Leitura de fevereiro de 2015

Guarde apenas o melhor

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

Quando o ser humano passa por algum abalo moral, é hora de olhar para frente e procurar no esclarecimento os porquês da existência. É uma boa hora para reconstruir a vida, enveredar por novo caminho, deixando para trás o que aconteceu de pior. Importa guardar no âmago apenas o que poderá ser benéfico no futuro, que são os conhecimentos, os frutos amadurecidos e colhidos da árvore da experiência.

As casas racionalistas cristãs são escolas espiritualistas que ensinam os assistentes das reuniões públicas a caminhar pela estrada da evolução, a viver com dignidade, sobrepondo-se aos problemas cotidianos pelo esclarecimento, enfrentando-os com valor e coragem.

A vida é uma experiência maravilhosa para o espírito, quando a pessoa sabe o que veio fazer na Terra, colocando-se acima das misérias humanas e direcionando o viver para a prática do bem. Com pensamentos elevados, busca a inspiração pura e cristalina que vem das altas esferas da espiritualidade. Espíritos iluminados que durante a vida física conquistaram graus evolutivos elevados hoje trabalham em campo astral, ajudando a quem sabe atraí-los com intuições úteis e fluidos benéficos, verdadeiros bálsamos fortalecedores para os seres combalidos.

Aprendam como ter pensamentos voltados para a prática do bem, para o encontro do amor fraternal, para um amanhã melhor que o passado. Construam suas vidas com a argamassa da espiritualidade.

O Racionalismo Cristão é um código de conduta voltado para a evolução espiritual da humanidade. Portanto, comparecer a uma casa racionalista cristã é bela oportunidade para a pessoa se espiritualizar. Quem sabe aproveitá-la, com certeza conseguirá os benefícios necessários para se libertar do que passou e empreender esforços no sentido de uma vida futura melhor, cheia de realizações.


Sem fórmulas de vida prontas

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

Teria o Racionalismo Cristão uma forma de vida para todas as pessoas? Seria uma filosofia espiritualista acima das demais, verdadeira supremacia em sabedoria, capaz de oferecer um modelo de pessoa talentosa aos assistentes das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs? Claro que não é bem isso o que a Doutrina propõe a quem procura suas Casas e aos estudiosos do espiritualismo.

Atentem para o que ocorre durante uma reunião pública: são pensamentos emitidos por assistentes, a narrar problemas de natureza psíquica; são manifestações de espíritos desencarnados, a expor angústias e anseios que os prendem à atmosfera fluídica da Terra. Tudo é captado por médiuns disciplinados e assistidos pelas Forças Superiores, dentro de uma corrente fluídica por elas organizada. Para cada reflexo transmitido pelo médium, há um comentário do doutrinador à cabeceira da mesa de trabalho, que esclarece e orienta o público.

São muitas as formas de vida que se apresentam nas reuniões públicas, não havendo, portanto, uma solução que resolva todos os problemas humanos. O Racionalismo Cristão propõe caminhos que levam as pessoas ao crescimento espiritual, para que possam preparar as próprias vidas.

Sim, foi o que afirmamos: preparar as próprias vidas. E perguntamos: o que isso quer dizer? Respondemos que a preparação da vida começa pelo esclarecimento espiritual. É necessário saber as verdades espiritualistas sustentadas pelo Racionalismo Cristão, como, por exemplo, que o espírito é uma emanação da Inteligência Universal, sendo, portanto, eterno. O ser humano em evolução na Terra é composto pelo binômio Princípio Inteligente e Matéria, tanto densa quanto fluídica – espírito, corpo fluídico e corpo físico -, e está sujeito às leis evolutivas, que são naturais e imutáveis. Também é necessário saber que o pensamento, sendo vibração do espírito, torna-se o grande instrumento que o indivíduo tem para expandir a consciência de si mesmo, de modo a não ultrapassar suas possibilidades.

De posse desses ensinamentos e de tantos outros que a Doutrina explana, é possível conquistar a felicidade que todos almejam em suas vidas. Ter família bem estruturada, trabalho que traga ampla satisfação e amigos em que se possa confiar são possibilidades abertas pelo amplo leque da espiritualidade.

Preocupar-se em excesso com certos problemas que aparecem no dia a dia, achando que são impossíveis de ser resolvidos, é engano que muitos indivíduos cometem. Não seguindo o método de autoajuda, mas preparados pelo esclarecimento que a Doutrina proporciona, todos podem ter as questões do viver terreno bem resolvidas.

O Racionalismo Cristão não tem uma fórmula de vida pronta para ninguém, porque os seres humanos estão em diferentes graus de evolução, cada um entende os ensinamentos de acordo com seu momento evolutivo. Vão colocá-los em prática caso os aceitem e conforme o uso que façam da vontade, que sempre conduz à vitória quando bem exercitada. Quais as iniciativas tomadas nas casas racionalistas cristãs ao serem recebidas as pessoas atingidas por sofrimentos de natureza espiritual? Além dos livros disponibilizados, elas são convidadas a expor seus problemas e suas dúvidas no atendimento personalizado ao público, assim como são prestadas pelos doutrinadores as informações necessárias para que ajam conforme as convicções que resultam do esclarecimento espiritual alcançado.

A luta que empreendem na Terra não é com os semelhantes mas com a própria vida que levam, com o que está no âmago e as atormenta. São os pensamentos e sentimentos negativos a serem combatidos e trocados por pensamentos enriquecidos por boas ações e sentimentos estribados nas mais altas qualidades morais, que se harmonizam com o Todo universal e trazem paz interior.

Em poucas palavras, mostramos o que é o Racionalismo Cristão com este objetivo: ajudar os seres humanos, para que ajudem a si mesmos, ajudem os semelhantes, ajudem a humanidade. Todos precisam uns dos outros no caminho evolutivo que a vida terrena apresenta com desafios, alegrias e tristezas. Basta que deem os primeiros passos rumo à espiritualidade, para alcançar no final da caminhada o que realmente tem valor: deixar o plano físico rumo ao campo astral a glorificar as próprias conquistas.