Filial Vitória, 18 anos de nova sede

Reunião cívico-espiritualista na sexta-feira, palestras na manhã de sábado e almoço de confraternização marcaram, nos dias 22 e 23 de novembro, os 18 anos da nova sede da Filial Vitória (estado do Espírito Santo).

Marclei Barbosa Santiago, militante da Filial Patrocínio do Racionalismo Cristão (Belo Horizonte), presidiu a reunião espiritualista com as correntes vibracionais à mesa compostas por militantes da Casa aniversariante, da Filial Patrocínio e da Filial Cachoeiro do Itapemirim.

O Presidente da Filial Vitória, Wilion Fernando Boato, deu início à reunião. Marclei Barbosa Santiago que com entusiasmo disse: “O Racionalismo Cristão foi e continuará sendo idealizado e planejado em mundo Astral Superior e as ações em plano Terra para sua codificação, implantação, consolidação e expansão ficou e ficará sempre sob a responsabilidade de todos nós, estudiosos, conscientes e convictos racionalistas cristãos”.

Com a visão voltada para a contemporaneidade afirmou: “O Racionalismo Cristão nos ensina que devemos ser proativos e não colaboradores refratários a mudanças corretas e oportunas. Precisamos refletir e abrir os olhos para a modernidade, participar dos avanços e das atividades da nossa filosofia no âmbito material e espiritual, sempre que os imutáveis princípios filosóficos e sua disciplina forem ajustados aos hábitos contemporâneos e às novas tecnologias”.

A seguir, Geraldo Joaquim do Ramo, militante da Filial Patrocínio, afirmou: “O Racionalismo Cristão, filosofia secular, com o seu trabalho essencialmente espiritualista, se destaca no meio social. As casas racionalistas cristãs são verdadeiros polos de atração para os espíritos do Astral Superior. Seus militantes e assistentes, esclarecidos, com elevada força de vontade, coragem, determinação e desprendimento elevam seus pensamentos aos campos da espiritualidade superior e atraem as Forças Superiores, em consonância às leis evolutivas”.

Encerrando a parte cívica, Wilion exaltou aqueles que contribuíram para que a Filial Vitória estivesse hoje em excelentes condições geográficas para acolhimento tranquilo e seguro daqueles que a procuram: “um grupo de idealistas, liderado pelo casal Luiz Antonio dos Santos e Maria Benedita dos Santos, iniciou, em 25 de abril de 1928, em Argolas, Vila Velha, um correspondente, que foi elevado a Filial em 1940, funcionando até 1970, que, por dificuldades, voltou a funcionar como correspondente. Em 17 de setembro de 1974, já com uma reforma concluída no prédio e contando novamente com médium, foi novamente elevada à categoria de Filial, já na presidência do dinâmico Sr. Nelson Botelho da Silveira”. O presidente Wilion chamou a atenção para a importância da participação do Dr. Humberto, então presidente físico do Racionalismo Cristão, que em 1998, logo após visita à Casa de Vitória, ainda em Argolas, com a esposa Marluce, “nos garantiu enviar o vice-presidente João Gomes para escolher um terreno na Capital para a transferência da Filial e tudo ocorreu a contento. Em 2000 foi adquirido este terreno e esta bela construção em Bento Ferreira, que foi inaugurada em 24 de novembro de 2001”.

No sábado, dia 23 de novembro foram proferidas duas palestras: Referencial Espaço Tempo – Presente Eterno e Fenômenos, por Marclei Barbosa Santiago; e Mecanismos do Pensamento, por Gerado Joaquim do Ramo.