50 anos da sede da Filial Pelotas

Há um pensamento que diz: “a vida se renova a cada instante”. Os pessimistas não conseguem enxergar renovação, veem apenas decadência, e as expectativas futuras são sempre sombrias. Em contraste com concepções semelhantes, emergem os espiritualistas, convictos de que a evolução é um fato inexorável. Desta forma, agem constantemente com objetivos claros, visando ao bem comum, pois sabem que só assim, imbuídos de amor incondicional, pode-se ter um mundo fraterno, com oportunidades para que realmente os espíritos, aqui encarnados, possam evoluir.

Como fazer isso? Trabalho, muito trabalho, mas com inteligência, adotando estratégias adequadas a cada núcleo social, procurando sempre fortalecer os elos de simpatia, companheirismo, harmonia, que, somados, constroem uma orquestra com base na amizade.

O Racionalismo Cristão move-se como uma orquestra, com regente, instrumentos, músicos, auditórios, e o resultado é uma sinfonia que ecoa nos vários quadrantes do planeta Terra.

Pelotas faz parte dessa orquestra. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2018 usufruímos belos momentos proporcionados pelo pleno funcionamento dessa orquestra. Nesses dias foram comemorados os 50 anos de inauguração da atual sede, majestoso prédio projetado por Nélson Dias Lopes, impulsionado por Antonio Cottas, e edificado pela equipe de Oracílio Caldas e Mozart Camacho, equipe que hoje se encontra no plano astral superior a nos incentivar para novas realizações.  Nesse desiderato encontra-se Gilberto Silva. Com sua perspicácia, possibilita que sejam visualizados novos horizontes, para a construção de um mundo com maiores oportunidades a todos.

Gilberto Silva presidiu a reunião cívico-espiritualista de sexta feira, 30, a que esteve presente grande número de assistentes, militantes locais e de outras Casas, procedentes de Porto Alegre, Palmeiras das Missões, Santa Maria, São Sepé, Capão do Leão, Florianópolis e São Paulo.

A reunião transcorreu com muita vibração espiritual. Ao final teve início a reunião cívica, em que discursaram, além do presidente Gilberto Silva, o presidente da Casa aniversariante, Clair Maiche, e o representante regional, Vilson Vieira.

Clair Maiche destacou a trajetória do Racionalismo Cristão em Pelotas, iniciada por Catulo de Mattos, filho de Luiz de Mattos. Os presidentes Oracilio Caldas e  Mozart Camacho deram sequência, agradecendo o empenho dos militantes e colaboradores, que sem isso, nada seria possível realizar.

Vilson Vieira ressaltou o importante trabalho que está sendo feito na filial Pelotas, parabenizando a todos e concitando que sigam em frente para o bem geral. Gilberto Silva fez um relato desde o tempo de sua juventude, das estórias que ouvia relativas a Pelotas, após descreveu a ação de Antonio Cottas  quando houve a inauguração da sede, e a dedicação de Mozart Camacho frente a filial.

Após o encerramento da reunião, foi apresentado um vídeo com base em trabalho de pesquisa elaborado pela bibliotecária Liana R. Machado, e pelos militantes Gilberto Cunha, Solange Camacho e Rosinha Fuentes, contendo  fotos das Casas, onde Catulo de Mattos,  Oracilio Caldas e Mozart Camacho  praticaram o Racionalismo Cristão, antes da  inauguração da atual sede. Fotos que registram a presença de visitantes procedentes de vários lugares.  Antonio Cottas aparece feliz, ladeado por Mozart Camacho e muitos outros, que somados, lotaram o auditório da Casa. Em conjunto com as fotos ouvia-se  áudio narrativo da história do Racionalismo Cristão em Pelotas.01