Filial Vitória faz 93 anos

Com as presença on-line do presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, militantes locais e de várias Casas e amigos da filosofia racionalista cristã, realizou-se em 24 de abril,  pela plataforma Zoom Meeting, reunião cívico-espiritualista em comemoração aos 93 anos de fundação da Filial Vitória (ES).

Na abertura da reunião espiritualista, Gilberto Silva destacou a importância da boa formação dos campos vibracionais, que independem da distância daqueles que o integram, mas tão somente da concentração e elevação de seus pensamentos no objetivo pretendido. Utilizando-se dos kits para reuniões públicas, transmitiu magníficos ensinamentos, e ao final leu uma orientação do Astral Superior.

Na parte cívica da reunião o militante Humberto de Souza Boato fez um relato cronológico da história da Filial, compartilhado a todos os participantes com ilustrações de memoráveis fotos.

A Sra. Lucy Gonçalves da Costa, a primeira oradora, relembrou “as dificuldades enfrentadas pelos nossos mestres Luiz de Mattos e Luiz Thomaz ao implantarem o Racionalismo Cristão na Terra em uma época de tanto desconhecimento sobre a vida espiritual” e enalteceu “a coragem e desprendimento dos continuadores Antonio Cottas e Humberto Rodrigues, que também enfrentaram muitos obstáculos”. Sobre o momento atual discorreu “a mestria e amor à causa com que o atual presidente do Racionalismo Cristão vem conduzindo a Filosofia, apesar dos desafios da atualidade, unindo todas as Filiais mundo afora”.

O presidente da Filial Marília, Nelson Ferreira da Costa Filho, assíduo palestrante na Filial Vitória, destacou que não é fácil manter uma Casa aberta por 93 anos, e atualmente estamos trabalhando, por meio das reuniões públicas a distância, que nos proporciona atingir longínquas distâncias antes inimagináveis, aproximando as pessoas aos princípios norteadores de nossa Filosofia”.

O presidente em exercício da Filial Cachoeiro do Itapemirim, Antônio Carlos de Carvalho, também exaltou o trabalho presidente do Racionalismo Cristão nesse atual momento de pandemia com a utilização da internet na divulgação dessa filosofia espiritualista. Também ressaltou a transição pela qual passa a Filial Vitória, cujo presidente, Wilion Fernando Boato, ainda com muita vitalidade, indicou o militante Humberto de Souza Boato para ser o presidente em exercício da Filial.

Wilion Fernando Boato encerrou a parte dos oradores: “O racionalismo Cristão vem explanando princípios que fortalecem, esclarecem e espiritualizam as pessoas que se propõem a estudá-los e a segui-los, colocando-os em prática. No seu código de princípios, o Racionalismo Cristão coordenou as linhas mestras de uma conduta nos postulados espiritualistas, de maneira simples e acessíveis para que sejam adotados por todos aqueles que realmente desejam viver uma vida nova, e a candidatarem-se a ingressar em campos mais elevados de evolução”.

Terminou agradecendo aos participantes: “Parabéns a todos os racionalistas cristãos por suas conquistas e a dedicação ao trabalho, nesta Filial. Vejo e percebo que nutrem o interesse em se engajarem, cada vez mais, na Filosofia, demonstrando terem a vontade desprendida. Nossa Filosofia precisa de pessoas que, além do conhecimento espiritualista, tenham consciência de que o objetivo das reuniões presenciais ou a distância realizadas nesta Filial é ajudar e beneficiar a humanidade.”

Em suas considerações finais, Gilberto Silva relembrou: “João Gomes deu sua alma à Casa de Vitória, para  que ela fosse erigida, fazendo um trabalho magnífico como fez em tantas outras Casas mundo afora, sendo assim fonte de inspiração para todos nós, porque ele seguiu os passos de Luiz Thomaz, mas sem jamais se esquecer de Luiz de Mattos”.  O presidente fez também um preito de gratidão ao responsável técnico de construção da Casa, engenheiro civil  Airton José do Carmo, que foi responsável pela supervisão de várias casas racionalistas cristãs, com muita dedicação e trabalho, sendo inclusive fundamental na reforma da Casa-Chefe por ocasião do rebaixamento do estrado.

Gilberto Silva comentou a utilização da tecnologia digital na divulgação do Racionalismo Cristão, que não foi por acaso antecipada. Enalteceu as Casas que abraçaram essa ideia e exortou aos dirigentes gerais que deem continuidade a essa nova modalidade de comunicação, que conduzam o processo, remetendo a uma frase do fundador da Filial Marília (SP), José Ferreira da Costa: “nada resiste ao trabalho”.