoridades brasileiras. Todas as apresentações da série Itinerários podem ser acessadas pelo YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=cdJ71gQcWyl&list=PL1tkVm5oV9ga_rQ5Q5ZQrUWPdNOHgXHIo&index=6.

Nesta edição de 2021 aqueles que acompanharam o Espiritualidade, Cultura e Lazer foram privilegiados pelos temas desenvolvidos e apresentados pelos jovens e por Maísa. Foram temas relevantes que nos fazem sentir o quanto é importante entender a vida no seu aspecto amplo, o da espiritualidade. Foram momentos privilegiados também pelos talentos musicais que se apresentaram, um pouco do que este imenso país abriga. A participação desses artistas só foi possível porque o evento foi realizado online. 

Nem Rubens de Donno, nem o Duo Abdalla estavam disponíveis no dia e horário do evento. Alarico Rezende transmitiu de Belo Horizonte. De fato, a tecnologia que permite transmissões a distância veio para ficar, também no Espiritualidade, Cultura e Lazer. E que venha a transmissão holográfica, tema lembrado pelo presidente Gilberto Silva, na sua apresentação.

Mais uma vez, só temos a agradecer aqueles que abrilhantaram o evento com a sua participação, desde o público atento e vibrante, aos convidados que, com suas palavras e arte, encantaram a todos. Agradecemos a todos que participaram. Espero que no próximo ano possamos nos encontrar ao vivo, já que o evento acontecerá na modalidade híbrida. Até lá!