Leitura de julho de 2016

Caminhem com passos firmes

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão

O mundo é cheio de surpresas, mas as pessoas têm a obrigação de enfrentá-las agindo com firmeza e retidão, pensando com valor e coragem. As que caminham com passos firmes sabem como se conduzir pela estrada correta da vida, vencendo as dificuldades que surjam.

O Racionalismo Cristão, com seus sólidos princípios espiritualistas, garante a estabilidade psíquica dos seres humanos que o seguem, faz com que eles conheçam sua composição astral e física e ajam sempre com espírito lúcido, para terem vida equilibrada, em que prevaleçam critério e bom senso, ponderação, moderação e senso de justiça. Possuem lucidez espiritual todos que bem pensam e raciocinam. O desequilíbrio psíquico atrofia o raciocínio e escurece a razão. As pessoas espiritualmente esclarecidas sabem viver neste mundo, obedecendo às leis evolutivas e às leis adjetivas, lutando por dias melhores, procurando vencer os embates cotidianos, que muitas vezes atordoam e enfraquecem o espírito.

As pessoas têm direito ao viver produtivo e feliz, mas a vida é difícil, pois o mundo está bem agitado e as agitações alcançam muitas delas, que precisam, por isso mesmo, de serenidade e de fortaleza espiritual, para tudo enfrentar e vencer.

Trabalhar é dever de todas, porque o espírito quando encarna sabe que terá neste planeta muitas canseiras, que deverão ser levadas de vencida com destemor e vontade forte.

Portanto, é importante que os seres humanos caminhem com passos firmes e lucidez espiritual bastante para que resolvam os problemas da vida, porque eles precisam ser solucionados. Tudo é passível de solução quando há vontade de vencer, mesmo que sejam frustrações ou desilusões. As pessoas esclarecidas vencem tudo ao porem de lado o que não é racional e o que não é correto, pois só aceitam o que é digno. Não esperam da vida o que ela não lhes pode dar: contam apenas com o que é possível ter, aproveitando ao máximo as coisas boas e deixando de lado as ruins.


Saiba lidar com o tempo

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

Entendemos as dificuldades que muitas pessoas encontram ao lidar com o tempo, em planejar o dia a dia, tendo hora certa para cada atividade. Os indivíduos inseguros passam a vida cotidiana sem saber exatamente o que irão fazer. Perdem horas preciosas a pensar, ora numa coisa, ora noutra, a vagar a imaginação por aqui, por acolá, sem controle do tempo, sem disciplina construtiva. Ao findar a jornada, lamentam o tanto que poderiam ter feito e não fizeram.

Quem quer mudanças em sua vida precisa planejá-las. Quem se planeja não perde tempo, os dias não passam em vão. Quando anoitece, não tem do que se lamentar, de não ter feito o que poderia fazer.

Disciplina de pensamentos e horas para tudo são atitudes primordiais das pessoas que buscam soluções para os problemas interiores e os do dia a dia, para seus compromissos mal resolvidos e suas dúvidas existenciais, que levam a quadros depressivos. Por que muitas delas caem em depressão? Porque ficam ansiosas ao não planejar suas vidas, porque perdem tempo com pensamentos sem valor, que só lhes dão prejuízos ao atraírem forças destrutivas da saúde física e psíquica. Vivem situações passadas que deixaram mágoas, que não souberam transpor por lhes faltar a disciplina e a confiança necessárias ao enfrentamento dos desafios que a vida apresenta.

Usamos palavras duras certas vezes, mas com a vontade de as pessoas que procuram as casas racionalistas cristãs despertarem para a realidade da vida, e o que ela representa para cada uma. Não devem perder tempo com coisas sem valor. Se usarem o tempo a seu favor, irão produzir coisas boas, vão sentir no fundo da alma o quanto podem ser úteis a si mesmas e aos semelhantes.

Não é difícil, nem mesmo impossível, disciplinar os pensamentos e ter horas para tudo, desde que as pessoas indisciplinadas resolvam mudar o modo de encarar a vida, mudando os pensamentos e procedimentos ao julgar os próprios atos. Quantas acham ruins certos comportamentos dos semelhantes!

Expressam o que pensam de maneira até agressiva, mas fazem as mesmas coisas, só que de outra forma. É preciso usar o raciocínio para analisar os fatos da vida. Chamamos a atenção para esse atributo espiritual, o raciocínio, a fim de ser posto em ação nas decisões a serem tomadas, por mais insignificantes que elas possam parecer.

Queremos que as pessoas tenham saúde psíquica, para que tenham boa saúde física, a fim de enfrentarem as dificuldades. Basta que planejem o dia a dia e tenham horários corretos, fazendo coisas úteis para si mesmas, para a família, para a sociedade em geral. Só assim as tão esperadas mudanças de comportamento poderão ocorrer.