Filial Vitória (ES) festeja o 17º aniversário de sua nova sede

Militantes e assistentes da Filial Vitória (ES) do Racionalismo Cristão comemoraram na manhã de 24 de novembro, sábado, mais um aniversário de sua nova sede, em Bento Ferreira. Amigos da filosofia racionalista cristã e militantes de outras Casas também participaram de um profícuo e espiritualizado evento, com reunião cívico-espiritualista e palestras.

A reunião espiritualista foi presidida por Marclei Barbosa Santiago, da Filial Patrocínio (BH-MG), que em seu discurso enfatizou: “O Racionalismo Cristão provê à humanidade seus princípios e sua metodologia de estudo e trabalho que são a arte de viver, educar, fortalecer, orientar e motivar o espírito na investigação da verdade. É portador de elevada mensagem espiritualista e instrumento de realizações em prol do bem-estar psíquico da humanidade. “

Marclei Barbosa Santiago referiu-se aos assistentes das casas racionalistas cristãs: “Todas as pessoas que frequentam nossas Casas ficam encantadas com a seriedade, o carinho, a polidez e a competência com que são recebidos pelos militantes. Sentem-se, do portão de entrada à cabeceira da mesa do estrado, as vibrações, a segurança, o respeito, a receptividade, o silêncio e o conforto proporcionado aos colaboradores – militantes e assistentes – como resultado do cumprimento e da aplicação rigorosa de seus princípios e da sua metodologia de estudo e trabalho, sempre renovada, codificada na Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição.”

Ao término, destacou: “Neste movimento espiritualista, esclarecedor, que é o Racionalismo Cristão, que cada um de nós se desdobre e faça com empenho e determinação o que nos compete”.

Em seguida Geraldo Joaquim do Ramo, militante da Filial Patrocínio (BH-MG) do Racionalismo Cristão, disse em seu pronunciamento: “Vejam como o tempo passa e é amigo daqueles que cumprem com valor e coragem seus deveres espirituais. O Racionalismo Cristão está perto de completar 109 anos de muita luta, muito trabalho espiritual. Todas as casas racionalistas cristãs são verdadeiros polos de atração para os espíritos do Astral Superior. Seus militantes esclarecidos, com muita força, coragem, determinação e desprendimento, elevam o pensamento e atraem as vibrações das Forças Superiores. “

Enalteceu a importância de ser um racionalista cristão convicto, afirmando: “Por mais difícil que pareça ser, tornar-se um autêntico racionalista cristão vale o esforço, os sacrifícios, as renúncias, pois o Astral Superior sempre irradia os colaboradores do Racionalismo Cristão”.

Terminando seu discurso, exortou: “Meus amigos, sigam em frente, pois a maior beleza espiritual acontece todos os dias dentro de cada ser que cumpre com valor e coragem seus deveres. Colaboradores das casas racionalistas cristãs, sigam em frente, sejam verdadeiros instrumentos encarnados das Forças Superiores.”

O Presidente da Casa, Wilion Fernando Boato, discorreu sobre a história da Filial, desde  25 de abril de 1928, quando um grupo de idealistas, de visão aguçada, apurada mesmo e perspicaz, liderado pelo Casal Luiz Antônio dos Santos e Benedita Maria dos Santos e o filho do casal, Joviniano Gonçalves dos Santos, que veio a ser o primeiro presidente, fundaram um grupo racionalista cristão no município de Vila Velha. “Lá permanecemos até 24 de novembro de 2001, quando migramos para este bairro, com a construção deste templo de virtudes, com aparência austera e ao mesmo tempo acessível, onde se evocam os vultos luminosos de Jesus, Antonio Vieira, Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas, Humberto Rodrigues, José André (nosso Presidente Astral), Nelson Botelho da Silveira (ex Presidente físico desta Filial e hoje Presidente Astral da Filial Divinópolis (MG) e muitos outros, hoje, componentes da Plêiade do Astral Superior.

Em seguida, Marclei Barbosa Santiago e  Geraldo Joaquim do Ramo proferiram palestras sobre Evidências Aproximam a Ciência Experimental da Filosofia e Viver com Realismo.