Não importa de onde você vem, e sim aonde você quer chegar

Não era o tema, porém se transformou no mote das conversas e dominou o espírito dos participantes do 4º Encontro de Jovens da Filial Sorocaba (São Paulo) do Racionalismo Cristão, realizado no Sítio Capuavinha, de 12 a 14 de outubro: “Não importa de onde você vem, e sim aonde você quer chegar”.

O evento teve grande apoio das filiais Tatuí, São Paulo e Butantã, valendo-se do grande esforço e planejamento da Filial Fernandópolis. Participaram também o Sr. Derso e sua filha Eugênia, assistentes da Casa-Chefe.

O encontro começou com uma sensacional dinâmica de apresentação e acolhimento realizada após o almoço da sexta-feira (12), a qual facilitou a realização do intenso programa com muito sucesso e acima de tudo com muito respeito entre todos. O programa incluía atividades físicas, caminhada, piscina, bate-papo etc..

À noite, o presidente da Filial Ilha de São Nicolau, Cabo Verde, querido amigo Herculano Cruz, dirigiu magnífica reunião espiritualista, transmitindo valiosas mensagens de perseverança, amor próprio e gratidão.

Durante duas horas ocorreu uma roda de ”papo cabeça”, com perguntas dos jovens e respostas de quatro orientadores da filosofia racionalista cristã. Os jovens surpreenderam com a alta complexidade e interesse nas perguntas. Por exemplo: “Por que os pensamentos positivos e as irradiações não evitam cem por cento a influência de espíritos inferiores?” “Como mostrar para os jovens o conhecimento de si próprios para o enfrentamento das dificuldades e obstáculos?” Todos demonstraram grande interesse neste tipo de dinâmica.

Também durante o “papo cabeça” ocorreu uma roda de discussão sobre encontros de jovens de forma geral, entre os militantes que estavam trabalhando na organização do evento. O encerramento do evento, feito pelos jovens, foi fortemente marcado por uma música que eles criaram durante o Encontro:

UNIÃO

Aprendemos a elevar os nossos pensamentos e respeitar ao próximo

Sairemos melhor do que chegamos

Aprendemos que o coletivo é melhor do que o individual

Que errar é humano e aprender com a passagem e o foco é essencial

Abertos a um novo mundo

Unidos e encorajados a mudar

Até porque no fundo no fundo foram capazes de nos aproximar

Aqui chegamos com pouco para lhes dar

Com empenho aprendemos o sentido de amar, de amar

Não importa de onde você vem, e sim aonde você quer chegar.