Há 112 anos um homem dava ao mundo uma nova filosofia

“Amigos, hoje é um dia comemorativo. Trata-se de uma data de intensa alegria espiritual, não somente para todos os membros de nossa comunidade, mas também para todos aqueles que reconhecem a abrangência e a amplitude da vida. De fato, alegramo-nos duplamente, pois comemoramos a um só tempo o aniversário de 112 anos de fundação do Racionalismo Cristão e o Dia da Espiritualidade.

A celebração desses dois eventos em uma mesma data não é sem razão, haja vista a identidade substancial que ambos têm em si. Aproveitemos este momento de enriquecimento espiritual e elevemos nossos pensamentos auxiliados pela sublimidade e suavidade da harmonia que este dia nos proporciona.”

Assim o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, iniciou sua mensagem aos racionalistas cristãos de todo  o mundo e a quantos o acompanharam pela Rádio A Razão na cerimônia comemorativa dos dois eventos. Na abertura da celebração, este ano de volta à reunião presencial, foram exibidos vídeos e slides sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Racionalismo Cristão.

Antes da palavra do presidente, o diretor-bibliotecário da sede mundial do RC, Jefferson Cunha, dissertou sobre a persistência de Luiz de Mattos em divulgar seus estudos sobre a vida e os princípios filosóficos do Racionalismo Cristão, desde suas palestras no Sindicato dos Comerciários, de grande frequência, e artigos em jornais, até a fundação de seu próprio jornal, A Razão, juntamente com Luiz Thomaz.

O lançamento desses princípios, lá em 1910, não gerou tão somente simpatia e gratidão, mas pela natureza dos conhecimentos e pela abrangência, pelo alcance que tinham, gerou gritas para os antagonistas que, de alguma forma, se sentiram desequilibrados de um pedestal que foi erguido por ilusões, por informações confusas e líquidas e que se precipitaram de certa forma a combater, a agredir e a ofender. Tudo isso contra aqueles que se propunham tão somente difundir uma Filosofia que traria o bem para a humanidade.

Paralelamente à publicação de artigos, Luiz de Mattos começou a desenvolver as Conferências sobre Ciência e Religião. Externava suas ideias com a maior elegância, com a maior polidez, com a sapiência de quem estava de fato imbuído de fazer o melhor.

Luiz de Mattos, com a firmeza da aliança profícua com Luiz Thomaz, com a sua inteligência, conseguiu fazer com que ao longo de todo o período em que esteve à frente do Racionalismo Cristão, de 1910 até 1926, pudesse diminuir um pouco aquela agressividade.

Meus amigos, fazer o bem não é tão simples. É necessário trazer uma bagagem espiritual, ter convicção de que vale a pena ser bom, de que compensa praticar o bem. E Luiz de Mattos, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues, assim como Gilberto Silva, jamais abriram mão de transmitir essa firmeza a cada um de nós, militantes, de que sempre, sempre devemos voltar nossas ações para o bem comum.

Então, Luiz de Mattos teve um jornal à sua disposição, teve reuniões públicas, teve conferências para que pudesse fazer a divulgação, a explicação daquilo que ele estava propondo às pessoas. E esta é uma história de 112 anos.

Aniversário sempre lembra homenagens. Nossos líderes espirituais, as figuras de proa como Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas, Humberto Rodrigues, não precisam de homenagens, eles cumprem deveres, mas nós estamos na Terra, ainda ligados a essas reverências. Então, proponho presentearmos essas grandes figuras, até o presidente Gilberto Silva, aqui do meu lado. E o presente que nós todos podemos oferecer a eles é o seguinte: lealdade a esses princípios, fidelidade à prática de tudo que eles nos ensinam, porque somente assim vamos alcançar serenidade na nossa vida. E esta serenidade alcançada vai transmitir-se para todos que nos cercam, porque verão em nós exemplos de força, de vigor, de consciência daquilo que fazemos.