Jovens, alvo principal do Racionalismo Cristão

Dirigentes do Racionalismo Cristão vêm dando muito mais atenção aos jovens, por entender que eles são o futuro dessa filosofia espiritualista e de modo a dar-lhes formação  cívica precisa, para que se tornem homens e mulheres honrados. Com esse intuito, já na manhã de 1º de dezembro, segundo dia das comemorações do cinquentenário da atual sede da Filial Pelotas (RS), o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva fazia palestra abordando O jovem e as drogas.

Em razão de sua desenvoltura oral e domínio de  palco, Gilberto Silva  desperta atenção, ainda que tratando de assuntos desagradáveis, como drogas, que tantos males têm causado à sociedade. Durante a apresentação da palestra, o  público, formado por jovens e por pessoas de diversas idades, interagiu  construtivamente tornando o momento rico em difusão de conhecimentos.

Coral.  Logo em seguida à palestra, o coral  Linguagem de Emoções, liderado por Claudia Braunstein, fez brilhante apresentação. O coral é composto por senhoras que gentilmente se propuseram a colaborar com a festa espiritualista da Filial.  Costuma-se dizer que “nada acontece por acaso”, e constatamos essa assertiva naqueles momentos em que as vozes das componentes do coral irradiavam emoções contagiando  todos presentes. Constatou-se o quanto o ser humano é capaz de superação. Entre as componentes do coral uma era cega, mas sua voz não destoava do conjunto, demonstrando que os limites estão restritos à força de vontade.

Após o almoço, em que foi servido Fricassê de frango com saladas, os participantes tiveram oportunidade de conversar  animadamente. Um dos pontos fundamentais das relações entre os integrantes do Racionalismo Cristão é a amizade, e ao redor da mesa é gratificante encontrar amigos, que, devido às distâncias físicas, mantêm-se em constante convivência mental, mas nada substitui o olho no olho, imagens que se levam eternamente.

Jovens. Encontros de jovens têm como resultado  alegria e muita  descontração, e em Pelotas não foi diferente.  Participaram jovens  de Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas. Celso Carvalho, responsável pelo grupo de Pelotas e  organizador do evento, teve a colaboração da Mara Crizel e da Eva Souza. Houve brincadeiras, competições esportivas, tudo com muito entusiasmo.

Visando a aproximar os jovens do Racionalismo Cristão, a diretoria da Filial Pelotas está trabalhando com esmero para adequar espaços físicos propícios a atividades relativas a essa faixa etária.

Rio Grande.  O Racionalismo Cristão está presente em Rio Grande, localizado a 60 Km de Pelotas.  No momento a Filial está em fase de reestruturação. A presidente é a Sra. Teresinha Barros, que, com sua tenacidade e o apoio da irmã, Leda Barros, que abnegadamente patrocinou a reforma da sede, dando-lhe condições de receber de forma agradável os que se dispuserem a estudar e pôr em prática os elevados ensinamentos ali explanados .

Gilberto Silva, acompanhado por mais de 50 pessoas, parabenizou a Sra. Teresinha e sua equipe, ressaltando que, quando abrem as portas e sentam-se à mesa do estrado, formam um pólo de atração dos espíritos do plano astral superior, que ajudam a Casa-Chefe a fortalecer espiritualmente aqueles que se conectam às correntes do bem e a retirar do astral inferior espíritos obsessores que grandes prejuízos causam à humanidade. A Sra. Teresinha e a Sra. Sirlei, militante local, emocionadas, agradeceram o relevante incentivo que receberam; a Sra. Leda, feliz por haver concretizado um de seus sonhos, foi efusivamente cumprimentada.

Terminada a visita a Rio Grande, a caravana voltou a Pelotas onde os jovens, com sua peculiar energia, praticavam esporte, brincavam.

Colaboração de Clair Gonçalves Maiche.