Leitura de janeiro de 2016

A vaidade desmerece o caráter

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão

Na vida, tudo tem mais valor quando é feito com simplicidade. A ostentação, a preocupação em se salientar, colocar em evidência o que faz, são atitudes que desmerecem a obra de quem a executou. O importante é trabalhar modestamente e em silêncio, sem a preocupação de aparecer, que traduz não só inteligência como sensatez. A pessoa vaidosa, se não for hoje, colhe amanhã frutos ruins de árvore mal plantada, pois a vaidade prejudica a evolução do espírito.

A vaidade é uma ilusão. Ela faz com que os seres humanos pratiquem atos censuráveis, que mostram desorientação espiritual. A vaidade é demonstrada frequentemente na vida humana, inclusive por muitos que, cumprindo suas obrigações, querem ser notados no cumprimento desses deveres. Condenamos a vaidade pois sabemos que ela desmerece o caráter.

A inteligência é atributo espiritual, não pertence à matéria, portanto. Quando o indivíduo tem oportunidade de dar expansão à inteligência e sua capacidade de concepção é evidenciada por algum feito, ele terá muito mais valia se não houve por parte do autor a preocupação com o que possam dizer de si, mas com o que produziu. O espírito quando encarna traz dons que devem ser desenvolvidos durante a existência, mas sem vaidade.

O Racionalismo Cristão aconselha às pessoas que trabalhem sem fazer alarde de suas criações, sem a menor preocupação de querer aparecer. O racionalista cristão não é vaidoso, pois não se julga superior aos demais seres. Pelo contrário, sente-se muito feliz se todos fizerem o que ele sempre faz bem feito.

Os espiritualistas cônscios de seus deveres agem sem vaidade. Os vaidosos perdem todo o mérito que possam ter, pois contrariam as leis evolutivas quando a vaidade se sobrepõe à modéstia. Caso tivessem conhecimento da lei evolutiva de causa e efeito, como é o caso da vaidade e suas consequências contrárias à evolução, não haveria lugar para tolas presunções, que refletem atraso espiritual.

Então, os espiritualistas trabalham com abnegação, simplicidade e sem alarde, qualidades que os vaidosos não têm e são fáceis de observar no campo áurico dos presunçosos. Infelizmente, isso acontece inclusive com pessoas que frequentam as casas racionalistas cristãs e se deixam envolver por apelos desprezíveis ligados ao plano físico, sempre bem contrários às influências benéficas que vêm do campo astral.

Os despretensiosos caminham pela estrada correta da evolução espiritual, e merecem a irradiação amiga do Astral Superior.


Espiritualizar-se é viver construtivamente

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

A vida é cheia de momentos felizes, às vezes até de euforia, como também é de momentos tristes e de reflexão. Os seres humanos precisam despertar para o lado espiritual do viver terreno, mas isso se dá no devido tempo. Incontável número de indivíduos não sabe, ou melhor, nem se lembra de que são espíritos encarnados que agora fazem seu curso evolutivo neste mundo físico, pois tomaram essa decisão nos mundos de estágio. Essas pessoas acham que a vida que levam é a única que existe, é tudo para elas. Então, tropeçam aqui, escorregam acolá, maldizem as circunstâncias em que se encontram, maltratam os semelhantes com quem convivem, até que um dia acordam para a realidade da vida, geralmente de maneira sofrida e dolorosa.

São felizes os seres que conseguem despertar o quanto antes para o sentido espiritual do viver. Começam a adquirir novos conhecimentos, com os quais podem escolher o bem e desprezar o mal. Quem escolhe percorrer o lado mau da vida é porque tem pensamentos pessimistas, que atraem, na mesma intensidade, pensamentos análogos que vibram em ondas pela atmosfera fluídica da Terra. Mas quem souber usar o pensamento voltado para o bem, para a criatividade, para o amor fraternal ao próximo, e compreender a vida no seu aspecto amplo, vai atrair correntes de pensamentos elevados e se beneficiar dessa atração, porque irá percorrer o caminho correto da evolução espiritual.

As leis evolutivas não falham, como não falha a lei de atração. Ela está presente em todos os atos da vida humana. Pensar é atrair, sempre repetimos. Mas para atrair bons fluidos é necessário ter os conhecimentos para tal fim. O estudo da espiritualidade é precioso, ensina o ser humano a viver no planeta-escola que é a Terra uma vida construtiva, porque viver é construir o edifício do caráter.

O ser humano não surge do nada. Ele constrói sua personalidade paulatinamente, pois é espírito em evolução. O corpo físico falece, porque é matéria densa; mas o espírito é imaterial, indivisível e eterno. Sendo assim, o indivíduo constrói o edifício do caráter com os pilares dos atributos e as vigas das faculdades espirituais, que ele guarda no âmago e vai usando e aprimorando a cada etapa da construção existencial, até chegar ao topo, que é o nível de evolução que as condições terrenas possibilitam. Daí para frente, novas concepções serão planejadas pelo espírito em mundos cada vez mais adiantados, onde não existem tristezas, sofrimentos, angústias, tão comuns neste planeta-escola, problemas superados pelas irradiações ao Astral Superior, que remove o que embota o pensamento e os sentimentos.

No momento em que se espiritualiza, o ser humano ajuda a si mesmo, ao semelhante, à humanidade. Desvincula-se das dúvidas e tristezas, dos sofrimentos, ao pavimentar um caminho evolutivo melhor, de paz e confiança. Sabe que não anda só em sua caminhada, pois está sempre assistido pelas Forças Superiores. Conhecedor dos princípios e da disciplina do Racionalismo Cristão, respeita as leis evolutivas. É, portanto, um vencedor.