Força de vontade, partida para vencer a depressão

Na sequência de nossos estudos sobre a depressão à luz da espiritualidade, dizemos que o esclarecimento espiritual é a pedra angular que fundamenta nossas reflexões sobre as questões dos transtornos psíquicos para que, despertando a consciência acerca do valor e das potencialidades intrínsecas que possuem, os seres humanos se fortaleçam para superar a depressão. Estamos convictos de que a liberdade que advém da consciência esclarecida, conjugada com o uso adequado do livre-arbítrio, conduz à vitória sobre as desilusões, as ansiedades e os complexos de ordem psíquica.

Sabemos que a saúde psíquica não se constrói por meio da acumulação de conhecimentos e observações teóricas, nem pelo uso contínuo de medicamentos psiquiátricos. Ela resulta, antes, da firme disposição em substituir pensamentos e sentimentos inadequados por outros que sejam positivos e elevados, e do equilíbrio nas decisões, do amor ao trabalho, da disciplina no viver e do cultivo das virtudes. A absorção desses valores espirituais não pode dissociar-se de nenhum tratamento que tenha por objetivo o equilíbrio emocional e psíquico: é inviável a compreensão dos transtornos nessa matéria sem que se evidencie sua relação com a espiritualidade.

Tal é a importância de relacionarmos a lucidez e a vivência de valores transcendentes com a vitória sobre o estado depressivo, que podemos afirmar que sem a consciência da espiritualidade, presente na essência de todo ser humano, os tratamentos empregados nas patologias psíquicas são superficiais e, não raras vezes, ineficazes. A onda de materialismo presente em praticamente todas as camadas da sociedade, influindo na formação de gerações que se movem mais pelo desejo de possuir bens e experimentar novas sensações do que pela vontade de autoaprimoramento e convívio fraterno, desemboca num oceano de distúrbios psíquicos para o qual o indivíduo contemporâneo é arrastado. Nesse contexto, sentimentos legítimos se reduzem a interesses mesquinhos e frívolos, o amor-próprio cede espaço ao amor às coisas materiais e o ser humano é surpreendido por uma sensação de vazio existencial que engendra diversos quadros depressivos.

Sem que seja necessário entrarmos em conceituações profundas ou especializadas acerca da psicologia ou da psiquiatria, somos capazes de afirmar que a imensa maioria dos seres humanos tem plena consciência dos elementos que subtraem sua saúde física e psíquica. Quem desconhece que para gozar de melhor saúde integral terá de adotar um estilo de vida racional e equilibrado? Na verdade, aprendemos no Racionalismo Cristão que o pessimismo, os vícios, as mágoas, a preguiça e a indisciplina estão na base de um incontável número de distúrbios emocionais.

Pelo que acabamos de expor, nossos leitores compreendem que a superação da depressão e demais patologias congêneres não é tão complexa como proclamam alguns setores e que tampouco requer conhecimentos extraordinários e sofisticados, inalcançáveis para a maioria. Valorizando as próprias potencialidades, o ser humano que sofre alguma espécie de desarmonia emocional dá o primeiro passo na direção do equilíbrio psíquico. Tenha-se em mente: é a consciência iluminada pela espiritualidade que contribui eficazmente para que o ser humano se mantenha fortalecido, se recupere de um problema emocional ou consiga administrá-lo de maneira racional.

Para a superação da depressão e de distúrbios análogos, grande papel desempenha a força de vontade. O equilíbrio emocional a que todos almejam exige, objetivamente, a consciente ativação da força de vontade. Não existe depressão que resista à energia de uma vontade constante e bem direcionada. As patologias da mente, que hoje atingem incontável número de pessoas em todo o mundo, expõem, de certa forma, um flagrante desconhecimento acerca desse importantíssimo atributo espiritual.

No percurso que conduz ao equilíbrio emocional e à saúde psíquica, é imperioso que a pessoa também elimine da mente ideias improvisadas, românticas e fantasiosas acerca da vida. Viver requer coragem, abnegação, empenho, resiliência e disciplina, como destacava o mestre Luiz de Mattos. Sem essas virtudes, ninguém resiste condignamente às decepções e frustrações próprias deste mundo. Há que ter coragem para vencer a si a mesmo, pois vencendo a nós mesmos vencemos a depressão, o medo e a insegurança.

O esclarecimento espiritual proporcionado pelo Racionalismo Cristão somado à sua disciplina fortalecedora da alma produzem um imenso benefício ao ser humano, principalmente no atual momento histórico, repleto de problemas socioeconômicos e psicossociais ensejadores de desequilíbrio emocional. Contudo, o progresso e o alcance prático no conhecimento espiritualista exigem, por assim dizer, vigor de pensamento e ânimo resoluto – colunas mestras da saúde psíquica.

Queremos, ainda, destacar uma importantíssima virtude, um tanto desprezada em tempos de relacionamentos agitados e superficiais: falamos da paciência. Detendo-nos sobre seu significado, compreendemos o quanto ela é necessária para lidarmos com a depressão. Muitas pessoas exigem pronta resposta ao iniciar um tratamento contra a depressão; é por isso mesmo que insistimos na necessidade de paciência. A superação do problema se circunscreve a um processo que varia de pessoa para pessoa e sobre o qual incide uma variada gama de fatores que foge à previsão do próprio indivíduo.

Desejamos a todos que se dedicam ao estudo sério da espiritualidade que absorvam de nossas linhas subsídios capazes de auxiliá-los a consolidar o conhecimento de que possuem uma essência espiritual indestrutível e de que, por essa razão, são capazes não só das maiores realizações, como também da manutenção de uma personalidade estável, serena e produtiva, livre portanto da depressão, por meio do contato renovado com os valores da transcendência defendidos pelo Racionalismo Cristão.