Formação do caráter

Caruso Samel, escritor, militante da Filial Butantã (SP).

Não há dúvida de que a desordem moral e ética da sociedade é um reflexo da má formação do caráter pelas famílias das crianças desde o seu nascimento, quando o espírito recebe um novo corpo – o corpo físico, de cuja construção foi o artífice, e recebe, também, um nome próprio e de família. O novo ser contém latente no seu âmago os atributos e carrega no corpo fluídico as faculdades de que vai precisar para realizar as funções próprias da vida na Terra. Daí em diante, enquanto na Terra viver como ser humano, ele constituirá um indivíduo e o espírito será a sua alma. É uma vida nova com experiências novas.

Os atributos mais as faculdades caracterizam as ações do indivíduo como ser humano em prol de sua evolução. Esses fatores – atributos e faculdades – constituem o acervo espiritual do indivíduo e precisam ser trabalhados pelos pais para conviver em família e na sociedade em que se inseriu. Ele está preparado de modo latente, mas não está pronto ainda para relacionar-se moral e eticamente com os familiares e com a sociedade. A partir do nascimento até aos três anos, a criança precisa ser acolhida com muito amor e carinho por parte dos pais e outros familiares. Ou seja, ele precisa sentir-se bem amado e seguro no seio familiar. É uma fase em que ele aprende 50% do que vai precisar até aos três anos; e dos três anos até aos seis anos ele aprende mais 25% do que precisa como indivíduo. É a fase pré-escolar em que só os pais e demais familiares interferem na formação de seu caráter e de sua educação propriamente dita. Daí em diante, esse papel passa a ser exercido, também, pela escola. Daí a importância do relacionamento da família com a escola, compartilhando informações continuamente sobre o seu comportamento e aprendizado da criança. Esse acompanhamento é de fundamental importância.

A formação do caráter engloba, portanto, o aprimoramento dos atributos e o bom uso das faculdades como elementos básicos para alcançar a evolução que foi programada pelo espírito, principal razão para as etapas sucessivas de existências físicas do espírito na Terra. Cumprindo os seus deveres com acerto e bom-senso, o indivíduo, em cada existência, alcança maior firmeza e retidão de caráter e, consequentemente, de evolução espiritual. É o que o Racionalismo Cristão denomina de amadurecimento espiritual, abrindo caminho para mais rápida ascensão do espírito aos campos mais elevados da espiritualidade.

Ensinando hábitos positivos. É de bom senso que os pais reconheçam a importância do amor e carinho dedicados aos seus filhos. São sentimentos naturais e poderosos que abrangem a forma de tratá-los, como também enchem de vibrações positivas que impregnam todo o ambiente. As crianças sentem essa energia positiva de maneira peculiar e a absorvem naturalmente como algo que lhe é prazeroso. O contrário também ocorre quando a criança vê e sente um tratamento grosseiro e mal educado entre os pais ou quando recebem repreensão injusta de seus pais. É por isso que se diz que o exemplo fala mais alto ou o comportamento dos pais serve de exemplo e inspiração para os filhos. Melhor que isso é quando os pais reconhecem que são não só verdadeiros amigos de seus filhos, mas sobretudo seus educadores, construindo com eles um ambiente rico de brincadeiras e experiências prazerosas.

O papel dos pais. O relacionamento entre pais e filhos precisa ser respeitoso durante todo o tempo, mesmo durante as brincadeiras, e os pais devem servir de modelo mediante o estabelecimento de regras de convivência e obediência, em que as crianças reconheçam espontaneamente a função modeladora e educadora dos seus pais. Nesse sentido, os pais são mais que amigos de seus filhos, são verdadeiros educadores e têm ascendência natural e inspiradora sobre eles. É preciso criar elos e substituir a necessidade eventual de castigo por respeito e camaradagem entre pais e filhos. Eis como atingir esse objetivo:

  • Rotina: A maneira mais eficiente de conseguir isso é através da repetição de conceitos e atividades que alternem aprendizado, educação e lazer, criando para isso uma rotina de afazeres.
  • Cooperação: O trabalho de casa é penoso e cansativo, principalmente para as mães. Elas precisam ensinar os filhos a participar deles na justa medida de suas necessidades, tais como arrumar suas camas e quartos ao acordarem, varrer a casa, enfim, tudo que for leve e possível, participando da organização do lar. Isso serve de base e compreensão para conviverem em sociedade quando se tornarem adultos.
  • Honestidade: Esse sentimento de valor moral é fundamental na vida das pessoas, sendo necessário incuti-lo desde tenra idade nas mentes das crianças.
  • Justiça: é essencial ensinar e firmar no inconsciente das crianças esse valor moral e ético em todas os momentos, pois ele representa dar a cada um de acordo com seu merecimento. Associado à justiça está o sentimento de respeito ao semelhante.

Como corrigir o mau-caráter. Mau-caráter, ao contrário de bom-caráter, é a pessoa que não tem educação e se comporta contra os sentimentos morais e éticos adotados pelas sociedades e suas leis e regras de convivência. Para reconhecer a pessoa de mau-caráter é só observar que ela é desrespeitosa e não se comporta educadamente na maioria das situações de convivência. E como comportar-se ao se envolver com pessoas de mau caráter? Para isso, observe essas regrinhas:

  • Acalme-se e tente dialogar.
  • Seja respeitoso com quem dialoga,
  • Mantenha o controle de si mesmo em alta.
  • Defina uma distância segura para evitar ser agredido.
  • Não se deixe contaminar pelas atitudes com quem dialoga.

Conclusão. Lembre-se que os espíritos assumem um corpo humano para evoluir e que existe uma gama muito grande de espíritos com diferentes graus de evolução necessitando aperfeiçoar-se, principalmente mediante relacionamentos com os que lhe são diferentes, e o mundo-escola Terra é o local propício para conseguir esse desiderato. Prepare-se para essa sábia aventura acordando para a espiritualidade prodigalizada pelo filosofia do Racionalismo Cristão.