Leitura de abril de 2016

Desfrute do que o RC oferece

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

Podemos ser até repetitivos, mas sempre afirmaremos que o ser humano deve conhecer-se como Força e Matéria, assim como de Força e Matéria é composto o Universo, afirma o Racionalismo Cristão. No instante em que o indivíduo passa a se conhecer como espírito, uma parcela imaterial e eterna desse Princípio Inteligente a dar vida ao corpo humano, constituído de matéria densa, inerte e amoldável, ele percebe o que pode atrair para junto de si com pensamentos bons ou ruins e com formas de igual teor saídas da imaginação.

Essas vibrações espirituais se propagam como ondas e ficam registradas na matéria fluídica de que é dotado o Universo, sendo conhecidas por outros espíritos desde quando são emitidas.

Sendo assim, a pessoa precisa dirigir seus pensamentos no sentido da prática do bem. Para tanto, é necessário que se conheça por meio da autorreflexão, para entender o porquê das coisas que não dão certo em sua vida.

Quem tem a faculdade mediúnica da vidência consegue observar a abrangência e o alcance dos trabalhos espiritualistas desenvolvidos em qualquer das casas racionalistas cristãs, especialmente os da Casa-Chefe e os das filiais, quando elas reúnem as condições disciplinares exigidas para a prática mediúnica.

Em reunião pública, a pessoa esclarecida sente no âmago o fortalecimento espiritual alcançado com a limpeza psíquica, absorve os ensinamentos proporcionados pelo presidente à cabeceira da mesa do estrado e se retira do recinto revigorada com a doutrinação que ouviu do Presidente Astral da casa racionalista cristã que frequenta.

Todavia, o assistente ainda preso a maus costumes não consegue perceber de imediato os benefícios espirituais das primeiras reuniões públicas a que comparece, e continua acreditando que certas particularidades de sua personalidade são próprias do jeito dele de ser, embora elas não passem de manias.

No momento em que o assistente tem consciência de sua composição astral e física, percebe que as manias e os maus hábitos conservados em nível mental inconsciente provocam situações emocionais desagradáveis, tais como sentimentos de mágoa, desilusão e até de desamor, ao exigir afeto de quem nada recebe de sua parte.

Ao entrar em uma de nossas Casas, o assistente pode ter certeza de que ingressou em uma escola de alta espiritualidade. Caso se proponha a estudar a doutrina racionalista cristã, irá ganhar no decorrer do tempo maior evolução espiritual e mais progresso material, porque isso ele terá ao pôr em prática o que aprendeu nas reuniões públicas, ouvindo explanações de doutrinadores e espíritos do Astral Superior em suas manifestações mediúnicas, bem como ao ler os livros editados.

O esclarecido reconhece de imediato qualquer erro que cometa e o elimina do corpo fluídico com sua energia. O indivíduo espiritualmente bem assistido conquista novas amizades, pois todos gostam de sua presença. E quem não se sente bem ao lado de pessoa que sabe ser tolerante e compreensiva? Não sendo egoísta, procura dividir a própria felicidade.

Portanto, sendo o aspecto espiritual da Vida do Universo muito mais amplo do que as pessoas podem presenciar, é necessário que todas tenham consciência disso e mudem os hábitos ruins, corrigindo-os com a prática cotidiana dos princípios racionalistas cristãos e de suas normas disciplinares. Irão conquistar saúde física e psíquica, progresso material e bem-estar espiritual, como também a felicidade que merecem.


Ser corajoso não é ser agressivo

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

Coragem é virtude que o espírito precisa trazer do seu mundo de estágio ao encarnar, entre tantas outras que moldam e enriquecem o caráter do ser humano. É necessário ter coragem para enfrentar com valor, dignidade e honestidade os inúmeros problemas que a vida cotidiana apresenta.

Quando dizemos que a pessoa deve ter coragem, não é para enfrentar fisicamente alguém que se oponha ao modo como ela pensa e age, mas para compreender o semelhante como uma individualidade, com particularidades que o distingue dos demais indivíduos e atestam seu grau de evolução espiritual.

Cada indivíduo pensa de um jeito e age de maneira distinta. Compreender os semelhantes e ser tolerante, não lhes impondo a própria vontade, são atitudes de boa convivência. Errar todos erram, embora seja aconselhável errar o menos possível, para benefício da própria evolução. O ser humano tem os atributos e as faculdades espirituais como ferramentas necessárias ao enfrentamento de qualquer situação com que se depare na imensa estrada evolutiva.

Acolher o medo no âmago é marca de atraso espiritual. Medo e temeridade são comportamentos extremos, em cujo ponto médio está a coragem, para bem pensar e agir. Quem pensa bem, quem valoriza o que faz nada tem a temer, porque pensamentos valorosos e ações dignas têm poder muito maior do que as pessoas possam imaginar.

Quem age com valor e coragem não tem o que temer. O medo faz com que muitas pessoas não enfrentem situações que julgam incapazes de vencer. Ledo engano das que não confiam em si próprias, na capacidade que o ser humano tem de enfrentar qualquer situação adversa, pois a virtude da coragem aliada ao atributo da vontade resolve qualquer problema, por pior que seja, podem ter certeza disso.

Os temerosos devem esquecer o seu passado. Guardem na camada mental consciente apenas as lições aprendidas com as experiências ruins que eliminaram do nível inconsciente. O que importa é o futuro promissor cheio de coragem.

O Racionalismo Cristão sempre orientará os estudiosos da espiritualidade e a digníssima assistência das reuniões públicas realizadas em nossas Casas, no sentido de que se esclareçam, que entendam a Vida do Universo no seu aspecto amplo e construtivo, para que possam ter uma ideia lógica do Todo Universal e saibam viver com sabedoria.

Sabedoria é encarar a vida com critério, valor, equidade, coragem, dignidade, zelo, honestidade, comedimento, fidelidade, respeito, veracidade e bom senso. A pessoa que tiver essa extensa série de virtudes será portadora de caráter digno de admiração e estará espiritualmente bem assistida, pois sempre receberá eflúvios do Astral Superior.