Filial em Cabo Verde homenageia militante com Sala das crianças

A Filial Ilha de São Vicente (Cabo Verde) do Racionalismo Cristão, na Rua Clarimundo Faria de Andrade, Alto de Santo Antonio, inaugurou em 3 de novembro de 2018 a Sala das Crianças, acomodação moderna com decoração bem cuidada, recursos há muito tempo idealizados.

As novas instalações, que proporcionarão às crianças frequentadoras das reuniões públicas na Filial espaço mais adequado, receberam o nome de Sala das Crianças Edith Morais, em homenagem à militante médium Edith Vera-Cruz Martins Morais, nome aprovado por aclamação unânime dos membros do Conselho Local e do Diretório Local.

Quando o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, esteve em Cabo Verde, recomendou em todas as reuniões de que participou que, havendo espaço físico numa casa racionalista cristã, havia a necessidade de uma sala de crianças para permitir que os assistentes que frequentam as reuniões públicas, acompanhados dos seus filhos, se sentissem mais bem acomodados, confortados e tranquilos, condição que lhes proporcionaria melhor concentração, por saber que eles ficariam bem, sob os cuidados das monitoras das respectivas salas de crianças, envolvendo-as em atividades lúdicas e juvenis tranquilas, durante as reuniões públicas.

Com a participação ativa de alguns militantes, assistentes e amigos do Racionalismo Cristão que se prontificaram  a abraçar o projeto, em tempo recorde foi feito o que era necessário para que a sala de crianças fosse concluída. Hoje, os frequentadores das reuniões públicas, acompanhados dos filhos, se sentem mais acomodados, confortáveis e tranquilos.

Em pronunciamento no ato da inauguração, o presidente da Filial Ilha de São Vicente, Antero Filipe dos Santos, enalteceu a atuação da homenageada no desempenho de atividades ligadas à filosofia racionalista cristã.

Disse o presidente que a denominação da sala, onde se formarão futuros racionalistas cristãos, foi uma ideia muito feliz dos mentores do projeto. “É de todos conhecido o amor que Edith Morais nutria pelos que a rodeavam, principalmente as crianças, e não é por acaso que, como mãe extremosa no lar que muito bem aparelhou, teve a ventura de nele ter exemplares filhos, e o gosto de amar outras crianças com quem privava.  Deve-se realçar que Edith Morais se destacou-se como dedicada esposa e mãe carinhosa de quatro filhos: Júlio, Lígia, Ana e Amilcar. Foi casada com António Morais, falecido recentemente. Militante muito ativa, médium experiente e dedicada, destacou-se pelos relevantes serviços prestados na Filial Ilha de São Vicente. Era uma pessoa afável e de fino trato. Que o digam os familiares, amigos e os militantes desta Filial.

Antero Filipe dos Santos lembrou Maria Cottas numa de suas orientações de setembro de 2016,  que diz: “Quanto mais precocemente os seres humanos constatam a realidade da vida espiritual, maior oportunidade eles têm de analisar os fatos transcendentes da vida sob esse novo prisma. Passam a agir de forma mais racional, menos emotiva, evitando infortúnios e sofrimentos. Logo, é preciso explicar às crianças e aos jovens as leis evolutivas que regem o Todo Universal e ensinar a elas os princípios espiritualistas prodigalizados pelo Racionalismo Cristão, para que os apliquem em suas vidas. Dar substância real a esse capital humano, crianças e jovens, é de fundamental importância, pois irão alicerçar o progresso das nações e o da própria filosofia racionalista cristã no futuro.