Luiz de Mattos, vida e obra

Luiz de Mattos, vida e obra
É sempre oportuno relembrar os grandes fatos que a história da humanidade registra, como a data de nascimento de Luiz de Mattos, 3 de janeiro de 1860. Esse grande benfeitor e humanista, cujos ensinamentos são sempre atuais, ao codificador a escola filosófica do Racionalismo Cristão, legou a todos nós um código de conduta exemplar. Se postos em prática, seus preciosos ensinamentos levam o ser humano a ter uma vida mais feliz, harmônica e com excelente qualidade baseada sempre  nas leis naturais e imutáveis que regem o Universo. Importante livro a Casa-Chefe publicou com o título Luiz de Mattos, sua vida, sua obra, de autoria do biógrafo Galdino Rodrigues de Andrade.
Luiz de Mattos, notável cidadão português, embarca ainda jovem para o Brasil e, na cidade de Santos (SP), encontra um futuro promissor, tornando-se estimado por todos, por sua correção moral, e um vencedor nas atividades comerciais que desenvolvia junto à praça cafeeira no Estado de São Paulo.
Nos negócios com o café nada era feito sem consulta a Luiz de Mattos, que emitia parecer brilhante graças a sua competência e dedicação ao trabalho, com muita simplicidade, o que lhe permitiu ganhar fortuna.
Autodidata que colaborou em diversos jornais de Santos, com seu espírito abolicionista e de convicção republicana, sempre defendendo os fracos e oprimidos, ocupou honrosos cargos, como presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos e vice-cônsul de Portugal em Santos, proporcionando exemplos edificantes.
Em seus momentos de folga, Luiz de Mattos era sempre visto lendo obras de Voltaire, Camões, Antonio Vieira e outros, sendo também um amante da natureza. Esteve sempre rodeado de amigos e de bons livros.
A professora Maria Thomazia, esposa de Luiz de Mattos, foi importante na educação dos seus filhos por ser pessoa de nobres sentimentos e pelos fortes laços de união conjugal e entendimento mútuo que uniam o casal.
Sendo uma pessoa admirada, competente, de grande projeção social e cultural, esteve próximo aos homens mais ilustres da nacionalidade brasileira, ingressou na Maçonaria e se tornou o representante de sua loja no Grande Oriente do Brasil .
Ao codificar o Racionalismo Cristão, Luiz de Mattos se desligou da Maçonaria para se dedicar totalmente à implantação desta escola filosófica que, ao dizer a verdade, consola, educa e espiritualiza todos aqueles que desejarem, além de promover a limpeza psíquica, que liberta milhares de pessoas da perturbação e do assédio dos espíritos do astral inferior.
Sempre bondoso e afável, Luiz de Mattos foi um chefe de família exemplar, estremado pai que acompanhava de perto a conduta dos filhos.
Um encontro feliz de dois espíritos dedicados à vida espiritual, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz encontraram as verdades espirituais num casebre humilde onde foi ensaiado o seu mergulho nas profundezas do psiquismo  e a vasta pesquisa no campo da espiritualidade para codificar o Racionalismo Cristão.
Uma data meritório foi 24 de dezembro de 1912, quando foi inaugurada, na cidade do Rio de Janeiro, a antiga Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, que hoje abriga uma obra benemerente e é chamada de Solar Luiz de Mattos.
Outra data importante foi a fundação do Jornal A Razão, 19 de dezembro de 1916, reunindo o que de melhor exista entre os jornalistas e que se firmou no conceito público dando sempre o direito de resposta a todos.
Sempre na defesa da questão social, Luiz de Mattos lutou pela jornada de trabalho de oito horas, casa própria para empregados, sistema previdenciário, entre outros benefícios.
O falecimento de Luiz de Mattos, em 15 de janeiro de 1926, deixou um enorme vazio e seus amigos afirmavam que o exemplo de excessiva bondade e condescendência seria sempre lembrado por todos e que a grande obra de Luiz de Mattos se expandiria mundo afora como de fato aconteceu.
E hoje a Casa-Chefe continua a obra de Luiz de Mattos aos quatro cantos do planeta e pelas mídias sociais, comprovando que a morte não interrompe a vida e que as verdades espirituais do Racionalismo Cristão são o caminho de luz a ser seguido por todos que desejam a verdade da espiritualidade, estimulando o viver correto, melhorando sua vida para maior evolução espiritual.
Cláudio Magalhães
Professor, orientador educacional e conselheiro da Filial Itaquaquecetuba (SP)