Leitura de julho de 2014

Encare a vida com esportividade

Há períodos na vida dos seres humanos que exigem maior atenção e disposição para a luta do dia a dia. Todos têm que trabalhar, todos têm apreensões com frequência. Enfim, há uma série de problemas por que toda gente passa e atendendo a essas coisas é que o Racionalismo Cristão procura preparar as pessoas, para saberem como superar os embates da vida.

Não é o trabalho braçal ou o intelectual que cansa o corpo e a mente, que prejudica o espírito, não. O trabalho pode cansar, mas, uma vez o corpo físico descansado, o espírito fica fortalecido. O que cansa e deprime, o que intranquiliza é a preocupação com os conflitos que afetam ou impedem o equilíbrio psíquico. Isso é que enfraquece o espírito, e é preferível cansar o corpo a ter o espírito atribulado.

Há gente que se revolta porque trabalha muito, acha que trabalha a vida toda em troco de nada. Quantos se queixam assim, mas deviam até agradecer pelo trabalho que têm! Mesmo parecendo que nada adianta, o trabalho adianta muito ao espírito. Assim considerado, o trabalho distrai, faz passar o tempo, concorre para não haver tédio, evita que a pessoa se torne indesejável no meio social em que vive.

Quanto mais o ser humano luta, maior prazer deve ter em lutar. O que é preciso é preparar o espírito para essa luta e saber recebê-la com esportividade. Viver com esportividade é uma expressão que se emprega e que revela grande significado. Pode parecer estranho adotarmos tal frase, mas não é, porque a pessoa precisa encarar certos problemas com calma, recebendo-os com naturalidade. Assim fazendo, ela os enfrenta mais facilmente, não fica com as preocupações e manias de muitas outras, como querer modificar os semelhantes e os acontecimentos. O que não tem remédio remediado está, é um velho ditado. Quando a pessoa não encontra o remédio, o jeito é conformar-se e procurar outras soluções. Isso é encarar a vida com esportividade.

Aferrar-se a um problema qualquer querendo resolvê-lo de maneira obstinada é atitude que leva o indivíduo a perder a tranquilidade, o que enfraquece o espírito pouco a pouco, chegando ao avassalamento. Se ninguém quer chegar a esse estado, deve procurar viver de modo mais inteligente e eficaz.

Problemas não há quem não os tenha, e aqueles que não os têm não têm objetivos, suas vidas não têm significado. Todos que têm o tempo ocupado não pensam em tolices, não têm tempo para pensar mal, agem sempre dentro das normas da razão e do bom senso, e é isso o que devem fazer.

Vivam, mas vivam de forma inteligente, vivam como seres equilibrados. Não queiram modificar o mundo, não queiram modificar os semelhantes, não queiram que eles pensem de igual jeito. Cada um é o que é. Todos têm seu livre-arbítrio e podem empregá-lo como bem entendam. Portanto, não adianta querer fazer com que todos pensem e ajam da mesma forma. Cada um é responsável por seus erros, e isso é o bastante. Procurem tratar de suas vidas com equilíbrio, agindo da maneira mais tranquila possível.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão


Despertem para a espiritualidade

É hora de despertar para a espiritualidade! Todos podem observar as mudanças que acontecem no mundo. São mudanças de toda ordem: mudanças na natureza, que alteram certos acidentes geográficos da Terra, mudanças nos pensamentos do gênero humano, que afetam seu comportamento. O que podemos observar é que boa parte dos seres começa a mostrar uma espiritualidade ainda embrionária. Queremos dizer com isto que a espiritualidade, como instrumento evolutivo, está latente no âmago das pessoas. Escondida no interior da maioria delas, aguarda a ocasião de aflorar na alma.

A humanidade sofre porque não despertou para a espiritualidade. O momento desse despertar é diferente de indivíduo para indivíduo. Os que já têm alguma experiência acumulada no subconsciente, como modesta bagagem evolutiva adquirida em encarnações passadas, esses estão agora preparados para pôr em ação a espiritualidade latente. Já conseguem aprender com os bons exemplos, se interessam por ampliar a cultura através de boas leituras, são, afinal, capazes de discernir melhor a vida ao absorverem os ensinamentos que ela oferece no dia a dia, estão aptos a se aprimorar mediante tudo que lhes acontece neste planeta-escola.

Então, é hora de despertar para a espiritualidade como dissemos, para que vejam claramente o que acontece ao redor de vocês. Poderão sentir as leis evolutivas que regem o Universo, como a lei das reencarnações, a lei de causa e efeito e a lei de atração. Todas estão por aí para serem observadas. Ninguém pode dizer que, em determinado momento da vida, não se deparou com algum fato que exemplifique uma dessas leis naturais e imutáveis. É só prestar atenção no que ocorre a todo instante no viver das pessoas para constatar essa realidade.

Espíritos Superiores trabalham todos juntos no planeta para ajudar intuitiva e fluidicamente a humanidade, que está em permanente transição evolutiva. As Forças Superiores trabalham incansavelmente em benefício de todos os seres humanos, pois ninguém é esquecido nessa elevada assistência astral. Mas é necessário que cada um faça a sua parte quando a espiritualidade começa a crescer no interior da alma, conscientizando-se de que é o ser espiritual que comanda a vida. Para isso, o corpo físico precisa ser bem cuidado, pois sem ele o espírito não pode promover sua evolução. Daí a necessidade urgente de expandirem a consciência, porque este é o momento.

As mudanças são muitas, como dissemos, e todos precisam aprender a superar tudo que lhes aparece pelo caminho, inclusive reveses e sofrimentos, sem deixar de aproveitar as horas alegres que também fazem parte da vida. Tenham sempre pensamentos elevados, porque, sendo vibrações do espírito, alcançam os campos superiores da espiritualidade. Todavia, pensamentos mal vibrados permanecem na atmosfera fluídica da Terra, trazendo para quem os emite as tristes consequências desse desconhecimento espiritual, ao invés de elucidações superiores, como é desejável.

O Racionalismo Cristão tem nos livros que edita um seguro roteiro espiritualista, para que todos possam esclarecer-se e, assim, desenvolver a espiritualidade. Elevem os pensamentos, para que possam receber os fluidos espargidos pelas Forças Superiores nos momentos de introspecção, sentindo no âmago toda essa maravilhosa realidade. Fortalecidos espiritualmente, estarão preparados para seguir pelo caminho da evolução com passos firmes, não tendo medo algum. É o que queremos de cada assistente das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs, conscientes do poder superior da espiritualidade.

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão