Leitura de dezembro de 2015

Trabalhem a paciência

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

Os seres humanos precisam trabalhar intensamente a virtude da paciência. Os assistentes das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs ouvem com atenção as manifestações do Astral Superior e as explanações dos doutrinadores que as presidem. Muitos gostam do que escutam, tencionam pôr em prática as orientações, mas não têm paciência. Acham que podem modificar-se de um momento para outro, tornar-se virtuosos como num passe de mágica, o que não é possível.

As pessoas devem ter paciência, para que, paulatinamente, possam livrar-se dos maus hábitos, que são defeitos do espírito. O pouco que conseguirem será muito, o bastante numa existência, pois necessitam de muitas outras para eliminar erros entranhados no corpo fluídico.

Com suas orientações espiritualistas, o Racionalismo Cristão está implantado na Terra para ajudar os seres humanos na tarefa de acelerar a evolução espiritual com bom êxito. Temos consciência de que não é de um momento para outro, não é num instante, em alguns segundos, que vão eliminar da personalidade erros praticados em muitas e muitas existências.

Portanto, tenham paciência. À noite, antes de se deitarem para repousar o físico e recuperar a energia psíquica, procurem analisar o que durante o dia fizeram de proveitoso e o que foi prejudicial ao engrandecimento da alma. Procurem fazer disso um hábito diário, para terem sucesso no que decidiram empreender. Mas, insistimos, tenham paciência e perseverança, sem desistir dos ideais. Se a impaciência aflora, certamente irão achar que não conseguirão o que pretendem. Faltará a necessária confiança, pois não acreditam no que são capazes de realizar. É preciso que os seres humanos estudem a si mesmos, que procurem, com tranquilidade, rever o que precisam modificar. Ao fazerem isso, sentirão no íntimo a felicidade procurada no planeta-escola Terra. Muitos fazem da vida um problema imenso, mas podem modificar-se, tornando bem simples o que anteriormente achavam complexo.

Então, a evolução espiritual se processa devagar e sempre. Com paciência e a certeza de que conseguirão êxito na vida, aos poucos irão vencer as imperfeições e os males que carregam, vencendo-se a si mesmos.


Libertem-se dos fanatismos

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

Luiz de Mattos codificou o Racionalismo Cristão, doutrina que explica os chamados mistérios da vida e estabelece normas de conduta para os seres caminharem tranquilamente por este mundo. A Doutrina possibilitou ao gênero humano sair do obscurantismo espiritual em que vivia no início do século XX.

Luiz de Mattos retirou do âmago o cabedal espiritualista que acumulou durante várias existências, deixando para a humanidade uma filosofia reveladora do aparentemente obscuro mundo do transcendente. Os livros que escreveu para os estudiosos do espiritualismo e os necessitados de amparo psíquico, hoje intitulados Racionalismo Cristão, A vida fora da matéria e Prática do Racionalismo Cristão, são obras literárias essenciais para que todos tenham fácil entendimento do que seja a vida espiritual e, no caminhar terreno, tomem conhecimento das consequências boas ou más que resultam dos bons ou maus pensamentos, da influência que tem a vontade voltada para o bem ou para o mal e do uso correto ou errado do livre-arbítrio.

O viver terreno mostra variadas ocorrências inerentes à condição humana, que trazem momentos de felicidade ou de dor, de tranquilidade ou de incerteza, de decepção ou de contentamento. São idas e vindas, chegadas e partidas, conforme a maneira como as pessoas caminham pela estrada da vida. O espírito deve caminhar no sentido da evolução através da matéria física. Daí a necessidade de elas firmarem suas convicções em base sólida, como são os alicerces da espiritualidade fincados por Luiz de Mattos na Terra. É importantíssimo que as pessoas se libertem de ideias antigas e preconcebidas, de ameaças, temores e fanatismos, moldando-se ao espiritualismo divulgado pelo Racionalismo Cristão, que dá a seus seguidores condições positivas para inúmeros momentos de engrandecimento espiritual.

Para que haja evolução espiritual é necessário que as pessoas tenham vontade firme. É através da força de vontade que podem eliminar o que de ruim trazem dentro de si e leva a sofrimentos e tantas outras situações desagradáveis, inclusive prejuízos materiais. Então, é hora de os seres humanos começarem a exercer o atributo espiritual da vontade unido ao pensamento elevado. O pensamento, sendo vibração do espírito, poder espiritual, é a ferramenta mais importante que todos têm para se conectar aos campos superiores da espiritualidade, deixando para trás o sentimento do medo, pois insegurança só atrai coisas ruins. Pensamentos bem vibrados, força de vontade posta em ação e livre-arbítrio voltado para a prática do bem são atitudes firmes que conduzem ao êxito.

Portanto, a condição humana faz com que no viver terreno haja momentos bons e ruins, agradáveis e desagradáveis. Tudo que acontece às pessoas, podemos afirmar, tem o propósito de as fazer refletir sobre a vida que levam e guardar no íntimo da alma apenas o que tem real valor. Todas tiveram inúmeras existências no planeta, em incontáveis reencarnações do espírito, reunindo muito aprendizado. Então, por que não utilizar esse cabedal de experiências no viver cotidiano?

Aproveitar na atual existência o saber acumulado em vidas passadas traz não só confiança, que é parceira da vontade, como afasta o sentimento do medo, que é inimigo da determinação. Pessoas confiantes e determinadas sabem lidar com os reveses, conseguem superá-los, pois têm consciência de que na vida tudo passa.

Os vencedores trilham o caminho dos fortes, e os fortes de espírito não se deixam levar por ideias ultrapassadas. Entre os caminhos que levam à evolução espiritual sabemos que vão escolher o que o Racionalismo Cristão recomenda.