Leitura de setembro de 2016

Trate com cuidado o corpo físico

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão

De que vale o esclarecimento espiritual proporcionado pelo Racionalismo Cristão se não for colocado em prática? De que valem as lições aprendidas nas casas racionalistas cristãs se não produzirem o efeito esperado? É o que acontece às pessoas que conhecem os princípios doutrinários e sua disciplina, mas na hora em que precisam valer-se desses ensinamentos eles nada valem, porque se deixam enfraquecer. E lá se vai o esclarecimento recebido.

Para nós, é decepcionante observar pessoas desleixadas que se dizem racionalistas cristãs. Ao receberem os ensinamentos encontrados nos livros editados pela Casa-Chefe, nos esclarecimentos dos doutrinadores e nas manifestações do Astral Superior, essas lições deveriam ficar gravadas em suas mentes, proporcionando os resultados necessários. Gostaríamos que jamais esquecessem o que ouviram e leram, para se tornarem valorosas e fortes, pois a fraqueza nunca deve dominar o espírito.

O ser humano no planeta-escola Terra é constituído por espírito, corpo fluídico e corpo físico. O corpo físico deve ser tratado com muito cuidado. Tratar bem o corpo físico é dever da pessoa. Sendo a máquina de realizações do espírito, o corpo humano precisa de cuidados especiais, como a manutenção da saúde, porque pode enguiçar, dificultando sua marcha com as doenças do organismo. O corpo físico tem movimentos articulados e o sangue deve circular bem por ele, para manter as funções vitais. Se algo falha, ele se descontrola e passa a funcionar mal, prejudicando o próprio espírito, que o movimenta.

Portanto, temos razão quando afirmamos que é preciso dar ao espírito o devido bom tratamento psíquico e ao corpo físico o necessário cuidado para que esteja sempre saudável, a fim de que, juntos, possam ter equilíbrio e vigor. Se não houver esses cuidados, vêm o desequilíbrio psíquico e o enfraquecimento físico, sofrem o corpo e a alma. Fazemos questão de que nos entendam para felicidade de todos. Não temos pretensão de nada, mas temos grande satisfação ao ver nossos esclarecimentos produzirem bons resultados, contribuindo para a tranquilidade e o bem-estar espiritual das pessoas. Não poupamos esforços para que isso aconteça e nos sentimos felizes ao ver que nossos esclarecimentos são bem aceitos.

É urgente que os seres humanos entendam que o espírito e o corpo físico devem caminhar em boa forma. O bom estado de um contribui para o bom estado do outro, se um não funciona bem o outro também não funcionará adequadamente. Para que ambos trabalhem a contento é preciso que recebam cuidados satisfatórios, porque o corpo físico é o veículo de que se vale o espírito para evoluir no plano terreno, como dissemos. Todos sabem que o automóvel tem de ser lubrificado, o óleo do motor deve ser trocado, os parafusos precisam de ajustes periódicos, do contrário a máquina entra em pane, enguiça, para. Haja, então, cuidado com a máquina a serviço do espírito, pois o corpo físico é muito mais delicado do que qualquer máquina industrial. O espírito se desequilibra e o corpo humano adoece. Logo, evitem as enfermidades do espírito e do corpo físico, que passarão a produzir muito mais do que conseguem render quando estão avariados.

Aceitem os nossos conselhos: ajam com critério; não se prendam ao que não é importante; tenham o tempo ocupado com coisas úteis; não se impressionem com noticiário de violências; alimentem-se adequadamente, pois não queremos que os frequentadores das casas racionalistas cristãs sofram consequências de fraquezas espirituais e físicas. Esclareçam-se, para caminhar com firmeza pela estrada da evolução, certos de que só assim poderão cumprir seus deveres.


A espiritualização muda a pessoa

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

Os espíritos, ao encarnar, não têm lembrança do que foram e fizeram nas existências que pal­milharam anteriormente em corpo humano. No momento em que as pessoas despertam para o conhecimento da realidade espiritual em que suas vidas estão inseridas, passam a entender a razão de estarem no plano físico para resolverem os problemas do dia a dia. Começam a se espiritualizar através do esclarecimento. Mas será que todas buscam esse esclarecimento, será que todas sabem o que são, de onde vieram ao nascer e para onde irão ao morrer? Claro que não. E por que não? Porque a materialidade exacerbada prende os indivíduos ao viver caótico. Não enxergam nada mais além da matéria envolvente e inebriante de uma vida que ignora os porquês da existência e do cotidiano. Mas, no momento em que, por algum motivo, despertam para a espiritualidade, tudo começa a mudar. Os ilusórios valores materiais que antes os dominavam são trocados lentamente pelos eternos valores espirituais.

Os valores espirituais são construídos com os ensinamentos superiores que cada indivíduo deve procurar ter, não se esquecendo jamais dos diferentes graus de evolução dos habitantes do planeta. Quem já sente aspiração pelo esclarecimento tem um caminho evolutivo mais curto a percorrer em relação a quem ainda não despertou para a espiritualidade. O espiritualista procede dentro do raciocínio, da lógica e da razão, aprende com as próprias experiências, constrói uma vida plena de resultados profícuos para si e para os semelhantes.

É importante que as pessoas compreendam a multiplicidade de ideias dos indivíduos, pois ela mostra que cada um está no seu momento evolutivo. Sendo assim, não há razão para cobrar do semelhante o que ele não pode oferecer. Faça cada um a sua parte, e juntos estarão contribuindo para a elevação espiritual da humanidade.

Elevar os pensamentos é também sinal de espiritualidade, pois quem assim faz sente no fundo da alma o amor fraternal que dá vazão à entrega pessoal sem cobranças, como o amor que a mãe e o pai dedicam aos filhos, pois compreendem que todos são espíritos em evolução. Pais espiritualistas criam filhos espiritualizados. Irão crescer com os ensinamentos ministrados pelos genitores: respeito ao semelhante, respeito à natureza, respeito ao planeta.

A espiritualidade é de natureza altruísta, enquanto a materialidade é de cunho egoísta. O individualista só vê a face ma­terial da vida, enquanto o espiritualista enxerga a vida como uma construção permanente de virtudes a serem espalhadas em sua volta.

Como ensina o Racionalismo Cristão, as Forças Superiores com seus eflúvios benéficos ajudam os seres humanos na percepção de intuições favoráveis, a fim de que sejam pessoas melhores ao unirem pensamentos elevados às vibrações do Astral Superior, que só quer o bem da humanidade.