Homenagem a Lela Martins

Dentro das comemorações dos 70 anos da Filial Paul, Cabo Verde, do Racionalismo Cristão, a Casa incluiu a inauguração do busto de seu fundador, Manuel Nobre Martins, que gostava de ser chamado por parentes e amigos de Lela Martins.

O representante regional da Casa-Chefe, Antero Filipe dos Santos, destacou na cerimônia que Manuel Nobre Martins marcou sua presença física na Terra não só como cidadão de renome em nível de Cabo Verde e do mundo, como também como pessoa de fino trato com a família e amigos, que deixou exemplos por todos os cantos de Santo Antão.

Disse o representante regional: “Trabalhador incansável e laborioso, como é do conhecimento de todos, que ajudou muito no desenvolvimento e na construção deste magnífico Vale do Paul, tratando os amigos e seus trabalhadores com muito carinho e respeito, viu nascer para a alegria das comunidades desta ilha, especialmente a menina dos seus olhos, o seu esbelto Paul que muito amava e cantava com os olhos marejados de lágrimas de contentamento, demonstrando o sentimento humano que se lhe via na ditosa alma.

Ao longo da sua jornada nesta Terra das Montanhas, distinguiu-se como homem culto e de bem. Tantas vezes rodeava-se de jovens de todas as localidades que visitava e se sentia muito orgulhoso em poder transmitir-lhes a experiência vivenciada nestas ribeiras e majestosas montanhas, demonstrando-lhes a faceta da vida que eles, jovens, teriam de percorrer, para que tivessem um mundo mais fraterno e igualitário, esteado em princípios nobres, aliás nobre ele já o era de sobrenome.

E esta ciência do saber, amigos, consubstanciada nesses ensinamentos, está dando os seu frutos sazonados, basta ver com alegria como as pessoas idosas e jovens dessas várias e verdejantes ribeiras acodem com muito sacrifício, percorrendo quilômetros e quilômetros, frequentando as reuniões públicas de limpeza psíquica nesta majestosa casa racionalista cristã, que ele legou à posteridade, contando com efeito com a colaboração dos distintos companheiros da Doutrina, entre eles esta senhora lutadora aqui presente, companheira de toda hora, nas amarguras e na alegria, D. Arlete Lima.

Por isso, amigos, o busto que se está inaugurando hoje neste maravilhoso recanto de Santo Antão simboliza o corolário de uma obra feita com muita dedicação e amizade por quem deixou marcos indeléveis na sua última passagem por este mundo, as quais jamais serão apagados pela aragem do tempo.

Muitos parabéns aos mentores desta surpreendente iniciativa, que, em conjunto, manifestaram esta que foi a melhor forma de tributar ao grandioso espírito que na sua última passagem por este planeta deixou rastros luminosos com sua eloquência, dignos de ser copiados por todos, para uma vivência salutar postulada nos sãos ensinamentos e princípios do Racionalismo Cristão.” 

Mais que um ato de justiça. O presidente da Filial Ilha de Santo Antão, Feliciano Domingos do Rosário, assim se dirigiu aos presentes: “Estamos aqui reunidos para homenagear a figura do fundador do Racionalismo Cristão no Paul e Santo Antão, Manuel Nobre Martins. Também comemoramos a data simbólica dos 70 anos da implantação do Racionalismo Cristão nesta querida Ilha de Santo Antão.

Homenagear Lela Martins é não só fazer justiça como também eternizar a obra de um incansável espírito que ao longo da sua existência física muito se dedicou a esta grande causa, o Racionalismo Cristão.

Homem convicto, corajoso e determinado que venceu muitos obstáculos para que a semente plantada neste solo do Paul pudesse germinar, crescer e dar frutos. Passados 70 anos, podemos afirmar com toda a convicção que valeram a pena os esforços, porque os resultados estão à vista de todos, mesmo daqueles que nunca cá puseram os pés, porque os trabalhos realizados dentro das casas racionalistas cristãos extravasam os limites físicos das Casas para se projetar no Universo.”