João Gomes, vice-presidente do Racionalismo Cristão, 86

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do vice-presidente do Racionalismo Cristão, o nosso querido amigo João Baptista Cotas Gomes, ocorrido hoje, dia 9 de julho de 2019, na cidade do Rio de Janeiro.

O Sepultamento está previsto para amanhã, dia 10 de julho de 2019, às 11h30min no Cemitério da Penitência, localizado na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307, Caju, Rio de Janeiro. Os familiares receberão o conforto espiritual dos amigos a partir das 9h na Capela 1.

Com este comunicado, divulgado pelos canais de comunicação da filosofia racionalista cristã, o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, tornou público a morte de um homem que permanecerá vivo na lembrança de quantos o conheceram.

João Gomes dedicou toda sua vida à família e ao Racionalismo Cristão. Todos que tiveram o privilégio de o conhecer puderam constatar seu extremado amor à esposa, Maria Tereza Gomes e ao filho, Ronaldo. Sob sua plena supervisão, inúmeras casas racionalistas cristãs foram construídas e outras reformadas, imóveis diversos foram recuperados.

João Gomes foi diretor de A Razão de outubro/1999 a maio/2005, e com a esposa, por delegação de Humberto Rodrigues, dirigiu o Solar Luiz de Mattos por longos anos, sempre com muita eficiência e capacidade administrativa. Lealdade, fidelidade, bondade, sensibilidade, amor ao próximo e profundo e exemplar senso de responsabilidade para com o Racionalismo Cristão, eis algumas qualidades desse grandioso espírito, o nosso inesquecível João Gomes.

João Baptista Cotas Gomes nasceu em 25 de setembro de 1932. Filho de Bento Gomes e Laurinda Cotas, teve como irmãos Isabel, Conceição Ana e Antonio (gêmeo). Casou-se em 24 de abril de 1971 com Maria Tereza Costa Cottas Gomes, com quem teve o filho Ronaldo. Em 17 de janeiro de 1994 assumiu o cargo de vice-presidente em substituição a Diamantino Taveira, falecido. Em 14 de agosto de 2004, renunciou em favor de Gilberto Silva e, em 20 de abril de 2012, voltou ao cargo de vice-presidente depois do falecimento de Humberto Rodrigues. Foram incontáveis as mensagens de condolências enviadas à família, diretamente ou através da Casa-Chefe.