Leitura de setembro de 2015

O estímulo é sempre necessário

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão

O estímulo é muito importante na vida das pessoas. Quando falta incentivo, falta essa atitude fundamental para resolverem as situações embaraçosas por que passam. Sem estímulo, elas não se sentem encorajadas, principalmente as tímidas, que precisam ser incentivadas na solução de seus problemas.

Há também indivíduos detentores de inteligência já bem desenvolvida, e que poderiam produzir muito mais quanto mais exercitassem esse atributo espiritual caso fossem estimulados, seja por palavras de admiração pelo resultado do seu trabalho, seja por apoio de organismos voltados para o desenvolvimento.

Não há nada mais desagradável para a pessoa do que sentir o desprezo de terceiros pelo que faz, principalmente quando realiza atos dignos e ações louváveis. O pouco-caso do semelhante tira-lhe a coragem de continuar seus feitos. Provavelmente irá concluir que seu esforço é inútil, abrindo mão da disciplina necessária para prosseguir com êxito seus empreendimentos.

É sempre agradável ouvir palavras de estímulo, conforto e alento. Quanto maior o valor que a pessoa tenha mais estímulo lhe deve ser dado, porque às vezes ela é portadora de qualidades que não aparecem por falta de incentivo e de encorajamento ou pouco apreço por suas habilidades. Os erros devem ser corrigidos ou evitados, mas os acertos precisam de estímulo e louvor. O louvor resulta de atitudes corajosas, enquanto o elogio estimula ações benéficas. O mundo oferece muita coisa errada a seus habitantes incautos, causando-lhes contratempos, dificuldades. Mas também há muita coisa aproveitável e boa, digna de menção e louvor.

Indivíduos que injusta e egoisticamente se fecham em suas próprias opiniões, não enxergando as qualidades dos semelhantes, são incapazes de lhes dar o preciso estímulo, para que se esforcem na luta pela vida. Se tivessem quem os apoiasse pelo pensamento elevado e pela palavra estimuladora, teriam êxito. O pessimismo que se apodera de certas pessoas faz acreditar que o mundo está convulsionado, que nada de bom existe nele ou dele se possa esperar. Tal comportamento é condenável e inadmissível entre os seres espiritualmente esclarecidos pelo Racionalismo Cristão. O pessimismo é um mal que enfraquece o espírito, porque lhe tira a coragem, o incentivo, o valor. Já o otimismo fortalece a alma, é atitude positiva em face dos problemas.

O ser humano não se deve julgar irremediavelmente inútil para a vida produtiva. Há sempre uma oportunidade para que levante o ânimo, corrija o que está errado, melhore a saúde do corpo físico e fortaleça o espírito. É infeliz a pessoa que se amedronta ou se impressiona com qualquer coisa. É preciso que desperte, compreenda os reveses, modificando a forma de agir e pensar, ao tomar o caminho certo e seguro da vida.

Portanto, o ser humano deve ser otimista e estimulado em seus empreendimentos, para que lute e vença na vida, certo de que nem tudo está perdido neste mundo, que nele há muita coisa boa, que precisa procurar com valor e coragem, desprezando o que é mau e inútil.


O espiritual nos projetos humanos

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

Projetos concebidos pelo gênero humano devem ser iniciados por pensamentos bem direcionados, por boas ideias surgidas com o uso da capacidade de concepção, atributo espiritual propulsor do desenvolvimento progressivo da humanidade. No cuidadoso planejamento que faz, lança mão de outros atributos, como a inteligência e o raciocínio, a fim de discernir os melhores métodos, descobrir as possíveis falhas e identificar os recursos disponíveis para sua realização, de modo a implementar seu propósito com paciência e perseverança, materializando com perfeição o que tem na mente.

No entanto, é importante ressaltar que, dos projetos concebidos pelo ser humano, é seu projeto de evolução espiritual o maior de todos, planejado em campo astral e a ser concretizado no plano físico, pois sintetiza o motivo pelo qual está no planeta-escola Terra: aprimorar os atributos espirituais e corrigir as imperfeições de existências anteriores, para galgar patamar mais elevado da espiritualidade através da apuração do conhecimento que explica a vida no seu aspecto amplo, ou seja, a ação do Princípio Inteligente sobre a Matéria.

O esclarecimento espiritual proporciona as condições para a implementação de
qualquer projeto de vida.

Os projetos de vida dos seres humanos não são apenas de natureza material. Todos devem levar em conta o arcabouço espiritual que os envolve. Todavia, observamos que muitos indivíduos seguem o ritmo acelerado e às vezes volúvel do mundo moderno. Uns cuidam do que lhes pode trazer vantagens rápidas, sem nada de permeio. Partidários do imediatismo, fruto da materialidade reinante, não planejam adequadamente o que lhes passa na mente, não têm a devida paciência para perseverar em seus propósitos, aguardando o momento adequado de os pôr em prática. Outros não possuem a razoabilidade de conceber projetos compatíveis com seu nível de espiritualidade, com seu nível intelectual e os fatores socioeconômicos existentes, que tanto afetam as relações humanas. Todos caminham para o insucesso. Mas, se fracassam, não refletem adequadamente sobre os maus resultados: culpam eventuais maledicentes invejosos ou pretensos deuses e sua ira vingadora.

Todos os fatos mencionados são evidentes equívocos dos seres humanos, que refletem falta de esclarecimento espiritual. Daí a necessidade de que conheçam a influência das leis evolutivas que regem o Todo universal e saibam que infringir qualquer dessas leis naturais e imutáveis retarda a marcha evolutiva. Por isso, é recomendável manter disciplinado viver, com bons pensamentos e sentimentos, fazer bom uso do livre-arbítrio, sempre voltado para a prática do bem, e ter raciocínio claro, que leve às boas decisões. O esclarecimento espiritual proporciona as condições necessárias para implementar qualquer projeto de vida.

Ninguém está sozinho neste mundo, pois os seres humanos evoluem em coletividade, seja no núcleo familiar, no ambiente de trabalho ou no meio social, dando e recebendo bons exemplos, trocando experiências, partilhando as vivências. Esse é o modelo de vida bem aproveitada, que conduz à evolução e não ao fracasso espiritual. Todos são capazes de implementar seus projetos materiais e espirituais, desde que se esforcem para isso, pois nenhum objetivo pode ser alcançado com apelos a entidades celestiais.

Não existem favores espirituais nem milagres divinos. Tudo que se pode alcançar com honestidade no mundo vem através de conquistas conseguidas com perseverança e dedicação na luta do dia a dia, se voltada para a prática do bem. Os projetos construtivos, que visem ao bem comum alicerçado em sentimentos dignos, terão sucesso no momento certo, pois dependem do respeito que os seres humanos dedicam às leis evolutivas, em especial à lei de causa e efeito.