Leitura de outubro de 2015

Jamais ignore a lei de causa e efeito

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

Não façam a outras pessoas o que não querem que lhes façam. A lei evolutiva de causa e efeito é inexorável: retarda a marcha da evolução quem a infringir. As pessoas se queixam da vida e ficam à espera de milagres, como se eles existissem. Esquecem-se de que nada fizeram para merecer algo que as possa favorecer. A maioria delas visa apenas aos próprios interesses, deixando os semelhantes à margem da vida. Cometem erros e mais erros, angariando débitos espirituais de consequências imprevisíveis.

O espírito encarna para lapidar seus atributos, consciente dos erros cometidos em encarnações anteriores e disposto a evitá-los na existência corrente. Todavia, bem poucos são os seres humanos dispostos a trabalhar por sua evolução no planeta Terra, dispostos a cuidar da lapidação do espírito. É lamentável constatar que, tendo o caráter impregnado de erros, preconceitos e ilusões, permanecem esquecidos do compromisso remodelador assumido em seus mundos espirituais de estágio. Muitas vezes prejudicam, ofendem, atacam e até humilham o próximo. O tempo passa, e vêm as lamúrias, os queixumes e o arrependimento tardio pelos maus atos praticados.

Desde que iniciou a codificação do Racionalismo Cristão, Luiz de Mattos procurou orientar os estudiosos da Doutrina, mostrando-lhes o lado bom e o lado mau do viver terreno, ensinando como deveriam proceder na vida. Continuamos com alegria essa mesma linha de ação durante algumas décadas, à medida que consolidávamos os princípios doutrinários e as normas disciplinares. Nossa felicidade era maior ao constatarmos que os conselhos e, certas vezes, as admoestações tinham sido aceitos por quem ouvia o que falávamos nas reuniões públicas e lia as cartas doutrinárias que escrevíamos. Mas, infelizmente, poucas pessoas dão crédito ao que tem real valor. Vivem envolvidas pelas ilusões e fantasias de natureza material, prejudicando os semelhantes e a si próprias.

A realidade é que os seres humanos não terão do que se arrepender se caminharem pela estrada certa da vida. Não terão mágoa ou rancor de ninguém, terão apenas alegria de viver. Quanto mais o corpo físico envelhece, mais os espiritualistas esclarecidos pelo Racionalismo Cristão sentem vontade de lutar, de mais produzir, de mais fazer por si mesmos e pela humanidade. É isso o que a Doutrina ensina, é assim que orientamos os estudiosos da espiritualidade, para que vivam com satisfação. Compareçam às reuniões públicas das casas racionalistas cristãs sempre que lhes for possível, para aprenderem a pôr em prática as lições recebidas.


Maturidade espiritual ao seu alcance

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

Embora as pessoas almejem progredir espiritualmente, muitas julgam ser impossível chegar ao ponto de tudo entender sobre a vida no planeta Terra. Nada é impossível, porém, quando a força de vontade é colocada em ação. É necessário grande esforço pessoal, se quiserem alcançar a compreensão sobre si mesmas, e ter bem-estar espiritual.

As dificuldades são acontecimentos naturais do viver terreno. Para enfrentar as adversidades, as pessoas necessitam do autoconhecimento, de raciocinar sobre o ponto a que chegaram em suas vidas, analisando o que precisam melhorar, olhando para dentro de si mesmas. Qual o propósito de tantas adversidades e contradições entre as pessoas, de tantos pensamentos e de tantas condutas diferentes a respeito de um mesmo assunto ou problema? Se tudo fosse compreendido e conquistado com muita facilidade, qual seria, então, a finalidade da reencarnação do espírito? Qual o objetivo da multiplicidade de temperamentos e opiniões no processo evolutivo?

Todos almejam uma vida material melhor, é claro. Isso é natural, faz parte do viver terreno. Mas como conseguir uma vida material confortável se muitas pessoas perdem tempo criticando a vida alheia? Às vezes perguntam a si mesmas: por que dá certo o que os outros fazem e comigo não? E ponderamos: para que perder tempo com pensamentos sem valor? Todos devem pensar bem. Há indivíduos que passam grande parte da vida a pensar de forma errada. Pessimistas e invejosos desejam mal aos que conseguem suas coisas, porque eles nada conseguem.

A maioria das pessoas quer para si tudo que existe, e de maneira fácil. Todavia, as conquistas próprias e as familiares feitas com esforço é que têm maior valor. Então, para atingir a maturidade espiritual, é importante vivenciar as adversidades, superando-as com o uso do raciocínio lúcido.

Orientamos os estudiosos do espiritualismo para que vivam suas vidas com honestidade, sem prejudicar o próximo, mesmo em pensamento. Muitos indivíduos não valorizam o pensamento. Acham que, se pensam mal em relação a alguém, mesmo que por um instante, nada de mal lhes acontecerá, ou seja, essa vibração do espírito vai logo parar. Mas não vai parar, não. Sua propagação pela atmosfera fluídica da Terra é contínua e envolve os seres que pensam de forma igual. Por isso, todos precisam estar sempre vigilantes com seus pensamentos, não julgando ninguém. Provavelmente irão incorrer no erro da injustiça. Daí ser importante o estudo do Racionalismo Cristão, para conhecerem e desenvolverem cada atributo espiritual, e crescerem material e espiritualmente.

O pensamento tem muito valor, insistimos. Quem pensa bem conduz bem o viver. Quem pensa mal não pode querer bom retorno. É importante ter consciência disso. Se querem vida melhor, comecem a trabalhar para tal fim, cuidando do que precisam cuidar. Aprimorem os conhecimentos espiritualistas com o estudo do Racionalismo Cristão, para que o aprendizado lhes proporcione boa assistência astral e o êxito nos empreendimentos seja alcançado.