Leitura de abril de 2015

A vida é como uma sala de aula

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

A maioria das pessoas sem esclarecimento espiritual não enxerga a vida como sendo uma grande sala de aula. Na escola tradicional, há diversas disciplinas a serem estudadas e suas questões resolvidas a cada lição: ora as de língua portuguesa, ora as de matemática, ora as de biologia, e por aí vai.

Quando a pessoa passa a entender o que é a espiritualidade, passa a entender também a imensa sala de aula que é a vida humana, com inúmeras questões pessoais a serem resolvidas, cada uma a seu tempo.

Sendo assim, é necessário usar o raciocínio com tranquilidade e a força de vontade intensamente, para resolver os problemas individuais sempre que apareçam, um a um, com valor e coragem, tendo consciência de que os reveses surgem para serem ultrapassados e servirem como lições de vida, e não para fugir deles.

Por não conhecerem a realidade espiritualista, muitos indivíduos acham que não são culpados pelos problemas que lhes surgem ou que não serão responsabilizados pelos aborrecimentos que criam para os outros.

No momento em que a pessoa estuda a si mesma seguindo as orientações da doutrina racionalista cristã, ela fortalece a alma com seus princípios espiritualistas e sua disciplina, passa a raciocinar a respeito de cada situação difícil por que passa. Tem consciência de que seus problemas vão ser resolvidos por ela própria, e não por entidades divinas.

Os assistentes das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs não devem pensar que chegaram a locais onde os dramas individuais são resolvidos por entes superiores e que tudo ficará bem quando voltarem para seus lares. Não, não é assim que os problemas do viver terreno são resolvidos. É necessário que se esclareçam sobre a vida espiritual, para que possam atrair o Astral Superior e seus fluidos benéficos. As intuições das Forças Superiores devem ser colocadas em prática com otimismo, de modo a superarem os reveses a contento.

Portanto, tenham consciência sobre a realidade espiritual. Não se iludam com promessas vãs, achando que divindades resolvem os problemas da vida. É preciso ter autoconfiança, é preciso entender que a solução parte de si próprios, tendo bons pensamentos, raciocínio lúcido e força de vontade.


Olhem sempre para a frente

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

A forma como o ser humano vibra os pensamentos e demonstra os sentimentos reflete o nível de sua espiritualidade. A bagagem espiritual do indivíduo é revelada pela qualidade dos seus atos. Logo, pensamentos e sentimentos conduzem ao sucesso ou ao insucesso no viver terreno.

Quem pensa bem, atrai o bem e, em geral, pratica boas ações. Quem pensa mal, o mal atrai. À medida que emite pensamentos prejudiciais a si próprio ou ao semelhante, a pessoa alimenta correntes vibratórias negativas que cruzam a atmosfera fluídica da Terra, passando a ser influenciada por forças nocivas, por ela própria atraídas.

É certo que a Terra é um planeta-escola onde interagem indivíduos de heterogênea espiritualidade. Sendo assim, não olhem tanto para trás nem para os lados, mas para a frente, sem críticas às mesquinharias humanas, pois há muita coisa com que se ocupar dentro de si mesmos, como as tendências do caráter, de modo a aprimorar os atributos para crescer espiritualmente, conquistando a felicidade possível através do cumprimento dos deveres.

Quem pratica o mal jamais terá paz de consciência, porque o espírito encarna disposto a praticar o bem, para crescer em evolução. Ao se afastar dos objetivos traçados no mundo de estágio, contrai as chamadas dívidas espirituais, que são desvios de conduta a serem eliminados do corpo fluídico a qualquer custo, mesmo que os atos negativos propiciem ilusórios ganhos materiais, pois os ganhos verdadeiros são as conquistas espirituais que levam ao progresso evolutivo.

Estudem a espiritualidade, estudem as leis evolutivas, como a lei de atração e a de causa e efeito, chegando às próprias conclusões com lucidez de raciocínio. Encarem com naturalidade os transtornos que surgem, não se martirizem com os aborrecimentos, nem deem tanta importância aos reveses, pois fazem parte do viver terreno. Não vivam com sentimentalismo exagerado, que não leva a lugar algum. Encarem a realidade da vida com otimismo, coragem e valor. Todos são força espiritual inteligente e não apenas o corpo físico que possuem. Todos têm capacidade para reagir às vicissitudes, de se levantar ao tropeçar nas dificuldades da vida, desde que tenham disciplina no viver, colocando em ação a força de vontade inata.

Portanto, nada temam, pois temores são vibrações atrativas de espíritos quedados na atmosfera fluídica da Terra, que vão influenciá-los negativamente. Reajam às vicissitudes da vida, façam bom uso do livre-arbítrio, tenham pensamentos e força de vontade voltados para a prática do bem.

Ao praticarem a limpeza psíquica diária em seus lares, irão afastar as más influências e atrair boas intuições, para que aproveitem ao máximo a existência, seguindo sempre em frente.