Leitura de junho de 2016

Mais ações e menos falatório

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

No mundo inteiro, nunca se falou tanto, nunca se ouviram tantas opiniões como na época presente. Os seres humanos falam demais, dão muitas ideias, mas quase sempre pouco dizem e pouco convencem. O mundo precisa mais de ações construtivas do que de palavras vazias. Felizmente, a tecnologia teve extraordinários avanços nos últimos tempos. Para isso, têm contribuído no Astral Superior espíritos que foram expoentes do conhecimento científico em vida física, por meio de intuições que transmitem aos cientistas da atualidade.

Indivíduos que muito falam não são os que mais dizem de útil, principalmente os pretensiosos, que acham ter soluções para todos os problemas. Assim se comporta um sem número de pessoas. As sensatas, porém, falam pouco e pensam muito, não se deixando enganar com facilidade.

A ideia de que dinheiro tudo compra infelizmente domina a maioria dos seres humanos. Estão à procura dos ilusórios prazeres que a vida material oferece. Por essa razão, o planeta encontra-se cada vez mais conturbado. Que o dinheiro fácil corrompe muitas pessoas somente os cegos propositais poderão negar. Mas não corrompe almas equilibradas, que, apesar de tudo, existem em boa quantidade encarnadas na Terra.

As agruras da vida incentivam os seres humanos de bom senso a ter ações positivas que conduzem ao progresso material e espiritual. Por que, então, revoltar-se diante dos reveses? Procurem emitir pensamentos de valor mesmo nos momentos mais difíceis e aflitivos do viver terreno, para formar ambiente de paz espiritual ao redor. É preciso que mulheres e homens estejam aptos e seguros para bem cumprir seus deveres, porque hoje, amanhã e até mesmo em existências futuras os reflexos positivos de suas atitudes se farão sentir.

O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito. A Doutrina fala à razão e estimula a inteligência, o raciocínio e a vontade, para que seus estudantes se aperfeiçoem cada vez mais pela análise dos fatos.

Esperamos que todos que se interessam pelo Racionalismo Cristão analisem com sinceridade de propósitos seus princípios espiritualistas. Quando o indivíduo deixa de lado a sinceridade, deixa também de ser honrado. E o ser humano honrado é prudente, moderado, valoroso e justo. A análise que faz do que se passa ao redor tem a mesma pureza de sentimentos revelados pelas Forças Superiores em seus contatos espirituais.

O Racionalismo Cristão orienta os seres humanos sobre a vida tanto no plano físico quanto no campo astral, e continuará na sua rota esclarecedora com o passar dos anos. Todos devem manter o pensamento elevado, para se religarem às forças do bem e da virtude, pois tudo que é negativo parte de indivíduos influenciados pelo astral inferior. A verdade espiritualista defendida e divulgada pelo Racionalismo Cristão mostra a realidade da vida, é a verdade que os seres humanos devem querer para si mesmos, sendo capazes de reafirmar o que dizem, porque sempre dizem a verdade. Esse é o lema de hoje, de amanhã e de sempre das pessoas que se espiritualizam.


Enfrente e supere os reveses

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

As pessoas devem enfrentar as dificuldades naturais do mundo físico – os inevitáveis reveses da vida – com vigor, coragem e atitudes positivas, sem fraquejar e muito menos se revoltar. Positividade é a qualidade espiritual que possibilita aos seres humanos tudo enfrentar da melhor maneira possível, dentro dos limites das leis evolutivas, pois milagres não existem. Não devem esperar por eles, portanto, mas lutar pela solução dos problemas.

Muitos indivíduos não sabem que a verdadeira vida é a espiritual, e ficam voltados apenas para as conquistas de natureza material. Esses espíritos encarnados estão esquecidos por completo dos compromissos que assumiram em seus mundos de estágio. Todavia, muitos deles têm grande capacidade empreendedora. Enfrentam lutas bem duras, que exigem elevada responsabilidade, não se tornando vaidosos, egoístas, prepotentes, arrogantes ou alheios aos semelhantes mais necessitados. Eles já têm guardado na camada mental inconsciente que o valor da pessoa não é evidenciado pelos bens materiais que possui, mas por sua essência espiritual, que deve reunir qualidades do próprio eu, representadas pelas faculdades e pelos atributos espirituais desenvolvidos e acumulados em existências passadas.

Os espíritos não vêm à Terra para praticar o mal. Ocorre que existem espíritos de níveis diversificados de evolução encarnados no planeta. Tal realidade deixa ver a falta de esclarecimento espiritual de muitos indivíduos que principiam sua caminhada evolutiva. Esse fato, associado à influência perniciosa de espíritos do astral inferior que circulam pela densa atmosfera fluídica da Terra, leva aos desatinos que nele observamos: guerras fratricidas, atos tresloucados, violências de toda ordem, disputas descabidas, corrupção generalizada. São pessoas que se distanciaram de seus objetivos espirituais ao se deixarem levar pelos ilusórios atrativos materiais ou pelo enganoso poder de mando, os falsos apelos que não existem nos campos superiores da espiritualidade, onde não cabem mentiras, privilégios, hipocrisias e deslealdades, os sentimentos negativos que infelizmente observamos no dia a dia de muita gente.

É importante que o gênero humano faça a sua parte no contexto evolutivo, educando pensamentos e aprimorando sentimentos voltados para a prática do bem. Revidar ofensas e cometer injustiças são atitudes impensadas que não contribuem para o bem comum.

Os próprios indivíduos precisam conscientizar-se do papel que representam na sociedade humana. Pensamentos e sentimentos inferiores não são apenas seus, porque eles se propagam em ondas vibratórias pela matéria fluídica que envolve o planeta, alcançando outros seres que têm as mesmas afinidades, conforme estabelece a lei de atração. Por imposição da lei de causa e efeito, essas correntes negativas voltam à origem. Logo, quem pratica o mal faz mal a si mesmo.

Os seres humanos devem despertar para a realidade das leis evolutivas, a fim de galgar níveis mais elevados de evolução. Estarão contribuindo para um mundo melhor, mais espiritualizado.