Sem vaidade e arrogância

Humildade é característica peculiar das pessoas espiritualmente evoluídas. Essa virtude lhes confere maior tolerância, revelando a capacidade de aceitar e compreender os erros humanos, reconhecendo, inclusive, os próprios.

Ser humilde é despojar-se de toda vaidade e arrogância, que tornam as pessoas egoístas, incapazes de estender a mão amiga aos necessitados. Juízes implacáveis dos atos alheios, tudo criticam e a todos condenam. Se também forem prepotentes, são capazes de atos violentos, porque desprezam os semelhantes ao perderem o respeito pela vida humana.

A humildade que engrandece o caráter não pode ser confundida com subserviência, que é uma fraqueza espiritual. As pessoas humildes não são nem se sentem inferiores a quem quer que seja, pois conhecem seu real valor, sua capacidade de concepção e realização voltada para o bem comum, construindo um mundo melhor para si e para a coletividade.

Os humildes não se curvam perante nada nem a ninguém. Ao contrário, amoldam-se às circunstâncias, pois entendem as imperfeições humanas neste mundo repleto de pompas e falsas aparências. Daí ser tão importante as pessoas lutarem contra as más tendências, vencendo-as neste planeta-escola de aprendizado e regeneração ao despertarem para a espiritualidade e respeitarem as naturais e imutáveis leis evolutivas.

Como dissemos, é preciso que os seres humanos tenham modéstia e simplicidade, sem esquecer que existem os falsos humildes, aqueles que no íntimo julgam-se superiores, embora enganem a si mesmos, pois desconhecem os valores da espiritualidade. Todos estão na Terra para evoluir espiritualmente, eliminando as imperfeições da personalidade com determinação.

A filosofia racionalista cristã está voltada para a espiritualização dos seres humanos e cada um tem sua contribuição a dar mediante o viver disciplinado, o cumprimento dos deveres, os bons exemplos e a prática do bem. É preciso tratar os semelhantes com respeito e dignidade, porque todos são espíritos em evolução neste mundo de escolaridade, todos têm algo para aprender e ensinar.