Higiene mental

Compreende-se por higiene mental o poder que tem o espírito de afastar de si todo e qualquer pensamento de dúvida, malquerença, perversidade ou enfermidade. Conforme pensamos assim atraímos, eis um axioma racionalista cristão que não falha. Higiene mental e higiene física estão ligadas entre si. Ambas se completam. O espírito sente-se bem e feliz quando o seu corpo,  a matéria física,  goza saúde. Daí se dizer: alma sã em corpo são.

Todo estado mórbido tem sua causa interior ou exterior. Ele se produz por meio das doenças hereditárias ou através da ação funesta e malévola das circunstâncias ambientes que predispõem o indivíduo. Em um ambiente sadio, moral e fisicamente, onde imperem pensamentos salutares, onde a inveja, a maledicência, a raiva, o ciúme, o ódio, não tenham guarida, haverá saúde, alegria, paz e tranquilidade espiritual. É através dessa força poderosa, o pensamento, que se formam e criam os bons ou maus ambientes, que se atraem os bons ou maus elementos, os fluidos benéficos ou maléficos.

A mente higienizada, através de irradiações de harmonia, pensamentos elevados, de moral e espiritualidade, isenta de perturbações, tudo poderá conseguir.

O espírito do indivíduo portador de um estado mental higienizado adquirirá sobre o corpo, a matéria física, domínio absoluto, capaz de preservá-lo contra as enfermidades ou intempéries da vida.

Que seria de alguns médicos, se ao penetrarem em ambientes pútridos, moral e fisicamente, não estivessem com o seu mental higienizado, limpo, apenas possuídos do desejo de bem praticarem a ciência e beneficiarem o enfermo que sofre?

É cumprindo com abnegação o seu dever que os médicos conseguem atravessar, nos maus tempos, as duras privações e as dificuldades e perigos da sua existência física e moral. Conhecemos o caso de certo médico, chamado para atender um enfermo portador de doença infecciosa que já havia causado algumas vítimas, que, ficando exposto ao contágio inevitável, conseguiu salvar-se pela ação determinada da vontade firme e a mente higienizada, límpida, repleta de pensamentos elevados e nobres.

O indivíduo portador de espírito forte e mente lúcida fica com o poder de afastar do corpo físico as enfermidades, pois é preciso que se saiba que qualquer estado mórbido, quando se manifesta no corpo físico, já teve sua origem no corpo astral, matéria fluídica que serve de intermédio entre o corpo físico e o mental. O indivíduo que se inquieta e se preocupa demasiadamente com o estado da sua saúde, que só pensa em enfermidades, demonstra ser um doente imaginário e arrisca-se a ficar demente. A vontade forte governa e domina o homem. A higiene mental e física faz com que o homem seja senhor de si. Haja saúde do corpo e do espírito, domínio próprio, e as doenças diminuirão.

O cuidado que todo o indivíduo tem em fazer a sua higiene física – escovar os dentes, tomar banho, mudar de roupa, andar sempre asseado – esse cuidado também deve tê-lo com o seu espírito. E a higiene deste consiste justamente na prática das boas ações, nos pensamentos elevados e dignificantes.

O espírito só se sente bem num corpo são. Sofre tremendamente quando seu corpo está enfermo, quando não pode vibrar sobre as células que o compõem. Onde não há higiene, há doença, onde não há elevação de pensamentos e higiene mental, formam-se conflitos espirituais, emocionais, os quais produzem doenças orgânicas. Emoções desagradáveis produzem mudanças nos tecidos do corpo, que podem provocar estados mórbidos. Em alguns casos, as úlceras de estômago, a pressão arterial baixando ou subindo, algumas doenças do coração, são o resultado de um distúrbio nervoso. E o responsável por tudo isso é o mau estado psíquico, é a falta de higiene mental, é o desequilíbrio do espírito.

Grande parte das dores físicas têm origem psíquica. Os temperamentos emotivos estão mais sujeitos às vicissitudes da vida, sofrem mais as influências externas e internas do ambiente em que vivem. Higienizemos nossas mentes façamos a profilaxia necessária e teremos mais saúde física e mental.

 

João Baptista Cottas

Publicado em 15 de janeiro da 1957