Inteligência espiritual, capacidade de equilíbrio da razão e emoção

Até meados do século XX só o QI (quociente de inteligência) era utilizado como parâmetro de inteligência de um indivíduo, mas em 1995 o autor Daniel Goleman escreveu o livro Inteligência Emocional demonstrando que não adianta o ser humano ser um gênio se não consegue controlar suas emoções. Nesse livro o autor ressalta que esse quociente dá ao indivíduo a capacidade de identificar os próprios sentimentos e o dos outros e assim modificar e gerir bem as emoções interiores, propondo o desenvolvimento de cinco habilidades, a saber:

  1. autoconhecimento;
  2. controle emocional;
  3. automotivação;
  4. empatia; e
  5. habilidade em relacionamentos interpessoais.

A inteligência emocional é o maior responsável pelo sucesso porque diminui os níveis de ansiedade e estresse, propicia maior empatia com o próximo, melhora a tomada de decisões e garante maior autoestima e autoconfiança. Quantas vezes se presencia indivíduos em cargos de poder com falta de controle interior, falando o que não deve, se alterando, criando assim um ambiente hostil, onde as pessoas temem o superior, mas não o respeitam. A pessoa que ocupa cargo de chefia precisa aprender a dizer “não” de tal forma que seu subalterno saia aceitando a situação sem revoltar-se, compreendendo o porquê da recusa à sua solicitação.

Nesse contexto analítico ressaltamos a importância dos princípios do Racionalismo Cristão, que são como um manual de vida para que a pessoa, estudando essa filosofia, entenda que existem situações que podem ser evitadas.

Pensando em tudo isso me veio à mente falar sobre inteligência espiritual sem nem imaginar que esse tema, além de existir desse o início do ano  2000, é já motivo de pesquisa da cientista Dana Zohar, que escreveu o livro Spiritual Quotient (Quociente espiritual), sendo classificado como a inteligência da alma, a busca de sentido. Assim, a autora demonstra que o QS aumenta os horizontes e torna o ser humano mais criativo, é uma inteligência que impulsiona e está ligado à necessidade humana de ter propósito de vida e nada tem a ver com religiosidade.

Portanto, existem três graduações para a inteligência humana: o Q.I. (inteligência Intelectual), que verifica as capacidades cognitivas de um sujeito, avaliando seu grau de inteligência e permitindo ao homem realizar um pensamento racional; Q.E., em que o emocional permite realizar o pensamento associativo, reconhece emoções e propicia o controle da mente e das reações, propiciando o equilíbrio entre razão e emoção.

A Inteligência Espiritual é a capacidade do ser humano equilibrar sua razão e emoção de acordo com seus valores e crenças e assim encontrar o seu propósito de vida.

O Racionalismo Cristão propõe o esclarecimento, a autocrítica diária para eliminação das tendências negativas, o desenvolvimento da paciência e tolerância na compreensão de que o planeta Terra, sendo um mundo-escola, abriga espíritos de diferentes graus evolutivos que estão fazendo sua evolução através de múltiplas existências. Desde sua codificação essa filosofia demonstra que um ser humano bom é superior a um ser inteligente por ser mais humano e possuir compreensão mais real das fraquezas e dos recursos humanos, sentindo no Eu espiritual a existência da Força do Universo.

Existem ainda para ser avaliado, os espíritos que perdem sua vida física e por falta de esclarecimento e total apego à matéria se mantêm presos ao ambiente terreno sendo atraídos pelos seres humanos incautos que, por desconhecer totalmente a vida espiritual, começam a sofrer a interferência desses espíritos, momentaneamente classificados como astral inferior, que se aproveitam da mediunidade intuitiva para incutir ideias absurdas e disparatadas, assim como são captadas as redes de Wi-Fi disponíveis nos ambientes, também essas energias serão automaticamente ligadas aos indivíduos, aumentando a raiva e o descontrole existentes.

O maior desafio do espírito é o domínio de si mesmo; saber controlar os pensamentos, sentimentos e emoções é uma luta que se trava sem tréguas no dia a dia, e com esse autocontrole e pensamentos, as Forças Superiores serão as que intuirão para o processo evolutivo sem deslizes desnecessários.

Um breve resumo para se desenvolver as inteligências humanas para o intelecto, o estudo para a emoção e o espírito sadio ter pensamentos positivos, aprimorar o autoconhecimento, ser humilde, ter compaixão, rever os valores considerando o coletivo, viver o presente removendo o peso do passado, espalhar atitudes de esperança, sempre perguntar o que se está aprendendo com as experiências da vida sejam elas positivas ou negativas.

Conhecimento é poder, estudem o Racionalismo Cristão e empoderem-se, não existe evolução sem princípios onde se apoiar.