Dia da Espiritualidade será celebrado em todas as Casas do RC

No próximo dia 26 de janeiro, o Racionalismo Cristão completará 109 anos de fundação. Na véspera do aniversário, por ser uma sexta-feira e dia de reunião pública, será comemorado em todas as casas racionalistas cristãs o Dia da Espiritualidade, como ficou convencionada essa importante data para os racionalistas cristãos de todo o mundo.

Vemos com grande satisfação e, ao mesmo tempo, muita responsabilidade o crescente número de pessoas interessadas em conhecer e praticar os ensinamentos defendidos e divulgados pelo Racionalismo Cristão. Acreditamos que seja por sua simplicidade e, também, pelos excelentes resultados que proporcionam àqueles que querem disciplinar-se e viver de forma metódica, objetiva, mas produtiva, no sentido de alcançar com maior rapidez a sua evolução espiritual, pois isso se dará de forma natural e efetiva, à medida que as pessoas se harmonizarem consigo mesmas, olharem para dentro de si mesmas, identificarem e corrigirem seus hábitos e costumes que entenderem ser necessário, à luz dos princípios da filosofia racionalista cristã.

Dentro desses princípios para um viver simples, destacamos as recomendações do Racionalismo Cristão para que fortaleçamos a nossa vontade para a prática do bem; identifiquemos, para que possamos repelir, os maus pensamentos e façamos bom uso do livre-arbítrio; cultivemos pensamentos elevados em favor dos nossos semelhantes, não desejando aos outros aquilo que não queremos para nós; nos esforcemos para auxiliar as pessoas, quando os meios e a oportunidade o permitirem, mas não devemos contribuir para sustentar a ociosidade e os vícios de ninguém; devemos ter consideração pelo ponto de vista alheio, principalmente quando manifestado com sinceridade; tudo façamos para combater a maledicência; eliminemos do hábito comum a discussão acalorada; cultivemos o bom humor; sejamos comedidos no falar, vestir, trabalhar, dormir alimentar e recrear; nos dediquemos integralmente à segurança e estabilidade do lar e apuremos ao máximo o sentimento fraternal da amizade para com as pessoas de bem, com a finalidade de intensificarmos a corrente harmônica afim do planeta, em benefício de todos.

É sabido que no Racionalismo Cristão, em nenhuma hipótese, cultuamos o personalismo, mas reconhecemos a dedicação e esforço dos fundadores da filosofia, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, que não mediram esforços, mesmo com grandes sacrifícios, para nos legar esses ensinamentos excelsos, embora simples, insistimos. Luiz de Mattos abominava a vaidade e não admitia elogios fáceis. Jamais permitia sequer que as pessoas lhe agradecessem pelo bem recebido, pelos problemas resolvidos e pela saúde física e mental recuperada, pois sabia que fazer o bem era dever espiritual a ser cumprido silenciosamente.

Recentemente, publicamos uma orientação de Luiz de Mattos, embora tenha sido transmitida há muito tempo, mas que continua atualíssima, sobre o tema vaidade e a prática do bem. Senão, vejamos: “Então, por que tanto orgulho, tanta ostentação e vaidade? As pessoas devem pensar bem, raciocinar com lucidez e lógica sobre os fatos ao redor, para deles tirar conclusões sensatas. Devem ser, portanto, pessoas não apenas na forma, mas no fundo. De igual maneira devem acudir os indivíduos que sofrem, dar-lhes conforto e paz espiritual, mas sem orgulho, ostentação ou vaidade. Tudo que é feito no anonimato tem maior valor e anônimos devem ser todos que se propõem a suavizar os sofrimentos humanos como pessoas úteis à coletividade.”

O Racionalismo Cristão continua sua trajetória ascendente no sentido de fortalecer, esclarecer e espiritualizar os seres humanos, seja através das reuniões públicas em suas mais de 180 casas distribuídas em quatro continentes, seja através do jornal A Razão, seu porta-voz de mídia impressa, edição de livros, livretos, folhetos, através da internet, com sites, portal, vídeos, mensagens e tudo mais que promova o esclarecimento e o conforto espiritual dos seres, e todos contando com a colaboração espontânea de pessoas que, inspiradas nos dois Luízes, Mattos e Thomaz, fundadores do Racionalismo Cristão, buscam ajudar àqueles que nos procuram e, assim, contribuir para o bem-estar e equilíbrio psíquico dos seres humanos sem deles esperar agradecimentos ou mesmo reconhecimento. Porque somente o conhecimento da vida espiritual e da origem comum de todos os seres dará à humanidade condição de vislumbrar novos horizontes na Terra, através dos quais encontrará os caminhos que a levarão à sonhada paz, como resultado da fraternidade plena, afinal estabelecida entre os povos, como afirma o último parágrafo do livro Racionalismo Cristão, 45ª edição.

Portanto, nesse Dia da Espiritualidade, que será comemorado, como dissemos, em todas as casas racionalistas cristãs, a nossa palavra de reconhecimento pelo magnífico trabalho voluntário prestado por todos os militantes do Racionalismo Cristão em prol dos elevados ideais dos nossos mestres Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues.

Boa leitura!