Filial Passarão já utiliza sua sede própria

A inauguração da primeira etapa do projeto de construção da sede própria  da Filial Passarão do Racionalismo Cristão, em Ribeira da Craquinha, na Ilha São Vicente, Cabo Verde, foi um momento memorável, aguardado pelos dirigentes, militantes e assistentes há seis anos.

Logo nas primeiras reuniões públicas da Filial, aberta em 2013, se constatou a necessidade de um espaço maior para atenter o elevado número de frequentadores, mas faltavam recursos; O que não faltava era  vontade forte e abnegação dos militantes.

Após duas infrutíferas tentativas, o então presidente da Filial, Manuel Ramos, entrevistou-se com o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, na esperança de encontrar um terreno vago em local centralizado, indicou o espaço pretendido e foi prontamente atendido.

O Grupo de Amigos Solidários, nascido no seio de militantes e assistentes da Filial, e a Comissão de Eventos, com desfile de artistas de renome e shows das crianças e jovens da Casa, com destaque para o grupo de dança Sementinhas do bem, levantaram fundos que garantiram levar a obra até o fim da primeira etapa. O trabalho foi conduzido pelo mestre de obras José Carlos Furtado, que, não sendo militante, empunhou a bandeira tal qual militante exemplar e desprendido, por isso lembrado com uma palavra de apreço. Uma placa descerrada pelo presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, e o arquiteto, militante da Casa, Anildo Silva, lembrará a data.

Consideradas a afluência de crianças que assistem às reuniões espiritualistas e a quantidade de jovens mães que têm que levar os filhos, foi dada prioridade a um espaço para atender essa situação. Com a vontade de todos e empenho em particular da militante Filomena Rodrigues, foi consensual que deveria ser atribuído à sala de crianças o nome carinhoso de Loló Rodrigues.

A direção da Filial criou ordens de mérito para agraciar assistentes e colaboradores que se destacaram durante o processo de construção pela entrega, dedicação, desprendimento, flexibilidade e bravura. E na solenidade já alguns foram agraciados.