Vontade e ação

Uma vontade forte e educada, uma ação enérgica e refletida tem indiscutivelmente importância decisiva sobre a solução de muitos problemas considerados difíceis.

Os homens de valor, que sabem querer e agir, mudam muitas vezes o curso da história, e aquilo que parecia irremediável pode tomar rumo diferente. Isso sucedeu há cerca de um ano, quando este país enveredava pelo caminho da desordem, da indisciplina e da subversão.  Tudo parecia perdido, estava mergulhado em ações degradantes, quando brasileiros dignos e patriotas ergueram-se destemidamente para salvá-lo, banindo as forças geradoras da anarquia que infestavam o ambiente.

Foi a Nação salva pelo valor, decisão e coragem de quantos, desprendidamente, sentiram a necessidade de pôr fim à ignomínia. Agiram no momento oportuno sem vacilações. Hoje desfruta-se de clima saudável, respira-se novo ar, outras perspectivas se defrontam, maior confiança no futuro.

Vive-se no período de reconstrução moral e material, já se desfruta de relativo bem-estar, não se vive mais sob a ação do pavor, da incerteza. A razão triunfou na defesa da verdade e da Justiça. Aquele sentido de amesquinhamento, de luta de classes, de intriga e de maldade cedeu lugar aos bons sentimentos. Surgiu a luz nas trevas para exercer o seu domínio há muito ofuscado.

A vida é assim mesmo, cheia de incompreensões e absurdos, principalmente no estágio de evolução que o homem atravessa. Isso mostra claramente que o caminho a perlustrar é por vezes difícil e eivado de espinhos, porque o homem é insaciável, não se satisfaz na simplicidade, quer ir além do que lhe cabe e merece, pela má condução se torna egoísta, quer neutralizar valores, quer aniquilar seus semelhantes e sufocá-los pela prepotência.

Vive-se época em que toda vigilância é pouca, pois o inimigo não dorme, investe a cada instante por caminhos tortuosos e insensatos.

Contudo, não há sombra de dúvidas de que uma aurora nova resplandece. Os sacrifícios de hoje serão recompensados. Haja cooperação e boa vontade, para que se recupere o tempo perdido e corrijam-se os erros consumados.

Somente pensamentos bons e ações elevadas, de sensatez e honestidade, poderão abrir curso a grandes realizações; é o homem que há de construir seu próprio destino, pelo trabalho e pela pecúnia, sem levar vida dissipada, sabendo viver consciente os seus deveres, procurando subir para alcançar o que é justo, porém, sem desgraçar ou infelicitar alguém.

Este país, pelos homens que possui, é um grande reservatório de forças morais e espirituais, cujo valor se expressa por suas ações e no exercício de suas faculdades para fins nobres e honrados. Com vontade e ação, raciocínio e conhecimento, o progresso há que expandir e o movimento histórico de ontem marcará uma época que será escrita em letras candentes. 

Publicado em 20 de maio de 1965