Filial Vitória comemora 91 anos

A Filial Vitória mais uma vez se rejubilou com a presença de amigos da filosofia racionalista cristã por ocasião das comemorações dos 91 anos de sua edificação no Estado do Espírito Santo.

Em 25 de abril de 1928, a casa racionalista cristã de Vitória foi fundada pelo casal Luiz Antonio dos Santos e Benedita Maria dos Santos, tendo como seguidor nesta tarefa Nelson Botelho da Silveira, que se esmerou para manter a Casa funcionando, mesmo nas piores crises, onde exerceu a presidência com dignidade e brilhantismo, no período de 1970 a 1990, em Vila Velha, no Bairro de Argolas.

Em 2001 passou a contar com a nova sede, em Vitória, capital do estado do Espírito Santo, sendo inaugurada em 24 de novembro de 2001, no Bairro Bento Ferreira, permanecendo até os dias atuais.

Enaltecendo essa data importante, no dia 26 de abril de 2019, o presidente internacional do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, presidiu a reunião cívico-espiritualista, que teve a presença de Nelson Ferreira da Costa filho, presidente da Filial Marília (SP); Jorge Alexandre Fares, presidente da Filial Santos (SP),  Sérgio Camacho Cardoso, presidente da Filial Jacarepaguá (RJ), e militantes das filiais Cachoeiro do Itapemirim (ES), Pelotas (RS), Patrocínio (BH), e do Correspondente de Guaçuí (ES).

Ao término da reunião espiritualista, conduzida pelo presidente Gilberto Silva, teve início a parte cívica. O presidente da Filial aniversariante, Wilion Fernando Boato, agradeceu a presença de todos dando as boas-vindas em nome dos militantes e assistentes da Casa.

Preparação. “A Plêiade da espiritualidade superior preparou Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas, e seus amigos altruístas e benfeitores para fundar, manter e consolidar na Terra a verdadeira filosofia espiritualista cristã centrada na análise racional e sistemática dos fenômenos físicos e psíquicos, com base no Princípio Inteligente e Matéria. Com base nos ensinamentos cristãos juntamente com as revelações científicas, esses Mestres estabeleceram na Terra nova expressão da filosofia anunciada por Jesus, acenando esperança para a humanidade, a imortalidade da alma e a vida eterna” disse o presidente da Casa.

Referindo-se ao início da Filial afirmou: “Quando o ânimo se levanta o ser humano se refaz para a luta. As ações benéficas resultam de bons pensamentos. O nosso estado do Espírito Santo não ficou fora dessa luta iniciada pelos beneméritos capixabas Luiz Antonio dos Santos e Benedita Maria dos Santos apenas 18 anos após a fundação do Racionalismo Cristão em Santos (SP)”.

“Procuremos, pois, os assistentes de reuniões públicas e todos nós compreender e guardar o que ouvirmos desses nossos mestres durante todos os dias, pois precisamos dessas lições porque a vida não é somente de êxitos, é também de trabalhos árduos e de muita luta, quando as lições forem bem aprendidas e guardadas irão servir para que possamos crescer em espiritualidade”, acrescentou.

E concluiu: “Esperamos que aqueles que hoje lutam nesta grandiosa obra do bem contra o mal não esmoreçam e ajudem-nos a preparar o caminho de luz, de paz e de realizações para as gerações vindouras viverem num mundo melhor e pautarem suas vidas dentro da espiritualidade”.

Comovida convocação à militância

O presidente da Filial Santos, Jorge Fares elogiou o estado geral da Casa e a disciplina rigorosa observada por todos durante os trabalhos espiritualistas, padronizados por Luiz de Mattos.  Disse ser “muito gratificante estarmos todos juntos aqui e fazermos parte desse movimento que se chama Filosofia Racionalista Cristã”, e alertou: “Quantos estão perdendo esta oportunidade que nós temos e não devemos deixar escapar porque não sabemos quando teremos outra, não sabemos onde reencarnaremos, e a maioria de nós pode não ter terminado nesta vida o seu currículo terreno e o quanto em uma única encarnação participando do Racionalismo Cristão nós podemos aprender para a eternidade, para que nas próximas encarnações sejamos ainda mais eficientes e possamos fazer por esta Filosofia ainda muito mais para beneficiar a humanidade. Não interrompam este caminho por nada”.

Fares exortou os assistentes que estiverem em condições de se tornar militantes na Filosofia a não deixar para a próxima reencarnação porque o cumprimento dos deveres certamente lhes trará felicidades futuras.

Nelson Ferreira da Costa Filho destacou a felicidade de estar em Vitória novamente, onde se sente abraçado pelas pessoas e pela cidade, que inclusive entrou na sua lista prioritária como possibilidade de moradia, caso pense em se mudar de Marília.

E comentou: “Essa Filosofia segura a barra de todos nós, nos momentos mais difíceis, e quem não tem problemas? quem não passa por sofrimentos nesta vida? Mas o Racionalismo Cristão nos dá a base para continuarmos sempre com o ânimo renovado, mantendo acesa a chama da espiritualidade, e a casa racionalista cristã de Vitória está sempre arrumada, sempre mantida no zelo necessário com esta mesma chama para aqueles que dela se aproximam, e isto é significado de união nesta necessidade de esclarecer a todos a praticar os ensinamentos do Racionalismo Cristão”.

RC resulta de estudos e pesquisas

O presidente Wilion Boato passou a palavra a Gilberto Silva, para o discurso da solenidade comemorativa do aniversário. O presidente do Racionalismo Cristão enalteceu a alegria espiritual da Casa, e afirmou: “Muitas pessoas que não nos conhecem nos acham sisudos, fechados, e, de fato, nós somos muitos  sérios porque tudo que fazemos no Racionalismo Cristão é com muita seriedade, mas nós trabalhamos com muita alegria, e Luiz de Mattos falava muito do bom humor, que inclusive era, segundo ele, necessário para a nossa renovação celular, e ele cultivava esse bom humor, embora Luiz Thomaz o achasse carrancudo, o que na verdade representava apenas sua compenetração nos seus afazeres”.

Gilberto Silva realçou também a importância dos encontros de jovens que as casas racionalistas cristãs estão levando a efeito no Brasil e no mundo, transmitindo a eles o ponto de vista espiritualista de como encarar os desafios do século XXI, principalmente com relação às novas formas no mercado de trabalho e às mudanças tecnológicas da contemporaneidade.

O presidente complementou: “diferentemente da maioria das religiões e vertentes da Terra, que são frutos em geral de problemas psíquicos, de avisos de divindades para com aqueles que fundaram essas filosofias, essas vertentes, essas religiões, o Racionalismo Cristão é a única Filosofia no mundo cujo fundador, Luiz de Mattos, não foi um “ser escolhido”, a quem o Astral Superior ditou aquilo que deveria fazer e transmitir. Não, Luiz de Mattos estudou, se aprofundou, pesquisou e perscrutou a alma humana e nos legou os ensinamentos que podemos dizer que são uma filosofia de vida.”

Concluiu Gilberto Silva: “Estamos felizes aqui em Vitória com este ambiente de alegria, de amor espiritual, de benquerer para com todos aqueles que chegam a esta Casa, de benquerer para com a nossa Filosofia, e os militantes que se acharem sozinhos, num pequeno grupo, não pensem assim, o Racionalismo Cristão é muito grande, nós juntos somos muito fortes e para nós não há distância, e os nossos pensamentos nos momentos das nossas reuniões se entrelaçam, se unem, se apoiam, e lembrem-se disso: vocês estão sendo apoiados por pensamentos de benquerer, por pensamentos afins de outros militantes do Racionalismo Cristão, e isso faz com que nós possamos atrair o Astral Superior”.

Gilberto Silva terminou seu discurso parabenizando o presidente da Casa e todos os presentes, convidando-os a assistir as palestras no dia seguinte.

No sábado, dia 27, com início às 10 horas, foram proferidas três magníficas palestras pelos presidentes Jorge Fares, Nelson Ferreira da Costa Filho e Gilberto Silva, com os temas: Equilíbrio e espontaneidade; Simpatia e afeto e Luis de Mattos – filósofo notável, respectivamente. Após as palestras e um profícuo período de interação entre palestrantes e assistentes, foi servido um almoço de confraternização em local apropriado, nos fundos da Filial.