Luiz de Mattos veio para estimular a espiritualidade

Quando fui ao Racionalismo Cristão pela primeira vez, estava interessada apenas no aspecto de prosperidade econômica e de elevação do valor do trabalho que Luiz de Mattos desenvolveu. Ele impulsionou a economia da região em que vivia e investiu no bem-estar de todos. Tamanha bondade e altruísmo não pode ser esquecida. Por isso, a par da espiritualidade, houve também a prosperidade intelectual. Façamos pois a apologia dessa bondade.

Resposta: Prezada, Luiz de Mattos foi um espírito de grande evolução que encarnou para alavancar a humanidade no aspecto espiritual, fazendo-a refletir sobre a transcendência do Todo Universal e sobre a responsabilidade do espírito encarnado em promover sua própria evolução, por meio das ferramentas materiais ao seu dispor, inclusive o próprio corpo humano.

Há inúmeros trabalhos produzidos pelo Racionalismo Cristão que retratam a vida de Luiz de Mattos, destacando-se o livro Luiz de Mattos, sua vida, sua obra, de Galdino Rodrigues de Andrade, e o livro Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição, do qual extraímos alguns trechos que ilustram o legado deixado por nosso inesquecível Mestre.

“Humanista por excelência, Luiz de Mattos foi considerado polêmico, porque defendia causas sociais de extrema importância para os seres humanos. Era abolicionista, republicano e espiritualista. Combatido e criticado, nada temia, pois não combatia pessoas. Defendia ideias.”

“Ensinou que o espírito não tem cor, raça ou sexo. O ser humano ao nascer tem como meta a evolução espiritual, e, para essa conquista, deve ter direitos iguais. Assim sendo, era necessário que houvesse igualdade de oportunidades para todos. Esse era o ideal de Luiz de Mattos, a razão de sua luta gigantesca. Entendia que a evolução somente se daria pela prática do espiritualismo autêntico.”

“As obras que deixou, os seus memoráveis escritos, a sua famosa Notas, coluna do jornal A Razão, que fundou em 1916 juntamente com Luiz Thomaz, são fontes perenes de inspiração para novas produções e normas de viver que todos devem seguir…”

“Seus exemplos de vida luminosa, dedicada ao bem da humanidade, jamais serão esquecidos.”

Todos os racionalistas cristãos devem mirar-se nos exemplos de Luiz de Mattos e empenhar-se nos estudos espiritualistas e no cumprimento rigoroso da disciplina racionalista cristã, para se fortalecerem e alcançarem maior esclarecimento espiritual, meta a ser atingida por todos os espíritos que passam por este planeta-escola.