Sono e insônia

O sono é a cessação parcial das atividades mentais e físicas. E um período de repouso, durante o qual se restauram as energias consumidas na atividade diária. Para os racionalistas cristãos, o sono é o meio pelo qual o espírito se refaz da vida anímica despendida. E pela diminuição das funções psíquicas e abolição dos movimentos voluntários do corpo carnal, que o espírito se desliga do mesmo, embora a ele fique preso por cordões fluídicos, invisíveis, segundo o espiritualista e cientista Dr. Pinheiro Guedes. Nesse desligamento ou desprendimento, ele ascende ao seu mundo de luz Astral Superior, recebendo efluviações, novas forças e energias para a luta diária.

O sono e o alimento físico são indispensáveis ao organismo. Para que haja saúde perfeita, é necessário dormir bem e proporcionar ao corpo alimentação sadia.

Uma noite bem dormida, isenta de sonhos desagradáveis, proporciona bem-estar físico e contribui para a eliminação das toxinas que se tiverem acumulado no organismo, durante o dia.

A disposição do espírito que levamos conosco ao deitar, para dormir, influi consideravelmente na qualidade e duração do sono. As últimas cenas, ações ou fatos do dia e principalmente à noite, ficam gravados de tal forma em nosso espírito, que podem causar distúrbios ao sono, dando origem aos sonhos, que nada mais são que ideias e imagens apresentadas ao espírito enquanto o corpo permanece adormecido.

Já observaram como são prejudiciais às crianças certos programas de televisão no horário do jantar, tornando-as irritadiças e desobedientes?

Já avaliaram a perturbação e o nervosismo que provocam determinados programas policiais, mortes repentinas, assassinatos, brigas, no espírito das crianças e adultos, pouco antes de se recolherem à cama?

Antes de dormir, todos nós devíamos ler um bom livro, interessante, divertido mesmo, ou escutar boa música.

Enquanto o sono nos recompõe, restaura nossas energias, nos acalma e rejuvenesce, a insônia perturba, torna o indivíduo irritadiço, nervoso mal-humorado.

Uma noite mal dormida, cheia de pesadelos, de sonhos desagradáveis, provoca na criatura dores no corpo e indisposição para o trabalho.

Os aborrecimentos, as preocupações jamais devem acompanhar-nos para a cama, pois muito poderão perturbar-nos o sono, excitando o sistema nervoso e originando a insônia.

Toda pessoa excitada, nervosa, que leva uma vida irregular e intranquila, está sujeita à insônia, e quanto menos dormir mais irritadiça ficará, podendo chegar à loucura, à obsessão, devido ao desgaste da sua vida anímica.

Há insônia provocada por afecções mentais; por preocupações de caráter anormal; no início de doenças infecciosas agudas; por meningites, tumores cerebrais, sífilis cerebral etc. Nestes casos, a insônia deverá ser tratada em clínicas especializadas.

Temos ainda a insônia dos velhos, própria da idade. Na velhice dorme-se pouco. Um sono de três a quatro horas satisfaz.

Evitemos, pois, à hora de deitar, emoções, aborrecimentos, deixemos os problemas para o dia seguinte, escutemos um pouco de música ou nos deleitemos com um bom livro e, então, não haverá insônia nem sonhos desagradáveis.

Publicado em 20 de julho de 1964.