RC tira dúvidas sobre obsessão

Vi no YouTube o programa Desequilibrio e Normalização psíquica. Gostaria de saber:

  1. uma pessoa que possui apenas a mediunidade intuitiva, mas num grau mínimo, pode chegar à obsessão?
  2. todas as pessoas que fumam, mesmo as que são boas pessoas, trabalham,mas têm esse vício, têm espíritos obsessores perto delas?
  3. uma pessoa que possui TOC ensinado pelos pais com mania de limpeza pode, na faixa dos 70, eliminar isso da sua personalidade?

 

Respostas. Prezado, parabéns por estar interessando-se pelo estudo da espiritualidade. Enumeramos as suas perguntas para facilitar o seu entendimento:

  1. Ao estudar os capítulos Desequilíbrio psíquico do livro Racionalismo Cristão, 45ª edição, encontrará o seguinte trecho: “O desequilíbrio psíquico pode apresentar-se de forma sutil, amena, periódica, permanente, branda ou violenta. Nas formas sutis e amenas, manifesta-se por manias, pavores, esquisitices, fobias, cacoetes, exotismos, paixões, fanatismos, covardia, indolência e por todos os excessos, como os sexuais, os de comer, os de rir ou de chorar, e muitos outros.”
  2. No capítulo Desencarnação do espírito encontrará a seguinte afirmação: “No astral inferior, os espíritos dão expansão aos vícios que alimentaram em corpo humano. Assim, se têm vontade de fumar, aproximam-se das pessoas que estão fumando e experimentam, por indução, o mesmo “prazer” que elas sentem. De igual modo procedem com relação aos demais desejos, daí se concluindo que os seres possuidores de vícios podem servir, como instrumentos inconscientes, à satisfação de práticas viciosas alimentadas pelos espíritos do astral inferior.”
  3. Todo ser humano tem condições de mudar a sua conduta, dependendo de um maior ou menor grau de força de vontade imprimida para chegar a uma situação de equilíbrio.