Limpeza psíquica não consiste apenas em irradiar às Forças Superiores

As irradiações do Racionalismo Cristão, pelas quais realizamos a limpeza psíquica, encerram, em síntese, todo o arcabouço teórico e prático da filosofia espiritualista racionalista cristã. Orienta-se os praticantes dessa salutar atividade disciplinar que, concomitante à concentração necessária para a realização da limpeza psíquica, meditem profundamente sobre o conteúdo das palavras contidas nas irradiações. Quem aplica de forma consciente estas orientações constata na prática os efeitos salutares dessa disciplina, que são saúde física e psíquica, estado este que proporciona serenidade e equilíbrio para tomadas acertadas de decisões aplicáveis às mais diversas situações do cotidiano.

Nas irradiações estão contidas as seguintes sentenças: “é pelo estudo, raciocínio e crescimento derivado da luta contra os maus hábitos e as imperfeições que o espírito se esclarece e alcança maior evolução”. Segundo o PRC, 13ª edição, esta afirmação é “indicativa de que, pelo estudo dos princípios racionalistas cristãos, pelo uso do raciocínio e pelo crescimento espiritual decorrente da luta cotidiana para eliminar erros e defeitos morais, o ser humano manifesta esclarecimento progressivo e consequente evolução”. Podemos, assim, aferir que este amplo campo de aprendizado e oportunidade de crescimento, que é o ciclo encarnatório, é meio eficaz de enxergar em si os erros e buscar eliminá-los de forma sucessiva e efetiva no âmbito do subconsciente.

Fortalecimento espiritual. Na irradiação A, lê-se: “Certos do que nos cabe fazer, e pondo em ação o nosso livre-arbítrio para o bem, irradiamos pensamentos aos Espíritos Superiores, para que eles nos envolvam na sua luz e fluidos, fortificando-nos para o cumprimento dos nossos deveres”.

Esta sentença, denota responsabilidade correlata à faculdade da consciência e da capacidade de raciocínio apurado e entendimento crescente de que o esclarecimento é oriundo da prática do bem, da consciência de si mesmo, da compreensão da função de cada um no Todo Universal e do cumprimento dos deveres, levando a um contínuo estado de fortalecimento espiritual, tão necessário para a permanência lúcida e produtiva no planeta Terra.

Recorrer em erros significa falta de esclarecimento espiritual, ausência de força de vontade ativa e falta de raciocínio apurado, ou seja, quem não luta contra as inclinações negativas encontra-se desabilitado,  no que concerne a fortalecer-se espiritualmente, e encontra-se fora de um estado natural de equilíbrio propício ao esclarecimento espiritual. Analisando os efeitos de uma só causa, que pode ser vista por ene aspectos, que é a falta de sensibilidade no tocante à espiritualidade, encontra-se o ser, interdependentes e intrincadas que são as relações entre o fortalecimento e o esclarecimento espiritual, impossibilitado de exercer estas duas funções evolutivas e eficazes ferramentas do desenvolvimento do indivíduo, assim, marcando passo na jornada evolutiva. Sem esclarecimento não existe fortalecimento e sem fortalecimento não é possível o esclarecimento.

Erros. Esclarecimento é algo que deve ser exercido, e este exercício consiste na ampliação da consciência mediante estudo e prática dos princípios difundidos pelo Racionalismo Cristão, minimização e eliminação de erros, potencialização e agregação de valores intelectuais, morais e espirituais. Não obstante, vez ou outra, por mais esclarecido que seja, o espírito encarnado erra, vacila, pratica deslizes, incorrendo assim na autolimitação, autocastração ou boicote de si mesmo como unidade em evolução. O limiar entre evoluir ou marcar passo está na capacidade inata e sempre em desenvolvimento de enxergar os erros, aprender com eles e lutar para eliminá-los do corpo fluídico.

Estas ponderações estão contidas na irradiação B, na seguinte passagem: “e tenhamos consciência de nossos erros, a fim e evitá-los e nos fortalecer para praticar o bem”, ou seja, o exercício da evolução é um moto-contínuo de atributos espirituais. À medida que os erros são identificados e corrigidos, fica o ser humano conhecedor de si mesmo em maior escala, entendedor de suas necessidades evolutivas, e à medida que utiliza cada atributo necessário em sua contínua evolução, simultaneamente, os aprimora. Não basta apenas identificar os erros, é necessário desenergizá-los. Uma vez identificados os erros, não se esforçando o ser humano para não mais os praticar, a iniciativa do reconhecimento dá à luz como um natimorto e uma série de angústias que terminam por levar as pessoas a estados deploráveis.

A prática da limpeza psíquica ou higiene mental é ininterrupta, vai muito além dos sete minutos dedicados a ela nos horários recomendados, consiste em praticar diuturnamente aquilo que foi analisado pelo ser irradiante em seu cotidiano, em favor próprio e da humanidade. Assim, compreendidos estes pontos, quando se assinala que “(…) estamos a irradiar pensamentos às Forças Superiores(…)”, “(…) para o cumprimento dos nossos deveres” e ainda “(…) e nos fortalecer para praticar o bem”, concluímos que agir de forma correta é uma forma direta e eficaz de irradiação de pensamento voltada para a evolução, dever de todos para com todos, praticada inclusive por quem nem mesmo conhece esta efetiva prática de higiene mental.