Leitura de outubro de 2016

Todos são bem-vindos ao RC

Existem pessoas que frequentaram por algum tempo as casas racionalistas cristãs quando eram jovens acompanhando os pais, mas preferiram viver distantes delas até a fase madura de suas vidas. O tempo passou e agora retornam como assistentes das reuniões públicas.

Queremos dizer para os que retornam ao convívio racionalista cristão que as portas de nossas Casas estão sempre abertas, deixando claro que todos são bem-vindos. Em primeiro lugar, aconselhamos que enfrentem de cabeça erguida o regresso à jornada evolutiva sob o abrigo dos ensinamentos da Doutrina. Lembrem-se das grandes provas por que passaram no passado, não importa se foram experiências boas ou ruins, porque ambas são grandes lições de vida. Em segundo lugar, não importa o tempo de vida física que ainda resta a cada um: se um, dez, vinte ou mais anos. O que interessa é que caminhem com firmeza como se cada dia fosse o único a ser vivido com utilidade, porque o espírito é eterno – a matéria, não, mas o espírito, sim.

Aproveitem as lições que recebem, porque são dadas grandes lições de vida a cada reunião pública realizada em nossas Casas. Mas não vale a pena somente escutar o que é falado. É preciso que ponham em prática o que ouvem, porque só assim irão conseguir maior evolução espiritual.

Aos jovens que chegam às casas racionalistas cristãs orientamos no sentido de que aproveitem os ensinamentos doutrinários enquanto são novos, ainda que voltados por inteiro para os afazeres da vida material. Se bem observarem, em nossas Casas todos os jovens trabalham muito, preparando-se para dias melhores quando tiverem mais idade. Sem renunciar às distrações próprias da juventude, sabem resolver seus deveres de ordem material com o auxílio dos valores espirituais absorvidos nas reuniões públicas e nos livros doutrinários editados.

Portanto, não percam tempo os mais velhos e os mais novos. São vencedores os que estão convictos dos princípios racionalistas cristãos e os põem em prática em suas vidas. Só não vence na vida quem não quer.

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão


A luta pela evolução espiritual

A evolução espiritual dos seres humanos é feita de forma lenta e gradativa. Afirmamos essa verdade para que todos tenham consciência do esforço que cada indivíduo empreende nas lutas que precisam ser travadas durante a existência do espírito encarnado em corpo humano. Esforço para que se modifiquem para melhor, a fim de se fortalecerem, reconhecendo as tendências ruins que atravancam o caminhar evolutivo neste mundo de desafios. Desânimo é a palavra de ordem a ser afastada do vocabulário usado pelos que frequentam as casas racionalistas cristãs. Ânimo e vontade são vocábulos a serem adotados por quem tenha o valor como traço marcante da personalidade.

As pessoas quase sempre se deixam envolver por sentimentos negativos, que colocam cada uma delas em situação de inferioridade, segundo assim entendem. Mas não é bem isso o que acontece. Nenhum ser humano é inferior a outro ser, como também ninguém é superior a quem quer que seja. Cada indivíduo está neste planeta-escola a lutar por um viver melhor, para que se modifique para melhor, para que seja hoje melhor do que foi ontem, para que enriqueça os valores morais com o melhor de si mesmo. É uma necessidade que a vida cobra de cada um. A vida cobra o melhor das pessoas e, quando o indivíduo não se apresenta com o melhor de si mesmo no que precisa ser feito, no modo de pensar e agir, no relacionamento com o semelhante, o que acontece? Sente-se inseguro, sozinho, desamparado, sente-se espiritualmente pior.

Cada um dá a si mesmo o amparo espiritual de que precisa, fortalecendo-se com bons pensamentos e conduta exemplar, com a necessidade de crescer em evolução olhando o semelhante como extensão de si mesmo, e não com o olhar de mágoa, inveja ou maledicência. Cada pessoa tem algo a corrigir na personalidade. Esse algo está multiplicado muitas vezes em certas ocasiões, e ela não percebe porque não presta atenção a si mesma.

É preciso olhar para o semelhante com o sentimento de solidariedade, com o desejo de o ajudar, mas, ao mesmo tempo, olhar para si próprio com a vontade de se modificar. Quando tem consciência de que é preciso conduzir a vida de melhor forma, a pessoa não vai perder tempo com críticas ao semelhante, porque sabe que ela mesma tem suas próprias deficiências. Podem não ser iguais às de outrem, mas não deixa de as ter.

Como dissemos, a evolução se processa lentamente, necessitando de esforço, cuidado, atenção e vigilância o tempo todo, para que as pequenas vitórias se tornem grandes triunfos. Podem não acontecer em uma mesma encarnação do espírito, mas vão ser somadas no futuro a outras já vividas. Tudo se resume a um somatório de experiências de vida a ser valorizado na sucessão das reencarnações do espírito.

Procurem modificar-se para melhor, procurem conhecer-se como Princípio Inteligente e Matéria, para que sejam de fato pessoas em que os semelhantes se inspirem como exemplos de vida e as possam seguir. Dessa forma, irão sentir-se felizes pelo esforço que empreendem para serem melhores a si mesmas e aos semelhantes.

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão