Lei de causa e efeito não é punitiva, mas educadora

O ser humano está na Terra para realizar sua evolução espiritual. Nenhum espírito sai de seu campo de estágio e chega a este mundo de escolaridade para constatar, no final da existência em corpo físico, ter fracassado na execução do seu planejamento de vida.

Por maiores que tenham sido os erros cometidos em existências passadas, a lei evolutiva de causa e efeito, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é punitiva, mas educadora, porque possibilita aos seres humanos reconhecer e eliminar do subconsciente os maus hábitos e as imperfeições ao percorrerem o amplo caminho da evolução espiritual.

Todavia, é necessário que todos conheçam o poder do pensamento, do raciocínio e da força de vontade, para o utilizar com bom senso, pois terão boas ou más consequências na medida das escolhas feitas.

Os seres humanos têm faculdades espirituais, como a do livre-arbítrio, das percepções mediúnicas, das vocações profissionais e de tantas outras habilidades escolhidas no campo de estágio espiritual justamente para dar apoio ao despontar dos atributos espirituais no planeta-escola Terra, a exemplo da vontade e do raciocínio mencionados.

Os atributos latentes ou em aprimoramento que possuem e as faculdades que escolhem ter em determinada existência são os poderosos recursos a que os seres humanos recorrem para dar início à evolução ou sequência àquela de que já dispõem, dependendo dos campos de estágio de onde seus espíritos partiram para este mundo de escolaridade e dos respectivos graus evolutivos.

A sede mundial do Racionalismo Cristão edita livros com a finalidade de esclarecer os seres humanos. A obra essencial, também denominada Racionalismo Cristão, mostra aos leitores a importância do despertar para a espiritualidade que defende. Ao constatarem que todos os seres humanos são imperfeitos, em razão dos diferentes graus evolutivos definidores dos campos de estágio espiritual a que pertencem, passam a ser mais tolerantes e compreensivos com os semelhantes, porque entenderam que a solidariedade humana é resultado de uma superior compreensão da vida.

Sendo espíritos em evolução, os seres humanos manifestam sua inteligência mediante o poder criativo e realizador que possuem. Por isso, todos devem ter um ideal de vida e por ele lutar, vencendo as dificuldades que porventura surjam. Submeter-se às duras provas do cotidiano faz parte do viver das pessoas neste mundo, para que seja testada a capacidade que cada qual tem de as superar.

As pessoas que têm a felicidade de conhecer as casas racionalistas cristãs em âmbito mundial devem aproveitar as explanações feitas pelos orientadores de reuniões públicas e os aconselhamentos recebidos dos respectivos presidentes astrais, porque são ensinamentos oferecidos com a vontade de ver os assistentes fortalecidos e esclarecidos, para que a espiritualidade se faça presente no âmago de cada um.

Quanto é belo observar lares bem constituídos, onde os familiares se entendem, se estimam e se respeitam! É de lares estruturados em base espiritualista que saem cidadãos formadores de uma sociedade sólida e digna de respeito.