Leitura de janeiro de 2017

Saibam educar suas crianças

Combatemos tudo que está errado e apoiamos o que é correto, auxiliando o progresso espiritual da humanidade. Procuramos ajudar os seres humanos moralmente combalidos a se reerguerem, esclarecendo-os no sentido de enfrentarem as vicissitudes da vida para bem viverem neste mundo de aprendizado. Sabemos perfeitamente quanto está desnorteado o gênero humano, em que estado de degradação moral se encontram muitas famílias e a influência que isso representa na formação das crianças e dos jovens.

Não é de hoje que recomendamos aos pais muito cuidado no trato com seus filhos. Não é aos gritos e com maus tratos, não é com palavras severas ou impondo autoridade despótica que se educam crianças e jovens. Educar é usar a palavra sóbria e persuasiva, é fazer com que vejam a tempo e a hora o que está errado e o que é correto e justo, alertando-os para os perigos que irão correr mais tarde ao atingirem a idade adulta.

Hoje em dia, é preciso saber falar às crianças e aos jovens, em razão dos maus exemplos que se observam à volta deles. É necessário afastar meninos e meninas, e a mocidade em geral, dos maus hábitos, chamando sua atenção com carinho para os riscos das más companhias, a fim de que depositem a máxima confiança nos pais. Não o pai austero de que venham a ter medo, mas o pai amigo. Não a mãe ranzinza que traz desassossego com seu mau humor, mas a mãe carinhosa e conselheira com quem se abram, contem o que acontece na escola com os colegas e professores, nada escondendo. Se tal acompanhamento não for feito, cedo ou tarde irão seguir pelo caminho errado. Para que nada escondam, é preciso que tenham confiança nos pais. E só terão confiança nos pais se deles receberem bons exemplos, tornando-se seus melhores amigos.

O mal está em os pais não se fazerem respeitar pelos filhos. Severidade, censura e críticas afugentam os filhos da convivência amiga, não é boa política familiar. É necessário educar com tato, inteligência e sagacidade. Conhecemos perfeitamente a humanidade. Que adultos cultivem vícios é até certo ponto compreensível, porque foram adquiridos pelo desconhecimento dos males que representam em termos físicos e espirituais. Mas exporem vícios às crianças e aos jovens é crime moralmente inafiançável perante a família e os encarregados da educação e da saúde. Tolerar vícios, ou mesmo incentivá-los pelo exemplo do uso, é criar uma geração física e moralmente contaminada. É inadmissível, é doloroso mesmo, observar meninas e meninos envolvidos com venenos como são os tóxicos e as bebidas alcoólicas.

É preciso que haja consciência do flagelo que são os vícios, e que essa consciência venha de cima, dos pais e das autoridades competentes, para que se corte o mal pela raiz. Crimes, suicídios e tantas outras misérias humanas são em boa parte provenientes do uso de substâncias tóxicas e de bebidas alcoólicas. O falecimento de alguma personalidade célebre que sucumbiu a vícios é exemplo típico e triste dessa desgraça que tanto abala a sociedade.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão


Não há mal em estudar religiões

Há grande variedade de religiões na Terra. Cada região do globo, em determinada época, teve seu líder espiritual, que interagiu com o povo local e sua cultura, de modo tal que as pessoas pudessem entender sua pregação. Assim, formou-se um grande mosaico de convicções religiosas neste planeta-escola.

Pesquisar e estudar as religiões não constitui demérito algum para os racionalistas cristãos convictos de sua filosofia doutrinária e disciplinar. Quem gosta de estudar só pode avançar em espiritualidade, porque ter a mente aberta para novos conhecimentos só engrandece o espírito em sua evolução, como assim fez Luiz de Mattos.

O grande humanista pesquisou as mais diferentes filosofias espiritualistas, consultou obras de renomados médicos que voltaram a atenção para estudos de natureza metafísica, chegando a conclusões que viabilizaram a codificação do Racionalismo Cristão durante a década de 1920, uma doutrina filosófica que trata da evolução do espírito e explica, através da razão e do raciocínio, o que é o ser humano e o que ele faz na Terra.

Assistência fluídica Os povos das diversas regiões do globo terrestre recebem assistência de natureza fluídica vinda dos campos superiores da espiritualidade. Líderes que tiveram em vida física matizes filosóficos distintos fortalecem seus adeptos com fluidos purificadores, zelando pelo desenvolvimento psíquico de cada um, como faz o Racionalismo Cristão, que tem seus próprios conceitos, sua prática mediúnica, sua forma de abordar a espiritualidade que defende e divulga nas casas racionalistas cristãs e nas mídias sociais, com segurança e muita paz.

Existem, repetimos, muitas formas de entender a espiritualidade e de evoluir através de sua prática. Estaríamos a mentir se falássemos aos que chegam às nossas Casas que somente o Racionalismo Cristão detém a verdade espiritual em seus princípios, ou normas de conduta, se preferirem. E não é assim que a evolução se processa no planeta. As tendências religiosas nele existentes são facetas da Inteligência Universal dentre muitas outras que compõem a vida do Universo no seu aspecto amplo e construtivo. Cada faceta possui uma abordagem transcendente, compatível com o nível de evolução de cada grupo étnico. Existe, portanto, muita coisa para estudar no planeta, existe muito conhecimento a ser assimilado de acordo com o grau espiritual da população de cada território.

O Racionalismo Cristão surgiu inspirado pelas Forças Superiores aos seus fundadores, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, compatível com a cultura de parte da população existente no Brasil naquele momento histórico e voltado para a espiritualização futura da humanidade. Um dia a humanidade compreenderá o que os racionalistas cristãos já entendem como espiritualidade. O que importa é estarmos no caminho certo ao darmos as instruções necessárias para as pessoas que procuram as casas racionalistas cristãs. O progresso espiritual que poderão conseguir em razão da escolha que fizeram depende unicamente delas, da sua vontade de progredir.

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristãohttp://www.racionalismocristao.org/arazao/radiorc/images/alto-falante.jpg