João Gomes, muito obrigado!

No início da tarde do dia 9 de julho, último, recebemos a triste notícia do falecimento do nosso querido amigo e vice-presidente do Racionalismo Cristão, João Baptista Cotas Gomes. Primeiramente, procuramos transmitir conforto a seus entes queridos, Sra. Maria Tereza sua esposa, Ronaldo seu filho e sua nora, Fernanda. No dia seguinte, tivemos a oportunidade de dizer algumas palavras em homenagem a esse grande homem que não mediu esforços durante toda sua vida para cumprir com os seus deveres perante à família e o Racionalismo Cristão. E assim nos pronunciamos:

“Bem amigos, em nome da família de João Gomes e em nome do Racionalismo Cristão agradecemos a presença de vocês, o apoio, o conforto, o carinho. João Gomes, aqui estamos a irradiar pensamentos as Forças Superiores para que a luz se faz em nosso espírito, para que tenhamos consciência de nossos erros a fim de evitá-los e nos fortalecer para praticar o bem. Foi exatamente isso que você fez em toda sua vida. Não há aqui, quem ti conheceu, quem teve a oportunidade de privar da sua amizade e não se lembre da sua energia cristã, mas ao mesmo tempo do seu amor inexcedível, não só à sua família, mas a todos os teus amigos. Lembrarmos da sua lealdade, da sua fidelidade, da sua atuação frente às suas responsabilidades para com o Racionalismo Cristão é muito difícil para nós, neste momento, muito poderíamos aqui dizer sobre toda a convivência que tivemos com você, o seu desprendimento em todos os aspectos, inclusive, para cargos em nossa Filosofia que você tanto amou, tanto se dedicou. Você teve como mestre seu querido tio Antonio Cottas, que não poderíamos deixar de lembrá-lo neste momento, também, não poderíamos deixar de lembrar de outras grandes figuras, sem querer comparar porque não há termos de comparação, cada um viveu a sua época, cada um teve as suas lutas, as suas dificuldades, mas você era chamado por Humberto Rodrigues, nosso querido mestre da espiritualidade, como “o meu Luiz Thomaz”, com muita justiça, era forma como ele o homenageava. Para nós, como nosso vice-presidente, você era o nosso Roberto Dias Lopes, grande personagem do Racionalismo Cristão e vice-presidente de Antonio Cottas e como outros tantos que passaram por esta delicada e importante atividade dentro da nossa Filosofia.

Hoje, antes de virmos para cá, lembramo-nos de Roberto Dias Lopes (1897 – 1967), que você tanto honrou com suas atitudes e fomos buscar as palavras que Antonio Cottas disse nesta mesma situação, ou seja, na despedida desse grande racionalista cristão no dia 22 de janeiro de 1967; e queremos fazer aqui as palavras de Antonio Cottas as nossas palavras e, ao mesmo tempo estendê-las a você, querido amigo João Gomes:

‘Aqui estão teus amigos a compartilhar a dor dos seus entes queridos, sua esposa, filhos e netos e todos os presentes, muitos que te queriam e respeitavam por suas virtudes, foste um cidadão valoroso e digno, um chefe de família exemplar, um amigo leal e sincero e um inigualável companheiro na grandiosa obra dos Imortais Luiz de Mattos e  Luiz Thomaz, nesta sua última morada passa a repousar o corpo, que serviu de carro ao imortal espírito que és, para nós tu continuas vivendo eternamente no teu mundo de luz e nós havemos de saber lembrar-te pelo cumprimento de nossos deveres, para merecermos a tua assistência espiritual e teres a certeza de que todos continuamos a amar-te e a respeitar-te, mirando sempre no espelho da tua vida honrada e produtiva, durante os longos anos que tivermos a aventura de ter-te como amigo, cresceste sempre no nosso conceito, por nós foste um grande e muito grande amigo e amigos vamos continuar a ser, porque morreu a matéria, mas vive sempre o espírito. Foste um lutador incansável, que desde o lar, a sua vida de negócios e vida social só destes exemplos de valor e honradez, como racionalista cristão eras um livro aberto em cuja as páginas todos podiam empreender, aprender e viver com a altivez e dignidade, teu caráter foi caldeado e retemperado na forja do amor ao trabalho e ao respeito ao próximo, que os filhos e netos guardarão eternamente em suas almas a tua imagem.

Roberto Dias Lopes, um símbolo de chefe de família, não foi possível servir-te por mais tempo no carro da tua alma, mas sabemos que você viveu tudo que foi possível, todos nós lastimamos, mas se aqui trouxemos o teu corpo sabemos que como espírito é eterno e eterna perdurará a amizade de todos nós. Aqueles que foram seus companheiros e amigos na obra espiritualizadora, que impulsionavas, prosseguirão nelas tendo-te sempre presente até um dia, querido Roberto!”

Querido amigo João Gomes, por mais que pudéssemos falar sobre as qualidades de sua alma e sobre os seus feitos de sua vida exemplar, sempre com simplicidade e tudo o que você representa para nós, ainda seria muito pouco diante da grandiosidade do que realmente você é. Assim, num preito de gratidão, queremos lhe dizer: João Gomes, muito obrigado!

Boa Leitura!