Foi verdadeiramente uma grande festa a comemoração do 41º aniversário de fundação e o 10º da sede própria da Filial Lisboa do Racionalismo Cristão, realizada em 27 de junho via internet, conforme orientação da sede mundial do RC às casas racionalistas cristãs, para efetivarem a distância suas reuniões, face a pandemia da Covid 19.
A presidente da Casa, Maria do Céu Sousa, assim saudou os mais de 250 participantes: “É deveras muito emocionada que dirijo a palavra a todos os amigos, desejando uma muito boa tarde com muita saúde e boa disposição ao estimado presidente internacional do RC, Gilberto Silva, aos presidentes das Casas RC, militantes e amigos que se fazem presentes“ a essas comemorações.
A reunião foi iniciada com apresentação de fotografias,entre elas a da mesa do estrado, ao centro o Dr. Antonio Joaquim Madeira Pina, presidente da Filial Porto, especialmente convidado pelo presidente da nova Filial Lisboa, Francisco Gomes de Abreu, para presidir a solenidade inaugural.
Adiante, Maria do Céu destacou que 2020 é um ano que ficará marcado em todo o mundo por haver obrigado a humanidade recolher-se a seus lares em confinamento. “Mas o Racionalismo Cristão, essa filosofia espiritualista fundada pelos Mestres Luiz de Mattos e Luiz Thomaz”, afirmou, “continua cada vez mais firme e com mais dinamismo. As intuições superiores chegam incessantes à Casa-Chefe, com o nosso presidente Gilberto Silva a encontrar soluções adequadas aos tempos atuais. Assim, através da utilização das novas tecnologias, estivemos reunidos, amigos racionalistas cristãos de todo o mundo, incentivando-nos e encorajando-nos com suas palavras de carinho e amor espiritual, podendo sentir, uns e outros, o abraço amigo e fraterno, com muita emoção, mesmo virtualmente”. Após a abertura da reunião pela presidente Maria do Céu, seguiram-se discursos.
O presidente da Filial São João da Madeira, Luís Barbosa, saudou a Filial Lisboa com o poema de sua autoria O tempo vestido de memória, que declamou com eloquência.
O representante regional, Lino Santos, recordou a grande afinidade espiritual entre Francisco Gomes de Abreu e Maria de Oliveira, em Luanda, chegando a ficar na Presidência da Filial Luanda após o falecimento de Maria de Oliveira. Lembrou que, além da fundação da Filial Lisboa, Francisco Gomes de Abreu incentivou a abertura de mais duas casas racionalistas cristãs: uma em Lausanne, Suíça, e outra em Aveiro, Portugal.
O diretor tesoureiro na Filial São Paulo e membro da Diretoria de Ação Doutrinária da Casa-Chefe, Wilson Carnevalli Filho, em resumo, lembrou, com emoção, como foi marcante o ano de 2010, devido ao centenário da filosofia racionalista cristã, e como foi importante a visita aos pontos históricos da Filosofia em Portugal, com o tour organizado por Luís Barbosa. “Tivemos a oportunidade de assistir à reunião de encerramento da sede antiga da Filial Lisboa, numa segunda-feira, e a primeira reunião na sede nova, na terça-feira seguinte, uma reunião magnífica de desdobramento, com uma corrente muito forte”, afirmou.
O diretor-geral da Filial Santos (SP) afirmou: “Em nome da Filial Santos, parabenizo os militantes da Filial Lisboa e sua dirigente geral, Maria do Céu, pela comemoração. Um sonho comum foi realizado quando fizemos o curso Atributos do espírito na Filial Lisboa. Momentos inesquecíveis passamos na reunião cívico-espiritualista, nas palestras, no almoço de confraternização, juntamente com Gilberto Silva, Nemécio Perez, Júlio Nascimento, e durante a semana nas reuniões espiritualistas públicas e particulares. Uma amizade construída para sempre, continua com o intercâmbio, com as reuniões a distância, às quartas-feiras, orientadas em Santos por Maria do Céu, e em Lisboa, por Jorge Fares. Estas as palavras do diretor-geral da Filial Santos (SP), Jorge Fares.
Representando os militantes da Filial Lisboa, D. Violante lembrou haver conhecido Maria do Céu no dia da inauguração da sede própria, há 10 anos, e hoje agradece: “Obrigada, sra. presidente, pelos exemplos que nos dá, para levarmos avante o Racionalismo Cristão.